Voltar para a lista de publicações

Receba as melhores dicas e novidades por e-mail

Saiba como iniciar a inteligência artificial no seu negócio

A Inteligência Artificial, ou IA, é uma das inovações tecnológicas que mais tem avançado e poderá ser aplicada rapidamente em diversas empresas do nosso setor

  • Postado em 29 de outubro de 2018
  • Destaque, Geral
  • Quando falamos em inteligência artificial, normalmente temos mais perguntas do que respostas. O que podemos afirmar é que, sem dúvida, é uma das inovações que mais tem avançado e poderá ser aplicada em empresas, serviços, smartphones, entre centenas de possibilidades. E entre essas possibilidades, está o mercado imobiliário.

     

    A inteligência artificial já está sendo utilizada para a área de atendimento ao cliente. Um grande banco do país deu um nome comum para o atendimento que usa inteligência artificial, e serve para ajudar e responder questões dos seus clientes. Números da empresa mostram que, em média, são 300 mil perguntas respondidas por mês, e a taxa de precisão do sistema é de 95%. Com isso, o tempo de resposta também foi reduzido em 10 minutos.

     

    O Museu do Amanhã, localizado no Rio de Janeiro, tem a IRIS+: um assistente cognitivo que foi desenvolvido não somente para responder as dúvidas dos visitantes, mas também para formular perguntas. O objetivo da IRIS+ é encorajar o visitante a pensar sobre seu papel na sociedade e agir para um amanhã mais consciente, tolerante e sustentável, principais pilares do Museu.

     

    Mas como podemos aplicar IA no mercado imobiliário?

     

    No mercado imobiliário, já começaram surgir diversas ideias que fazem uso de inteligência artificial. Além de ajudar as empresas a melhorarem seus produtos e serviços, trata-se de uma tecnologia totalmente aplicável.

     

    Já imaginou um síndico virtual que pode responder dúvidas dos moradores de um prédio? Com Inteligência Artificial já é possível, já que a tecnologia aprende, entende, interage e raciocina.  

     

    Seguindo nessa tendência, 57% dos profissionais de marketing acreditam que a IA impactará substancialmente a automação das interações sociais, automatizadas através de chatbots e interfaces. Além disso, nos próximos 2 anos, estima-se que a inteligência artificial será a tecnologia com maior crescimento de uso em marketing. Será inevitável o uso da IA e Internet das Coisas nas atividades do setor imobiliário.

     

    Veja 4 recomendações para quem deseja começar a inovar com Inteligência Artificial:

     

    1. Dê espaço para inclusão de inteligência artificial na sua estratégia de transformação digital. Faça um piloto e veja como funciona;

     

    2. Desenvolva habilidades de negócio no time e não somente skills digitais e de análise de dados. A IA faz diferença na forma como você a opera. Tem que ser alguém que conheça o negócio. Não é um profissional somente de tecnologia. Tem que se envolver, conhecer afundo a empresa;

     

    3. Considere a tecnologia cognitiva como uma oportunidade de ouro para colaboração e inovação. Esse potencial de inovação que se aplicará na empresa vai entrar em todas áreas, seja vendas, marketing, recursos humanos, entre outras. A chance de inovar e impactar toda empresa é grande;

     

    4. Comece pequeno, se necessário, mas comece. O melhor caminho é sempre começar pequeno, resolvendo um caso específico que aflige o seu negócio, mas que possa errar e desenvolver uma solução que ajude.

     

    Resumo do conteúdo da palestra de Mauro Segura, líder de marketing e comunicação da IBM Brasil, no Conecta Imobi 2018.

    Comentários

    comentários


    Receba as melhores dicas e novidades por e-mail

    Veja também no VivaCorretor

    • Social
    VivaReal

    O VivaCorretor é uma iniciativa do Portal Imobiliário VivaReal