Voltar para a lista de publicações

Receba as melhores dicas e novidades por e-mail

Saiba como iniciar a inteligência artificial no seu negócio

É uma das inovações que tem mais avançado e poderá ser aplicada em diversas empresas

  • Postado em 29 de outubro de 2018
  • Destaque, Geral
  • Quando falamos de Inteligência artificial, nós temos mais perguntas do que respostas em relação a IA. O que podemos afirmar que, sem dúvida, é uma das inovações que tem mais avançado e poderá ser aplicada em empresas, serviços, smartphones, entre centenas de possibilidades, entre elas no mercado imobiliário.

     

    Hoje em dia, o uso da inteligência artificial já tem sido utilizado para atendimento ao cliente, por exemplo, um grande banco do país, deu um nome comum para o atendimento que usa inteligência artificial, e serve para ajudar e responder questões dos seus clientes. Números da empresa mostram que, em média, são 300 mil perguntas por mês, e a taxa precisão do sistema é de 95%. Com isso, o tempo de resposta também foi reduzido em 10 minutos.

     

    O Museu do Amanhã, localizado no Rio de Janeiro, tem a Iris+, um assistente cognitivo que foi desenvolvido não somente para responder aos visitantes, mas também formular perguntas. O objetivo da IRIS+ é encorajar o visitante a pensar sobre seu papel na sociedade e agir para um amanhã mais consciente, tolerante e sustentável, principais pilares do Museu.

     

    Mas como podemos aplicar ao mercado imobiliário?

     

    Assim como em diversos setores, no mercado imobiliário, já se iniciam e diversas ideias podem surgir e já estão sendo pensadas com o uso da inteligência artificial. Além disso, todas empresas podem criar. Já imaginou um síndico virtual que pode resolver dúvidas dos moradores do prédio, como taxa para usar salão de festa, que dia chega o boleto do condomínio, entre outras dúvidas rotineiras? Com Inteligência Artificial é possível, já que a tecnologia aprende, entende, interage e raciocina.  

     

    Seguindo nessa tendência, 57% dos profissionais de marketing acreditam que a IA impactará substancialmente a automação das interações sociais automatizadas através de chatbots e interfaces. Além disso, nos próximos 2 anos, estima-se que a Inteligência Artificial será a tecnologia com o maior crescimento de uso em marketing. Será inevitável o uso da IA e Internet das coisas na atividade do setor imobiliário.

     

    Veja 4 recomendações para quem deseja iniciar com a Inteligência Artificial

     

    1. Dê espaço para inclusão de inteligência artificial na sua estratégia de transformação digital. Faça um piloto e veja como funciona
    2. Desenvolva habilidades de negócios no time e não somente skills digitais e de análise de dados. A IA faz diferença como você opera, tem que ser alguém que conheça o negócio. Não é um profissional somente de tecnologia. Tem que se envolver, conhecer afundo a empresa.
    3. Considere a tecnologia cognitiva como uma oportunidade de ouro para colaboração e inovação. Esse potencial de inovação que se aplicará na empresa vai entrar em todas áreas, seja venda, marketing, recursos humanos, entre outras. A chance de inovar e impactar toda empresa é grande.
    4. Comece pequeno, se necessário, mas comece. O melhor caminho é sempre começar pequeno, resolvendo um caso específico que aflige o seu negócio, mas que possa errar e desenvolver uma solução que ajude.

     

    Resumo do conteúdo da palestra de Mauro Segura, líder de marketing e comunicação da IBM Brasil, no Conecta Imobi 2018.

    Comentários

    comentários


    Receba as melhores dicas e novidades por e-mail

    Veja também no VivaCorretor

    • Social
    VivaReal

    O VivaCorretor é uma iniciativa do Portal Imobiliário VivaReal