Voltar para a lista de publicações

Receba as melhores dicas e novidades por e-mail

O que faz um corretor de imóveis?

A profissão do corretor de imóveis atrai muito interesse, mas a verdade é que muitos interessados não sabem exatamente tudo que esse profissional faz.

  • Postado em 29 de abril de 2014
  • Atendimento, Carreira, Mais curiosidades, Publicações, Vendas
  • Sem tempo para ler? Que tal ouvir o artigo? 😉

    Muitos querem aproveitar o “fervor” do mercado imobiliário causado pelo boom imobiliário. Entretanto, nem todos sabem o que faz um corretor de imóveis. A seguir você verá as principais responsabilidades e deveres do profissional autorizado pelo CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) em sua atuação.

    Saiba o que faz um corretor de imóveis

    Segundo lei nº 12.236, de 19 de maio de 2010, altera o art. 723 do Código Civil, são obrigações de um corretor de imóveis:

    • checar a veracidade e a validade dos documentos do imóvel e do vendedor, e repassar as informações para o comprador;
    • pesquisar e apresentar todas as certidões referentes à transação, inclusive sobre dívidas de condomínio, dívidas com concessionárias de serviços públicos, parcelas de financiamento em aberto perante a construtora ou banco, taxas de mobiliário de áreas comuns e de entrega do imóvel, além de dívidas de IPTU e processos contra o vendedor;
    • zelar e cumprir o Código de Ética da classe;
    • responder civil e penalmente por atos que causem algum dano ao comprador, que tenham sido causados por imperícia, imprudência, negligência ou infrações éticas.

    Esta lei foi realizada para atribuir mais responsabilidade ao corretor, que deve ter total ciência da natureza do negócio e situação do imóvel e partes envolvidas. Assim, deve prestar, espontaneamente, todas as informações. É este espontaneamente que muda o jogo, você não tem que esperar que o seu cliente, leigo, lhe peça uma informação: você tem de sabe-la e informá-la sem pedido.

    Confira o texto da lei:

    “O corretor é obrigado a executar a mediação com diligência e prudência, e a prestar ao cliente, espontaneamente, todas as informações sobre o andamento do negócio.

    Parágrafo único. Sob pena de responder por perdas e danos, o corretor prestará ai clientes todos os esclarecimentos acerca da segurança ou do risco do negócio, das alterações de valores e de outros fatores que possam influir nos resultados da incumbência.”

    Mas afinal, o que faz um corretor de imóveis?

    Segundo a página do CRECI-SP, em resumo são estas as atividades do corretor de imóveis para uma atuação de melhor qualidade no mercado.

    1) manter-se atualizado com relação ao perfil do mercado imobiliário;
    2) reunir informações detalhadas sobre aquisição, venda, locação, avaliação, preço, financiamentos etc.;
    3) firmar contrato relativo a sua prestação de serviço;
    4) combinar preço e condições da transação;
    5) examinar a documentação do imóvel, dando ciência a inquilinos e/ou compradores;
    6) agendar visitas ao imóvel, mostrando-o ao cliente;
    7) orientar todo cliente que queria investir em imóveis.

    Entender o seu trabalho é fundamental para fazê-lo bem.


     

    Ficou com alguma dúvida ou tem algum comentário? O VivaCorretor tem dois campos de comentário abaixo! Deixe a sua opinião!

    Comentários

    comentários


    Receba as melhores dicas e novidades por e-mail

    Veja também no VivaCorretor

    • Social
    VivaReal

    O VivaCorretor é uma iniciativa do Portal Imobiliário VivaReal