O que vale mais a pena: casa ou apartamento?

O que vale mais a pena: casa ou apartamento?

Viva Real Publicado em 03/11/2022
Tempo de leitura 5 min

Muitas vezes, quem está pensando em alugar ou comprar uma propriedade se pergunta se é melhor morar em casa ou apartamento. Ambos possuem vantagens e desvantagens, e é necessário considerar cada uma delas antes de assinar o contrato de compra ou de locação.

Tem gente que ama morar em casa, já outras pessoas não abrem mão de viver em um apartamento. Porém, se você ainda não decidiu qual é a melhor moradia para sua família, vamos mostrar agora quais são as vantagens e desvantagens de cada uma delas.

Vantagens de morar em casa

Quem valoriza mais a privacidade, gosta de ter bastante espaço, inclusive externo, e quer ter muitos pets pode não gostar muito de viver em um apartamento. Portanto, a seguir, veja as principais vantagens de morar em casa:

1. Mais privacidade

Quem mora em casa costuma ter uma privacidade maior que em apartamentos. Isso porque, a não ser que sua residência seja geminada, dividindo a parede com outra, você não tem vizinhos vivendo no andar acima do seu nem diretamente ao seu lado.

Sendo assim, na maioria das vezes, você não precisa se preocupar se os vizinhos estão ouvindo o que está fazendo ou falando, como costuma ocorrer nos apartamentos.

2. Mais espaço

As casas costumam ser mais espaçosas que os apartamentos e, na maioria das vezes, apresentam cômodos maiores. Algumas ainda contam com quintal e jardim. Por isso, uma moradia com um espaço maior é ideal para quem tem uma família numerosa, não gosta de ambientes pequenos ou quer ter muitos pets em casa.

3. Não precisa seguir as regras do condomínio

A não ser que a residência esteja localizada dentro de um condomínio de casas, não é necessário seguir nenhuma regra extra para viver naquele local. Então, quem vive nesse tipo de moradia tem mais autonomia e pode usar a sua casa da maneira que considerar melhor.

4. Pode alterar a fachada da casa

Quem mora em um prédio não pode mudar a fachada do apartamento e deve seguir algumas regras para colocar alguns equipamentos de proteção na varanda, como redes e grades. Já quem vive em uma casa pode fazer o que quiser na fachada da residência,

 

Desvantagens de morar em casa

Apesar dos benefícios, existem algumas desvantagens de morar em casa, que devem ser consideradas por quem está pensando em comprar ou alugar um imóvel. Confira abaixo quais são elas.

1. É mais difícil de cuidar

As casas costumam ser maiores que os apartamentos e podem contar com jardins e quintal. Por isso, a manutenção desse tipo de imóvel costuma ser mais difícil, já que o morador precisa passar mais tempo limpando todos os cômodos da residência.

Se você está se questionando se é melhor morar em casa ou apartamento, vale ressaltar que o morador da casa é o responsável pela limpeza das áreas externas do imóvel. Já nos prédios, essa tarefa é uma responsabilidade dos prestadores de serviço do condomínio.

2. Menos segurança

As casas não contam com uma portaria, nem seguranças e vigias, na maioria dos casos. Além disso, muitos desses imóveis estão em ruas pouco movimentadas. Por isso, elas podem não ser consideradas tão seguras quanto um apartamento.

Imagem de uma sala de um apartamento

Vantagens de morar em apartamento

Quem gosta de praticidade no dia a dia, costuma viajar muito e quer viver em um local com uma ampla rede de comércios precisa conhecer as vantagens de morar em apartamento.

1. Mais segurança

Caso você ainda não tenha decidido morar em casa ou apartamento, saiba que viver em um prédio costuma ser muito mais seguro, já que esse tipo de moradia, na maioria das vezes, conta com uma portaria.

Além disso, para entrar nos edifícios, é preciso fazer um cadastro na portaria. Geralmente, os prédios também apresentam um sistema de vigilância mais completo, com várias câmeras. Essas características podem afastar possíveis criminosos.

2. É mais fácil de cuidar

Costuma ser mais fácil limpar os apartamentos que as casas porque eles tendem a ser menores, sem quintal ou jardim. Inclusive, quem mora em prédios não precisa se preocupar com a limpeza das áreas externas, pois essa é uma responsabilidade do condomínio.

3. Área de lazer do condomínio

Muitos condomínios de prédios possuem áreas de lazer bem completas, com piscina, quadra poliesportiva e salão de festas. Portanto, na hora de optar por casa ou apartamento, você precisa considerar essas comodidades que os edifícios costumam oferecer.

4. Localização

A maioria dos prédios residenciais está localizada em áreas com uma boa rede de comércio, perto de pontos do transporte público. Sendo assim, morar em apartamento também pode significar viver em uma área mais valorizada.

Desvantagens de morar em apartamento

Assim como no caso das casas, também existem desvantagens de morar em apartamento. É importante que você conheça cada uma delas para decidir qual é o melhor tipo de moradia para sua família.

1. É necessário seguir as regras do condomínio

Todo apartamento está localizado em um prédio que possui regras estabelecidas. Essas normas estão descritas no estatuto do condomínio e devem ser cumpridas por todos os moradores do local. Quem se recusar a obedecê-las deve pagar uma multa e pode até enfrentar processos judiciais.

2. Menos privacidade

Quem mora em apartamentos costuma ter menos privacidade, porque divide algumas paredes com os vizinhos, que podem ouvir parte do que se fala ou faz. Portanto, quem vive nesse tipo de imóvel deve ter um pouco mais de cuidado, se quiser preservar a privacidade.

3. Escadas

Os prédios com até quatro andares não costumam ter elevador. Isso pode ser uma grande desvantagem para quem tem problemas de locomoção ou costuma fazer muitas compras, pois há mais dificuldade para subir as escadas.

Encontre seu próximo imóvel no Viva Real

Agora que conhece quais são as principais vantagens e desvantagens de cada tipo de imóvel, você já pode decidir se prefere morar em casa ou apartamento. Independentemente de qual for a sua decisão, saiba que você pode encontrar o lar ideal para sua família no site do Viva Real.