Como começar o cultivo de café em chácaras de Londrina?

Como começar o cultivo de café em chácaras de Londrina?

Viva Real Publicado em 22/11/2016
Tempo de leitura 4 min

A história de Londrina e do mercado do café brasileiro está completamente interligada. Basta um passeio pela cidade para descobrir um pouco mais sobre o passado no Museu do Café do Norte do Paraná. Além disso, fazendas e chácaras em Londrina continuam a produzir com ritmo total.
Nos últimos anos, tem sido feito um investimento no turismo do café, com rotas especiais, cafés coloniais e passeios que fazem uma viagem pelo passado da região, até chegar aos produtores do dia de hoje, mantendo a tradição do café mais viva do que nunca.

A história de Londrina

Em 1924, o Lord Lovat Simon Joseph Fraser veio ao Brasil e visitou as terras do norte do Paraná. Encantando pela região, ele criou, em conjunto com o governo do estado, a chamada Companhia de Terras Norte do Paraná. Devido à névoa característica da região, à de Londres (Inglaterra/Reino Unido), decidiu-se homenagear a terra dos colonizadores e deu-se o nome de Londrina.
Após o loteamento das terras feito pela Companhia, a região começou a ser ocupada por pessoas vindas de outros estados e países.
A fundação de Londrina é bastante recente, comparada com a de outras cidades do Brasil. Com planejamento urbanístico modernista de Jorge Macedo Vieira, a cidade foi inaugurada em 1934, sendo hoje uma das mais importantes do estado.

A produção do café em Londrina

Devido à chegada de mineiros, paulistas, gaúchos, além de estrangeiros como alemães, lituanos e italianos, uma das produções que mais se desenvolveu foi a do café. Logo na década de 1950, Londrina teve um crescimento econômico impressionante, graças a este grão.
Estima-se que em 1961, a cidade foi responsável por cerca de 51% do café produzido em todo o mundo. Com isso, Londrina recebeu o título de “Capital Mundial do Café”. Em 1975, depois de uma grande geada, chamada de “Geada Negra”, muitos produtores perderam todas as suas plantações e o mercado acabou perdendo forças.
No entanto, a cidade nunca perdeu a fama e respeito pelo café. Atualmente, existem muitas pessoas retomando a tradição do cultivo do café e movimentando a cidade novamente em torno do grão.

Como começar o cultivo do café em Londrina

O café do norte do Paraná tem um grande respeito e reconhecimento e já levou o título de melhor do Brasil em diversos anos. Entrar para esse grupo requer muito trabalho e esforço.

  • Para começar o plantio, o local não deve ter recebido cafezais por pelo menos os últimos cinco anos. O ideal é que o terreno não esteja voltado para faces propícias a ventos fortes e frios, pois pode prejudicar o crescimento do café.
  • Terrenos planos costumam fazer com que o momento da colheita seja menos trabalhoso. Além disso, o solo deve ser fértil e bastante drenável, evitando áreas muito erodidas e pedregosas.
  • Existem mais de 100 espécies de café no mundo, mas apenas três grãos estão entre os mais cultivados e consumidos: Mundo Novo, Bourbon Vermelho e o café híbrido Catuaí.
  • O ideal é que você teste a produção dos três, em áreas diferentes, para perceber qual deles será o mais indicado para a sua terra.

Chácaras em Londrina para produzir café

Com tanta história e tradição, não há lugar melhor para começar a sua produção. Conheça algumas possibilidades de chácaras em Londrina que são o cenário perfeito para o cultivo de café.
Chácara de 5 mil m² 

Com terreno todo plano, esta chácara tem fácil acesso para o centro e aeroporto da cidade. Localizada dentro do Condomínio Fazenda da Nata, tem área suficiente para a produção e construção.
Chácara Gleba Jacutinga

Localizada em uma região plana, esta chácara tem uma área de 9.135 m², pronta para ser utilizada. Além disso há um poço com bomba elétrica dentro do terreno. 
Chácara Olímpio Lopes

Excelente opção para quem deseja começar o cultivo de café. Chácara bem localizada, com documentação completa e localizada dentro de um condomínio.
Preparado para começar a sua produção de café? Se interessa por esse tipo de cultivo em Londrina? Comente!