Imagem de alguns prédios vistos de cima para baixo

Procurando um imóvel? Conheça os principais tipos de apartamentos

Viva Real Publicado em 19/08/2022
Tempo de leitura 5 min

O mundo está cada vez mais atualizado, inclusive no mercado imobiliário. A cada dia surgem mais modelos inovadores de imóveis, ao mesmo tempo que ainda existem muitas pessoas que valorizam os clássicos. Para te ajudar a escolher  o mais adequado para você, confira os principais tipos de apartamentos disponíveis e suas características.

As diversas nomenclaturas podem confundir na hora de comprar seu primeiro imóvel, mas é importante saber diferenciar, pois cada tipo atende a uma necessidade específica.

Apartamento padrão

Também conhecido como “apartamento tipo”, é o mais tradicional no mercado imobiliário brasileiro. O apartamento padrão é caracterizado por suas divisões bem definidas: sala, cozinha, banheiro e garagem, com dois ou três dormitórios. Ele pode contar com outros espaços, como varandas, lavanderias e suítes.

Por ser o mais comum, é, consequentemente, o mais comercializado. Ou seja, os compradores estão mais acostumados com esse modelo do que os outros tipos de apartamentos, por isso, costumam fazer mais sucesso.

Kitnet

A kitnet é conhecida por ser um imóvel menor e bem compacto, cuja área total pode variar de 20 a 50 m², no máximo. Não há divisões específicas, de modo que apenas um cômodo exerce função de sala, quarto, cozinha e banheiro. 

Assim, é indicado para quem mora sozinho ou para casais sem filhos. É uma ótima opção para universitários que buscam uma moradia temporária, econômica e funcional.

Loft

Já o loft ainda é uma novidade no mercado imobiliário. Ele não apresenta divisão entre os cômodos, não por falta de espaço, mas sim com a intenção de causar a sensação de amplitude do espaço.

Inspirados no estilo de antigos galpões industriais ou comerciais que foram reformados para se tornarem residenciais, os lofts costumam apresentar o pé direito alto, ou seja, superior a três metros.

Studio

Assim como o loft, o studio também não possui divisões entre os cômodos. A diferença entre eles está no tamanho do imóvel, visto que o studio tende a ser menor que o loft. 

Além disso, é muito comum que esse modelo tenha pelo menos um quarto privativo, sendo a única divisão dentro do apartamento. Devido ao tamanho compacto, também é muito apreciado pelos universitários.

Duplex

O apartamento duplex é perfeito para quem está procurando algo mais amplo que o padrão, visto que ele ocupa dois andares com pé direito duplo. Por isso, também é conhecido como “apartamento sobrado”. Ao contrário do que muitos pensam, ele não precisa ser necessariamente na cobertura.

Geralmente com dois ou mais dormitórios e suítes, sendo ideal para abrigar famílias com filhos. Internamente, o primeiro andar costuma ser dedicado aos ambientes “sociais”, como sala, cozinha e lavabo. 

No segundo andar ficam os quartos e banheiros, em um espaço mais privativo para os moradores. Seguindo o mesmo padrão, também existem os modelos triplex, com três andares.

Cobertura

Esse é um dos tipos de apartamentos mais famosos, justamente por ser muito idealizado em filmes e programas de TV. A cobertura, como o próprio nome já diz, se localiza no andar mais alto dos edifícios. 

Esse apartamento é muito popular pelo seu amplo espaço (geralmente dois andares) e por conter algumas facilidades de luxo. A área total construída é bem maior do que os outros tipos e ainda oferece espaços de lazer externo, como piscinas e churrasqueiras no andar de cima. 

Imagem da sala de estar de um apartamento

Garden ou Giardino

Possui as mesmas características de um apartamento padrão, se diferenciando por se localizar no térreo e oferecer aos moradores a opção de um jardim, uma horta e um pequeno quintal. Dependendo do espaço do imóvel, é possível incluir outros espaços de luxo, por exemplo, churrasqueira, forno de pizza e até piscina.

Dentre as vantagens do apartamento Garden, pode-se citar a facilidade de acesso, uma vez que basta atravessar a portaria para chegar em casa, sem a necessidade de elevadores ou escadas. Outra vantagem é o valor do imóvel, considerando que a maioria dos apartamentos térreos tende a custar menos.

Justamente pelo valor e por conter áreas abertas de lazer é que esses tipos de apartamentos são muito recomendados para famílias com crianças. Além de serem mais seguros, oferecem espaço para elas brincarem.

Flat

O flat é um imóvel diferenciado, sendo localizado em prédios nos quais são oferecidos serviços de hotelaria, como limpeza, serviço de quarto, lavanderia, refeitório, entre outros. 

Eles são construídos para utilização mista, ou seja, pode ser um morador fixo ou por um aluguel temporário, como ocorre em hotéis de verdade. Por isso, é muito recomendado para quem deseja ficar um tempo em determinada região ou não tem tempo de fazer os serviços domésticos diários.

Precisa de ajuda para escolher seu imóvel? 

No blog da Viva Real, você encontra a melhor seleção de imóveis em todos os bairros, cidades e regiões do Brasil que desejar. Você encontra todos os tipos de apartamentos ou casa reunidos em apenas um site, seja para comprar ou alugar.

Além disso, há diversas dicas e curiosidades sobre o mercado imobiliário, como cuidados ao negociar aluguel direto com o proprietário. Qualquer dúvida para comprar um imóvel ou até mesmo para decoração do mesmo, consulte a Viva Real para se prevenir!