Voltar para a lista de publicações

Receba as melhores dicas e novidades por e-mail

Como se preparar para o mercado imobiliário no fim de ano

O fim de ano está chegando e o corretor de imóveis deve estar preparado para todas as peculiaridades do mercado imobiliário neste período do ano.

  • Postado em 7 de novembro de 2016
  • Destaque, Publicações
  • Estamos em novembro e o clima de festas de fim de ano já está no ar. As decorações de Natal já começaram a aparecer e todo mundo só consegue pensar em férias, certo? Não exatamente. O corretor de imóveis deve se preparar para o período com ainda mais intensidade que no resto do ano, já que este é o período com mais busca por imóveis.

    Muito provavelmente você não fechará negócio na véspera de Natal ou no primeiro dia de janeiro, mas isso não quer dizer que as pessoas não estão procurando pela casa dos seus sonhos. O período de férias, quando as pessoas têm mais tempo livre, é quando elas mais se dedicam a encontrar um novo imóvel. Estudos apontam que a jornada do consumidor de imóveis dura, em média, seis meses. Isso quer dizer que entre a primeira busca e a assinatura de contrato correm aproximadamente 180 dias, ou seja, o trabalho que você fizer agora certamente renderá vendas a partir do meio do ano.

    Aproveitando o recesso escolar, muitos corretores aproveitam este período para descansar, realmente tirar férias, mas fica claro que essa não é a melhor opção, não é mesmo? E para dar uma força, o Viva Corretor separou 7 dicas para você se preparar para o final do ano no mercado imobiliário.

    Como se preparar para o fim de ano no mercado imobiliário

    1 – Melhore os seus anúncios

    Se a busca por imóveis é maior no fim de ano, essa é a melhor hora para deixar seus anúncios matadores. E é fundamental, para ter um anúncio matador, que ele tenha uma descrição completa e detalhada, assim ele será mais facilmente encontrado nos buscadores (como Google) e nos portais imobiliários, além de aumentar a chance de que o interessado se torne um lead (contato).

    Confira abaixo os itens que você deve observar em todos os seus anúncios para deixa-los ainda melhores:

    • Fotos: invista em fotos de boa qualidade, que mostrem bem o imóvel e dêem uma noção real do local;
    • Escreva descrições completas;
    • Endereço completo: Este é um dos fatores mais importantes para 81% das pessoas que procuram um imóvel. Localização exata também é fator fundamental para evitar contatos e visitas improdutivas; 
    • Coloque o preço total: isso também evita contatos frios, já que o cliente só entrará em contato se aquele imóvel realmente couber em seu bolso.

    2 – Fique atento às notícias

    Evite se deixar levar por boatos infundados que dizem que o mercado imobiliário vai ficar estagnado por falta de recursos para financiamento. Você sabia, por exemplo, que a Caixa Econômica Federal reforçou a disponibilidade de R$ 34 bilhões de crédito para esse final de ano?

    Fique atento às novidades e a todas as oportunidades que as notícias no fim de ano podem trazer.

    3 – O proprietário vai entrar de férias. E agora?

    Este é um problema que muitos corretores percebem tarde demais que pode existir. Você recebeu um contato, vai marcar uma visita ao imóvel e… Cade o proprietário? Ele entrou de férias e levou as chaves e por isso você não poderá fazer a visita e poderá perder seu cliente.

    Antes mesmo de dezembro, entre em contato com os proprietários ou responsáveis por todos os imóveis em sua carteira e verifique se eles irão tirar alguns dias de férias fora da cidade. Caso a resposta seja sim, combine com ele um método para que as negociações não parem e vocês não percam bons negócios.

    Explique para o proprietário que este é o período em que mais há busca por imóveis e que vale a pena manter o imóvel disponível para visitas. Nada impede que ele vá viajar, claro, mas se o corretor se mostrar um profissional de muita confiança, ele pode deixar as chaves com você.

    Não se esqueça também de checar as regras caso o imóvel esteja em um condomínio. Alguns não permitem visita sem o proprietário.

    4  – Compra x Aluguel

    Lembre-se que muitos clientes iniciam a sua jornada de compra no período de férias, o que significa que eles ainda têm muitas dúvidas sobre o mercado imobiliário, sobre todo o processo de transação e até mesmo sobre as suas próprias necessidades.

    Ao procurar um novo lar, muitas pessoas não tem certeza nem se, para elas, vale mais a pena comprar ou alugar um imóvel. Esteja preparado para responder essa dúvida conferindo um vídeo exclusivo do CEO do Portal VivaReal Lucas Vargas:


     

    E você corretor? Como está se preparando para o fim do ano? Deixe suas dicas e opiniões nos comentários!

    Comentários

    comentários


    Receba as melhores dicas e novidades por e-mail

    Veja também no VivaCorretor

    • Social
    VivaReal

    O VivaCorretor é uma iniciativa do Portal Imobiliário VivaReal