Voltar para a lista de publicações

Receba as melhores dicas e novidades por e-mail

4 dicas rápidas para entender o que está mudando no mercado imobiliário

Normalmente é mais fácil investir no que já sabemos que dá certo. O preço de inovar pode ser alto, tanto para surpreender positivamente o mercado ou para ser mais uma ideia que não deu certo.

  • Postado em 5 de novembro de 2018
  • Tendências
  • Sair do óbvio é sempre um desafio para o ramo imobiliário. Há o receio da receptividade de um mercado acostumado com certo modelo de negócio; há a insegurança se, de fato, aquilo vai suprir uma necessidade real.

     

    Inovar é reinventar, é tornar algo novo. E é assim que algumas empresas do setor estão baseando seus modelos de negócios. Elas montaram estratégias baseadas na percepção de que o mercado mudou.

     

    E foi aceitando e trabalhando com as mudanças de comportamento da sociedade, que muitas empresas estão transformando o mercado imobiliário. Conheça alguns dos aspectos que mais afetam essa alteração.

     

    Interação com os centros urbanos

     

    mudança-mercado-imobiliário

    A forma como as pessoas interagem com os centros urbanos tem se transformado e vai continuar mudando. Se olharmos todo o espectro das cidades, percebemos que os espaços foram mudando e as prioridades são outras.

     

    Por isso, vemos essa diferença na forma como as próprias pessoas se inserem em sociedade hoje. Tudo isso, é claro, graças à revolução digital que estamos passando.

     

    Interação com o trabalho

     

    Não faz muito tempo que a tatuagem no ambiente de trabalho era um grande tabu. Também não faz muito tempo em que o dia a dia das pessoas não era divulgado (a não ser que você fosse algum artista). Possuir um celular já foi luxo, e colocar a mão no primeiro smartphone foi outro luxo maior ainda. Mas as redes sociais e a evolução (e o barateamento) da tecnologia mudaram isso.

     

    Hoje, as pessoas tudo mostram e tudo querem saber. Inclusive no trabalho. Os espaços, antes individualizados, estão se tornando ambientes cada vez mais interativos. A ideia de que você pode se sentir tão à vontade no trabalho quanto em casa está cada vez mais presente na mentalidade das pessoas.

     

    E faz todo sentido, pois o nível de exigência dos empregos de hoje são bem diferentes. Por isso, trazer qualidade de vida, ambiente saudável e estimular o engajamento, tem sido alternativas cada vez melhores, tanto para as empresas, quanto para os funcionários.

     

    Encontrando soluções

     

    Muitas vezes, grandes ideias surgem a partir da solução de problemas simples. Diante da atual diversidade tecnológica, é muito mais fácil encontrar ideias disruptivas do que no passado. E isso é ótimo, porque abriu espaço para as pessoas inovarem o tempo todo.

     

    As empresas que estão reinventando a forma de interagir com o mercado imobiliário, foram as que tiveram a coragem para resolver um problema que antes era cotidiano, seja na hora de alugar um imóvel, encontrar espaços para trabalhar ou até mesmo para armazenar coisas. Vemos que, hoje, é possível fazer tudo mais fácil, mais rápido e de forma mais eficiente.

     

    Coletando dados

     

    A possibilidade de coletar dados ficou mais viável com tudo acontecendo online. O conjunto dessas informações permite que empresas possam oferecer soluções cada vez mais diferenciadas e atendendo à necessidade de cada consumidor.



    Muitas das inovações aplicadas vieram depois de uma análise de dados. O comportamento do consumidor é mapeado e estudado. Por isso, seja antes de abrir uma empresa ou durante seu funcionamento, a coleta de dados é essencial. É mais seguro “arriscar” quando se tem certeza de que está no caminho certo.

     

    mudança-mercado-imobiliário


    A sociedade que vivemos hoje não é a mesma de 10 anos atrás, e daqui a 10 anos, nossa sociedade também será outra. Há muitos outros fatos que ainda influenciarão nas inovações que continuarão a surgir.

     

    Por isso, é tão importante estar atento e apto para acompanhar o mercado. É continuar trabalhando com o que ainda funciona do modelo tradicional, e se modificar com aquilo que não faz mais sentido na sociedade de hoje.

     

    “Há os que se queixam do vento. Os que esperam que ele mude. E os que procuram ajustar as velas.” (William G. Ward)

     

    O que você acha que mais mudou no mercado imobiliário nestes últimos anos? Compartilha com a gente nos comentários.

     

    Insights da palestra de Lucas Mendes da WeWork, Gabriel Braga do Quinto Andar, Thiago Cordeiro da GoodStorage e Vítor Vasconcelos do Grupo ZAP, apresentada no Conecta Imobi 2018.

     

    Comentários

    comentários


    Receba as melhores dicas e novidades por e-mail

    Veja também no VivaCorretor

    • Social
    VivaReal

    O VivaCorretor é uma iniciativa do Portal Imobiliário VivaReal