Fuja da capital: Dicas para alugar casas em Duque de Caxias

Fuja da capital: Dicas para alugar casas em Duque de Caxias

Viva Real Publicado em 15/11/2016
Tempo de leitura 4 min

Com uma distância de apenas 19 km da capital fluminense, a cidade caxiense é uma alternativa ao Rio de Janeiro. Por isso, separamos algumas dicas para escolher a localização ideal antes de procurar casas para alugar em Duque de Caxias.

1. Para quem quer morar em bairros grandes

No geral, Duque de Caxias possui uma população grande, de aproximadamente 855 mil habitantes. Porém, há alguns bairros maiores do que outros. Se você procura morar em uma casa alugada perto de serviços, saiba um pouco mais sobre essas regiões.

Gramacho

Gramacho é o maior bairro de Duque de Caxias. Para quem tem filhos, o bairro possui dois colégios municipais, o Barão de Rio Branco e Ruy Barbosa e um estadual, o Aura Barreto . Há também uma unidade da Fundec, que oferece cursos preparatórios e profissionalizantes.
Em relação aos serviços, a região oferece mercados, lojas de bebidas, mercearias, bares, açougues, lojas de conveniência, restaurantes, igrejas, cabeleireiros e quatro postos de saúde.

Saracuruna

Essa é uma das regiões mais populosas do município. Saracuruna possui um importante hospital, o Hospital Estadual Adão Pereira Nunes, além do Social Clube Rosário, que recebe grandes eventos do bairro.
Ao passear pelas redondezas, é comum encontrar em circulação a moeda própria do bairro, a saracura, criada pelo seu banco comunitário. O objetivo dessa ação é estimular o comércio local. O dinheiro é aceito em aproximadamente 80 estabelecimentos, que oferecem desconto mediante seu uso.
O local possui também salões de beleza, bares, mercearias, açougue, pet shops, postos de saúde e farmácias.

Jardim Primavera

O Jardim Primavera possui uma maioria de construções residenciais e, atualmente, recebe altos investimentos imobiliários.
Seus condomínios de alto padrão, casas de luxo, mansões e ruas arborizadas rendeu ao bairro o apelido de “Barra da Tijuca de Duque de Caxias”.
Mesmo com diversas casas, é possível encontrar em suas ruas distribuidoras de bebidas, mercados, mercearias, padarias, restaurantes, bares, pizzarias, farmácias e cabeleireiros.

2. Para quem trabalha na capital

Duque de Caxias é uma excelente opção para quem trabalha na capital mas não quer morar lá. Alguns bairros possuem uma proximidade maior do Rio de Janeiro do que outros e podem ser ideais para essas pessoas.
Uma casa em Sarapuí fica a 33 minutos de carro e uma hora e meia de transporte público do centro da capital. O local conta com mercados, açougues, igrejas, restaurantes, escolas estaduais, colégios e berçários, papelarias e muito mais.
O Jardim 25 de agosto tem uma distância de 28 minutos de carro e uma hora e quinze de transporte público. Com população predominantemente de classe média, o bairro possui ônibus intermunicipais que chegam a Penha, Pilares e Central do Brasil, além do centro de Niterói.

3. Para quem quer fugir do calor carioca

Por ter bastante área verde e estar perto da Serra dos Órgãos, o terceiro e quarto distrito possuem uma temperatura mais amena do que os outros lugares de Duque de Caxias. Entre os bairros, estão Barro Branco, Imbariê, Nova Campinas, Parada Angélica, Parque Paulista, Santa Lúcia, Taquara, Jardim Olimpo, Parque Capivari, Xerém e Parque Barão do Amapá.

4. Para quem gosta de cultura

Se você gosta de cultura, o local ideal para alugar uma casa em Duque de Caxias é o centro. Lá, se localiza o Centro Cultural Oscar Niemeyer, composto pela Biblioteca Pública Leonel de Moura Brizola e pelo Teatro Municipal Raul Cortez.
No mesmo bairro, localiza-se a Sociedade Musical e Artística Lira de Ouro, reconhecida pelo Ministério da Cultura como Ponto de Cultura. Nas redondezas, ainda há a Câmara Municipal de Duque de Caxias, que abriga o Instituto Histórico e o Teatro Procópio Ferreira.

5. Para os universitários

Existem diversos bairros em Duque de Caxias próximos a faculdades. Em Xerém, localiza-se a Universidade Federal do Rio de Janeiro, que cursos de graduação em nanotecnologia, metrologia, bioinformática, ciências forenses e biotecnologia.
A Faculdade de Educação da Baixada Fluminense fica no bairro de Vila São Luís. No campus, há cursos de pedagogia, matemática e geografia e pós-graduação.
A maior instituição de ensino superior de Duque de Caxias é a Unigranrio, na região Jardim 25 de Agosto. A faculdade possui mais de 40 opções de cursos de graduação, pós-graduação e especializações.
Você pensa em morar em Duque de Caxias? Comente por quais motivos mais te motiva a residir na cidade!
(Foto: Represa do Xerém / Filipo Tardim)