Qual é o valor máximo da taxa de evolução de obra? Entenda!

Qual é o valor máximo da taxa de evolução de obra? Entenda!

Viva Real Publicado em 21/03/2023
Tempo de leitura 4 min

Se você está comprando uma casa ou um apartamento na planta, eventualmente pode se deparar com a seguinte dúvida: qual é o valor máximo da taxa de evolução de obra?

Também conhecida como juros de obra, essa taxa é cercada de mitos sobre a legalidade dela. Por isso, é importante se informar e saber as condições oferecidas por diferentes instituições financeiras antes de adquirir um imóvel na planta. Neste conteúdo, vamos ajudar você a tirar as principais dúvidas sobre o tema. Confira!

O que é a taxa de evolução de obra?

Antes de saber qual é o valor máximo da taxa de evolução de obra, é preciso entender como ela funciona. Ela mede o progresso de uma construção ou um projeto de engenharia civil ao longo do tempo.

Para calculá-la, o mercado imobiliário usa a proporção da obra concluída em relação ao tempo decorrido desde o início da construção. Por exemplo, se uma obra tem uma taxa de evolução de 75%, significa que três quartos dela foram concluídos em relação ao tempo total previsto para a conclusão.

Imagine que uma construção tem uma duração prevista de 24 meses e, após 12 meses, está 50% concluída. Isso significa que a taxa de evolução da obra é de 50% e tudo está seguindo dentro do cronograma previsto, sem atrasos.

Resumindo o que é evolução de obra: é uma ferramenta que permite avaliar se o empreendimento está sendo erguido dentro do que se imaginava. Assim, é possível identificar eventuais atrasos ou problemas para cumprir o prazo e o orçamento estabelecidos.

Taxa de evolução de obra ou juros de obra?

Taxa de evolução de obra e juros de obra são dois termos diferentes usados como sinônimos. Desde a assinatura do contrato até a entrega das chaves, os juros são cobrados para ajudar a cobrir os custos da construção do empreendimento. Conforme as etapas da construção avançam, eles vão sendo liberados.

Então, como são calculados os juros de obra? Eles se baseiam somente no dinheiro efetivamente utilizado para a custear a obra, como despesas com mão de obra, materiais, aluguel de equipamentos, entre outros.

Eles podem ser mais caros que outros tipos de financiamentos, já que o risco de a obra enfrentar atrasos, problemas e imprevistos que afetam o andamento é maior. Por isso, é importante avaliar bem as condições oferecidas pela instituição.

Qual é a média de valor da taxa de juros de obras?

A média de valor para uma taxa de juros de obra no mercado imobiliário brasileiro pode variar bastante de acordo com diversos fatores, como a instituição financeira que oferece o financiamento, o prazo de pagamento, o valor total da obra, entre outros.

Atualmente, não há como saber qual o valor máximo da taxa de evolução de obra, já que o teto desses juros não é estabelecido por lei no Brasil. Isso significa que as instituições financeiras têm liberdade para definir as próprias taxas.

Imagem de duas pessoas olhando um pedaço de papel

Em geral, as instituições financeiras oferecem taxas a partir de cerca de 1,5% a 2% por mês sobre o valor total do imóvel. Porém, outras podem cobrar taxas superiores a 3% ao mês. Tudo depende das condições do financiamento, que podem interferir sobre qual é o valor máximo da taxa de evolução de obra.

Também saiba que a taxa de evolução de obra é calculada com base nos recursos usados em cada etapa da obra, e não sobre o valor total contratado. Isso pode influenciar bastante o custo final do financiamento. Por isso, você deve receber uma previsão dos valores que pagará.

É preciso pagar após a entrega das chaves?

Não! Inclusive, a cobrança de juros de obras após a entrega das chaves do imóvel é uma prática ilegal. Afinal, essa taxa só deve ser cobrada durante a construção do empreendimento, seja uma casa, seja um edifício.

Sendo assim, após a entrega das chaves, o proprietário só precisa pagar as prestações do financiamento, o que pode incluir outras taxas. Isso varia conforme as condições do contrato. Então, confira o cronograma de pagamentos do seu financiamento com antecedência para se informar sobre como as parcelas funcionam.

Saiba mais com a ajuda do Viva Real

Entendeu qual é o valor máximo da taxa de evolução de obra e como os juros de obra funcionam? Então, que tal continuar se informando e conhecendo mais sobre imóveis com a ajuda do Viva Real?

Nossa plataforma possui mais de cinco milhões de imóveis à venda espalhados por todo Brasil. Usando os filtros de busca avançada, você pode selecionar o tamanho de área que procura, bem como o número de banheiros e vagas na garagem, por exemplo.

Dessa forma, você faz uma boa pesquisa em busca do imóvel perfeito para você e sua família. Afinal, conquistar o sonho de uma casa própria é algo muito especial. Que tal começar agora? Acesse nosso site e confira todos os imóveis à venda perto de você.

BANNER_Cobranded_VIVA_ZAP_1024x380