Voltar para a lista de publicações

Receba as melhores dicas e novidades por e-mail

Como captar clientes para imobiliária em 5 passos

Você sabe como captar clientes para imobiliária? Veja algumas dicas para atrair pessoas interessadas nas propriedades da sua carteira de imóveis

  • Postado em 26 de dezembro de 2018
  • Destaque, Geral
  • Entender como captar clientes para imobiliária ou até mesmo para o seu próprio negócio (em caso de corretores autônomos) é uma das tarefas mais importantes e desafiadoras do dia a dia de um corretor de imóveis. Sabe-se que existe sim uma demanda de compra, mas encontrar o cliente certo no momento ideal de fechar negócio é o grande “X da questão”. Por isso, conheça 5 dicas para atrair clientes para o seu negócio.

    Por que investir em captação e retenção de clientes?

    Com as despesas fixas e a receita variável (já que nem todos os meses é possível comercializar a mesma quantidade de unidades), é preciso manter o equilíbrio do fluxo de caixa. Por isso, é preciso ter planejamento e saber, de fato, o que está fazendo. Neste sentido, a importância de entreter novos clientes e trabalhar na fidelização dos antigos é de extrema importância, visto que até mesmo os antigos podem tornar-se oportunidade de novos negócios ao indicar pessoas próximas.   

    1 – Conheça o seu público

    Ter um documento com todas as características dos seus clientes pode auxiliar para que você acerte ainda mais na escolha das opções ideais de imóveis para o tipo de perfil dele. Saber corretamente os que desejam vender e os que desejam alugar ou comprar também é essencial. Essas e todas as informações que colher serão imprescindíveis para planejar e executar as ações necessárias. Por isso, vale entender:

    • Quais as expectativas?
    • Quais as necessidades?
    • Quais os sonhos?
    • Quais os comportamentos?

    2 – Esteja presente nas plataformas digitais

    Com todas as tecnologias existentes, é de extrema importância se fazer presente nas plataformas digitais: um site de qualidade, com informações atualizadas e responsivo, ou seja, que pode ser acessado nas mais variadas telas, como PC, smartphone, tablet.

    O que o cliente deve encontrar no meu site?

    Para  criar anúncios de imóveis eficazes, é preciso selecionar boas imagens sobre a propriedade. As fotos são de extrema importância para atrair a atenção dos clientes logo de cara, por isso, insira uma foto de capa atraente e faça a cobertura de todos os ambientes do imóvel.

    Os vídeos estão cada vez mais em alta e são estratégias eficazes quando falamos sobre apresentar um imóvel, visto que o corretor pode gravar os cômodos e narrar suas características.

    As informações sobre o imóvel são eficientes tanto para deixar o cliente ciente do que contém no imóvel como para ranquear nos sites de busca como o Google, por exemplo. Pensando nisso, vale realizar uma busca de palavras-chave para utilizar as de maior potencial no título e na descrição do seu anúncio.

    De nada adianta inserir informações relevantes se o potencial cliente tentar entrar em contato e o corretor não estabelecer uma conexão com o mesmo. Por isso, disponibilize diversas opções de atendimento: e-mail, telefone fixo, WhatsApp, redes sociais, Skype, Messenger, Hangouts, entre outros.

    Falando em redes sociais, utilizar as mídias para atingir o público-alvo também pode ser eficaz. São espaços mais dinâmicos e que apresentam frequente crescimento de novos usuários.

    3 – Mantenha os negócios e as informações atualizadas

    Imagine ser um cliente, se interessar por determinado produto, animar a si e a todos da família para descobrir no primeiro contato com o corretor que aquele imóvel não está mais disponível? Decepcionante, não? Por isso, sempre que um novo imóvel entrar na carteira ou for vendido/alugado, atualize a informação no site, não deixando que nenhum negócio seja perdido ou que sua imagem saia prejudicada.

    Foi-se o tempo em que tudo se resolvia com caneta e papel. O setor imobiliário, assim como a grande maioria, vem passando por diversas transformações induzidas por ferramentas digitais. Ficar de fora desse processo pode causar até mesmo a quebra do seu negócio. Por isso, confira algumas dicas:

    • Utilize métodos de melhora das fotos publicadas no seu site;
    • Baixe tabelas de organização para alguns dados;
    • Utilize programas de chatbot, se necessário;
    • Tenha um tablet para apresentar de forma interativa as fotos dos imóveis.

    4 – Durante a negociação

    Valorize o imóvel do cliente – as pessoas que procuram os serviços de um corretor imobiliário para vender ou alugar sua propriedade certamente espera que o mesmo valor que ele dá ao bem seja confirmado por você. Apesar disso, é preciso firmar uma negociação favorável para quem também deseja comprar ou alugar, por isso não fuja muito da realidade.

    Forneça dados que favorecem a negociação – oferecer toda orientação e suporte da maneira como o cliente espera (de forma profissional e personalizada) pode fazer toda diferença na tomada de decisão do mesmo. Algumas dicas são:

    • Estar antenado sobre o mercado;
    • Conhecer as características do imóvel;
    • Entender sobre a situação jurídica da propriedade;
    • Se manter atualizado sobre o entorno (área de lazer, transporte público, entre outros).

    5 – Não esqueça os clientes antigos

    Crie estratégias de e-mails para reativar oportunidades antigas Um cliente que já foi prospectado em outro momento e não firmou a negociação pode estar preparado agora. Por isso, algumas oportunidades antigas podem ser reativadas por meio de estratégias de e-mail. Antes, faça algumas perguntas a si mesmo:

    • Tenho uma lista de e-mails de clientes segmentados que entraram em contato em busca de locação ou compra?
    • Os clientes antigos ainda estão em busca de imóveis para comprar ou alugar?
    • No conteúdo do e-mail, vale fazer perguntas claras e objetivas: em qual bairro?, qual tipo de imóvel?, qual a média de preço dentro das suas condições?, quantos quartos?.

    Invista nas indicações – se você prestou um bom serviço, você certamente tem um bom relacionamento com seus clientes antigos. Pensando nisso, uma dica é investir na indicação dessas pessoas. Uma maneira de potencializar as chances de os clientes antigos indicarem a sua empresa é investindo em benefícios exclusivos para quem faz indicações, como brindes, descontos ou outras maneiras de agregar valor à sua proposta.   

    Como dito no conteúdo acima, a tecnologia tem um forte papel para impulsionar a captação de novos clientes, bem como o seu modo de trabalho, que pode marcar de forma positiva ou negativa a experiência dos antigos, atuais e futuros clientes. Por isso, busque conhecer o perfil dos clientes e buscar outras estratégias para melhorar os resultados da sua imobiliária.

    Quer saber mais sobre como captar clientes para imobiliária e outros assuntos que podem alavancar seus negócios? Continue navegando em nosso site.

     

    Comentários

    comentários


    Receba as melhores dicas e novidades por e-mail

    Veja também no VivaCorretor

    • Social
    VivaReal

    O VivaCorretor é uma iniciativa do Portal Imobiliário VivaReal