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4 maneiras criar um bom relacionamento com compradores e proprietários

Ter um bom relacionamento, tanto com seus clientes, como com os proprietários dos imóveis de sua carteira, é fator fundamental para um corretor de sucesso.

  • Postado em 20 de novembro de 2018
  • Destaque, Geral
  • O relacionamento com proprietários e compradores de imóveis é uma das principais competências de um corretor ou de uma imobiliária.

    Cumprir as expectativas de ambos os interessados é uma das tarefas mais importantes do seu trabalho. Por este motivo, o ato de comprar e vender um imóvel é chamado de intermediação imobiliária, onde o corretor cumpre este importante papel, zelando para que o negócio seja bom para ambas as partes.

    E é justamente no papel de intermediador que está a chave para as maneiras mais eficientes de se relacionar com proprietários e compradores. Relacionamento que deve ir além de o envio de um e-mail no dia de aniversário.

    Existem algumas ações que você pode adotar agora mesmo e impactar positivamente estes clientes.

    1 . Enviar informativos relacionados ao seu mercado

    Quem compra e quem vende imóveis tem necessidade de informação. Criar uma newsletter ou outra forma para comunicar seus clientes a respeito do mercado será muito bem visto por ambos.

    Pense em enviar informações sobre as taxas de ocupação de determinado bairro, resumos do índice FipeZap ou até matérias dos principais jornais. Tudo isto pode ser fundamental para quem deseja se manter informado. Melhor ainda se vier proativamente do corretor com que se fez ou pretende fazer negócio.

    Fazendo isto, você garante que seu cliente sempre lembre de você quando o assunto for mercado imobiliário, evitando que a concorrência ganhe um espaço que já é seu.

    2. Alinhar expectativas e prazos

    Um problema que atrapalha o relacionamento entre corretor e cliente é a falta de alinhamento de expectativas. Demorar muito para vender um imóvel pode ser um problema quando se precisa de velocidade no negócio.

    Pode acontecer de alguém vender um imóvel, mas só poder desocupar em outro período. Valores também precisam ser discutidos entre outras formas de pagamento e propostas.

    Fazer reuniões e extrair do cliente o máximo de informações sobre seus projetos e planos futuros, ajuda muito a criar um planejamento, com o tempo ideal e máximo em que a negociação deve ser concluída.

    3. Apresente estatísticas e dados sobre visualização de anúncios

    Quem deseja vender um imóvel, geralmente possui uma grande ansiedade para que o negócio seja realizado. Muitos proprietários desistem de fazer negócios com uma imobiliária justamente pelo silêncio depois que a captação é realizada.

    Não faltam dados para quem trabalha com anúncios digitais: quantidade de visualizações, de leads gerados, de propostas e até mesmo de publicações nas redes sociais da imobiliária ou de seu site.

    Estes mesmos dados podem fazer parte de uma negociação com um comprador, para mostrar o quanto aquele imóvel possui de visibilidade ou de interesse por outros interessados.

    Quem apresenta informação baseada em números, aumenta sua credibilidade junto àqueles com quem está negociando. E credibilidade é uma das premissas do corretor de imóveis.

    4. Atuar com ética e isenção

    O código de ética do corretor de imóveis diz que “a profissão deve ser exercida com zelo, lealdade e probidade, observando as prescrições legais e regulamentares”.

    Isto quer dizer que o profissional deve atuar com o máximo de isenção, dentro de princípios morais com os quais já são esperados de alguém que negocia bens tão valiosos.

    Mesmo que exista o código de ética e que ferramentas legais possam ser usadas para ajudar a garantir os direitos tanto do comprador, como do proprietário, acredito que o corretor deve atuar colocando-se na posição destes clientes.

     

    Até a próxima,

    Denis Levati

     

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