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7 coisas sobre comportamento do comprador de imóveis online

Entender o comportamento do comprador de imóveis online é fundamental para que imobiliárias possam adaptar seus canais digitais para gerar mais negócios. Leia:

  • Postado em 27 de junho de 2018
  • Destaque, Geral
  • O Brasil possui mais de 115 milhões de usuários de internet. Este número representa mais da metade de toda a população brasileira. Com tanta gente online, é natural que o comportamento do comprador online tenha sido influenciado e moldado pela rede.

     

    Com o mercado imobiliário não é diferente. Apesar de suas particularidades, como o fato dos compradores preferirem a visita presencial ao imóvel antes de fechar negócio, é por meio da internet que se inicia o processo de busca e de tomada de decisão por uma nova casa.

     

    Confira neste artigo 7 coisas que você precisa saber sobre o comportamento do comprador de imóveis online para atendê-los com mais efetividade e gerar mais negócios. Confira:

     

    01 – Está conectado em tempo integral

     

    Os smartphones permitem que seus usuários estejam conectados praticamente em tempo integral. No trânsito, no trabalho, na escola, em restaurantes ou mesmo no banheiro, a internet é acessada o tempo todo pelo celular.

     

    Para quem vende imóveis, esta informação é determinante para que seus canais digitais sejam otimizados permitindo que seus anúncios e suas ofertas sejam encontradas no formato ideal para seus possíveis clientes.

    02 – É um usuário multi telas

     

    Dados publicados pelo Google, mostram que mais de 70% das buscas ocorrem enquanto o usuário vê TV ou sua série favorita. Estas buscas ocorrem por meio do celular, de notebook , de tablets ou de qualquer que seja a tela que permita ao usuário realizar suas buscas no conforto de sua casa.

     

    Estas buscas, são motivadas por momentos que inspiram o usuário buscar mais informações. O vídeo abaixo ilustra bem como isto ocorre:

     

     

    Imobiliárias podem se beneficiar deste comportamento preparando conteúdos para seus canais digitais que possam ser encontrados pelos usuários multi telas. Alguém que possa buscar pelo termo “casa em condomínio fechado” ao ver uma notícia em um programa de TV ou “apartamentos com churrasqueira na varanda” pode ser o próximo cliente a comprar um imóvel similar em sua empresa.

     

    03 – Fazem pesquisas online antes de fechar negócio

     

    Quem trabalha com lançamentos imobiliários, sabe que é cada vez mais rara a venda por impulso. Aquelas mesmas estratégias que faziam novos clientes assinar um contrato com medo de ficar sem uma unidade ou determinada metragem são cada vez mais ineficientes.

     

    O cliente precisa de uma, duas, cinco visitas para fechar negócio e a internet tem tudo a ver com isso. É entre uma visita e outra ao seu plantão que este possível comprador pesquisa sobre a região em que o imóvel está localizado, sobre a idoneidade e o histórico da construtora e quais os documentos necessários para fechar negócio.

     

    O profissional do mercado imobiliário que entende isso, antecipa estas informações ao seu cliente, aumentando sensivelmente as chances de negócio entre uma visita e outra.

     

    04 – Desistem de sites com alto tempo de carregamento

     

    O tempo de concentração das pessoas na era digital é cada vez menor. Com tanta informação à disposição, estima-se que em uma década caiu de 12 para 8 segundos, em média.

     

    A quantidade de informações geradas em apenas um minuto na internet é gigantesca e diante de tanta concorrência, seu site precisa ser otimizado para conseguir fisgar a atenção do usuário.

     

    Imagens com resolução inadequada para a internet podem deixar seu site lento e, com isso, a atenção do seu cliente poderá ir para o seu concorrente se ele possuir um anúncio mais leve e que lhe chame a atenção.

     

    05 – Levam em consideração a opinião de usuários como ele

     

    A opinião de parentes ou de amigos próximos já não são as únicas fontes de recomendações que clientes buscam para que possam se sentir mais seguros ao comprar seu imóvel.

     

    Pesquisas mostram que 88% deles confiam tanto em avaliações online quanto em recomendações pessoais.

     

    Portanto, inclua provas sociais em seu site imobiliário. Convide seus clientes a escrever depoimentos sobre seu trabalho em seus diversos perfis de redes sociais. Isto certamente será levado em conta pelos seus futuros clientes.

     

    06 – Desejam uma experiência positiva de atendimento

     

    Clientes originados na internet são cada vez mais exigentes e mesmo que não comprem um apartamento ou uma casa online, ele deseja a mesma experiência de quando compra livros, roupas e até mesmo um carro.

     

    Agilidade no atendimento, clareza nas informações e agendamentos em horários que atendam a sua disponibilidade são alguns dos pontos considerados por quem solicita a ajuda de um corretor ou imobiliária para encontrar seu novo endereço.

     

    07 – Estão sempre atentos a novos dispositivos

     

    Google Home, Apple TV,  smartwatches, novas redes sociais. Seja qual for a novidade, o consumidor online é curioso e atento, ele vai querer testar todo novo dispositivo. Para a imobiliária que deseja aproveitar a inovação proposta pela internet da coisas precisa, na medida do possível, ser pioneira em novos canais digitais.

     

    Além dessa prática ser bem vista por clientes, será uma ótima oportunidade de atuar com pouca concorrência já que nem todas as empresas têm a disposição de inovar constantemente.

     

    O comprador online está munido das mesmas ferramentas que sua empresa para utilizar a internet como principal fonte de informações a respeito de um imóvel ou de serviços que envolvam sua nova moradia.

     

    Cabe a você e a sua imobiliária adaptar seus canais e a sua estratégia ao comportamento deste consumidor de modo a produzir nele uma boa impressão a respeito do seu trabalho.

     

    Até a próxima  

     

    Denis Levati

     

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