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O que já mudou no mercado imobiliário com a expansão do marketing digital

O marketing de hoje começa no mundo digital. Veja as principais mudanças que essa revolução trouxe para o mercado imobiliário, na visão de Jarvier Ortiz, do Mitula Group.

  • Postado em 29 de outubro de 2018
  • Marketing
  • Sair da mídia offline para a digital ainda é uma dificuldade para algumas pessoas, não só do mercado imobiliário, mas também de outros setores. As pessoas que tiveram a visão de enxergar fora da caixa, ajudaram a moldar o mundo em que vivemos hoje. Exemplos disso são empresas ainda consideradas novas: Google, Amazon, Apple, Netflix, Spotify, etc.

     

    O que todas essas empresas possuem em comum é que seus líderes foram disruptivos e viram oportunidades num setor que todo mundo ainda se sentia inseguro. Hoje, são os que comandam o mercado global em seu setor. O CEO da Amazon, por exemplo, era apenas um vendedor de livros em 1999 e virou o homem mais rico do mundo em 2017.

     

    Transformação


    Transformação é algo que acontece rápido ou devagar. Às vezes não é fácil de ser visualizada ou ninguém diz a você. Transformação pode ser algo inesperado. Pode mudar a forma de consumir conteúdo (Spotify / Netflix) ou pode mudar a forma de se hospedar ou de se mover na cidade (Airbnb / Uber).

     

    Sem dúvida, essas transformações já começaram. A forma de vender imóveis está cada vez mais digital. Entre 2012 e 2016, foram investidos 5,6 bilhões de dólares em empresas focadas em transformação para o mercado imobiliário.

     

    São várias as empresas que receberam incentivo. Muito além daquelas que trabalham diretamente para a indústria imobiliária, muitas são focadas em ajudar o consumidor,  melhorar a experiência das transações do mercado, auxiliar nas movimentações entre o comprador, etc. Assim como também os outros mercados agregados: construção, financiamento, hipoteca, etc.

     

    Todos eles são chamados de “setor proptech”. E esses tipos de investimento só tendem a crescer, de forma ainda mais acelerada nos próximos anos. Afinal, mercado imobiliário é literalmente uma mina de ouro. Esse mercado está avaliado em 228 trilhões de dólares em todo o mundo. Vale mais do que a soma do PIB de todos os países. É o maior mercado mundial.

     

    Tudo isso faz parte de uma grande transformação que ainda está acontecendo e que todos precisam acompanhar.

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    Inovação

     

    Todo o mercado imobiliário está reinventando a forma de olhar para o setor. E uma das coisas que todos esses novos negócios têm em comum é tornar o mercado de aluguel e vendas o mais simples e satisfatório possível.

     

    Essa nova indústria precisa ser prática. O mercado imobiliário de hoje é muito além do que já foi um dia. Hoje, essas empresas disruptivas enxergam cada situação como problemas reais, pessoas, necessidades e sonhos que cada um possui. Eles tentam conectar esses sonhos com o mercado para criar o futuro.

     

    E essas inovações só acontecem porque o mercado muda constantemente. Existe uma nova realidade tecnológica e a sociedade, em todos os seus setores, está se adaptando a ela. Esse novo mundo trouxe internet, mídias sociais, pagamentos online e uma diversificação enorme na economia.

     

    Por isso, empresas intituladas como proptech e fintech são cada vez mais comuns. São comandadas por pessoas que entendem que essa inovação é necessária e estão procurando ver isso como uma oportunidade. E, consequentemente, são também as que mais crescem.

     

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    Intermediação

     

    Dados, pesquisas, informação, previsão de preços, inteligência artificial, plataformas que permitem o aumento do financiamento ou contratação de hipoteca… Tudo isso influencia diretamente em como o mercado atua hoje. Se você não trabalha com alguma dessas plataformas, é sinal de que você já está fora do mercado.

     

    Hoje, vemos um mercado imobiliário oferecendo imagens por drones, imóveis facilitando a vida do morador por meio da internet das coisas, vemos a realidade virtual inovando a experiência de visita ao imóvel, e o marketing digital reinventando a forma de chegar no interessado.

     

    É preciso perceber que, antes, o agente era a parte central, a mídia tradicional era o primeiro passo, e os portais eram quase inexistentes. Em nossa realidade, a internet tem uma grande parte do negócio: Google, mídias sociais, portais imobiliários, sites… Todos são acessórios para chegar no mesmo objetivo: aluguel ou venda.


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    Todos que integram o mercado imobiliário precisam fazer parte dessa transformação digital para não ficar de fora. É preciso se manter informado e não deixar de investir tempo e dinheiro para conhecer essas plataformas – ou até mesmo, criar a sua própria. Agora é o momento para inovar e não ter medo de falhar. Cada erro, cada experimento, serve para te levar adiante.

     

    Trabalhe o máximo possível, agregue maior valor ao cliente, invista em conhecimento e aprenda marketing digital. Seja o especialista na sua área. E, acima de tudo, acompanhe o ritmo da geração millennials. Eles são os clientes do futuro e possuem uma visão diferente do que o mercado tradicional está acostumado. E também serão 75% do mercado em 2025.

     

    Por isso, hoje é preciso evitar a negação desse futuro que já chegou. Porque só sobrevive e prospera quem se adapta.

     

    E você? Como sente essa transição do mercado tradicional para o digital? Compartilha um pouco com a gente nos comentários.

     

    Insights da palestra do Jarvier Ortiz, do Mitula Group, apresentada no Conecta Imobi 2018.

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