Voltar para a lista de publicações

Receba as melhores dicas e novidades por e-mail

Como economia urbana e dados irão ajudar o mercado imobiliário?

Conhecer os fatores da economia urbana e a importância dos dados é essencial para evolução do mercado em que atuamos

  • Postado em 10 de outubro de 2018
  • Publicações
  • Parece óbvio que o mercado imobiliário possui influência direta com as cidades e com o comportamento e interação da sociedade com elas, entretanto, essa questão ainda precisa ser aprofundada e essa ampliação do conhecimento é de suma importância para a melhora de nossa atuação. Esse conhecimento passa por entender dois pontos importantes: economia urbana e dados. Vamos ver alguns tópicos importantes nessa discussão:

     

     

    Economia urbana e as mudanças

     

    De forma geral, economia urbana é o estudo das atividades econômicas das áreas urbanas, ou seja, a análise de questões como educação, trânsito, moradia e taxa de criminalidade, relacionados com consumo, evolução de empresas e o comportamento da sociedade dentro de atividades monetárias.

     

    Partindo desse ponto, temos que compreender que existe uma mutação constante na relação das pessoas e as grandes metrópoles, por isso aquilo que era verdade há 10 anos, pode não ser atualmente.

     

    Uma informação que exemplifica o que estamos dizendo é a mudança de comportamento das gerações. Algumas mais antigas tinham como objetivo principal adquirir um imóvel. Já as gerações mais novas, não possuem isso como principal foco, por isso, são mais abertas à locação e mudanças regulares de residências.

     

     

    Informação e o conhecimento dos dados

     

    Uma base para compreender as mudanças são os dados. Entender as transformações das cidades baseadas em números e informações concretas é de uma relevância ímpar, pois possibilita que os argumentos sejam construídos de forma firme e sustentável. Existem fontes confiáveis dentro do mercado imobiliário, entretanto, é importante analisar as informações e relacionar com a economia urbana.

     

    Compreender informações é o diferencial que possuímos perante os concorrentes. Atuar de forma unida aos dados faz com que possamos construir uma relação mais próxima e de credibilidade com nossos clientes.

     

    Invista em big data e entenda a evolução das cidades

     

    Algumas análises possíveis com a ajuda de dados são: a evolução da distribuição de casas e apartamentos em SP, compreensão do custo da vaga de garagem no valor de um imóvel, além da análise por preço do m². Claro que para pequenos e médios empreendedores, é possível começar com o bairro de atuação, entender o mercado e o comportamento dos clientes ao seu redor. Por isso, dados são importantes em todos os níveis.

     

    Comece construindo uma base, seja recorrente e compare essas análises, isso terá um valor indescritível no futuro e vai te diferenciar dos demais players do mercado.

     

    E você? Já começou a investir em big data? Conta para a gente nos comentários!

     

    Este texto tem como base a palestra de Danilo Igliori, chairman da DataZAP, empresa do Grupo ZAP, no Conecta Imobi 2018.

     

    Comentários

    comentários


    Receba as melhores dicas e novidades por e-mail

    Veja também no VivaCorretor

    • Social
    VivaReal

    O VivaCorretor é uma iniciativa do Portal Imobiliário VivaReal