golpe imobiliario - pessoa preocupada com mão na cabeça

Veja como não ser vítima de um golpe imobiliário

Fechar um negócio imobiliário, como adquirir a primeira casa ou dar entrada em um apartamento, é uma decisão importante que geralmente envolve uma quantia grande de dinheiro. Por isso, operações que incluem propriedades podem ser alvo de fraudes. E você, já ouviu falar ou se envolveu em algum golpe imobiliário?   

Viva Real Publicado em 16/05/2023
Tempo de leitura 5 min

Fechar um negócio imobiliário, como adquirir a primeira casa ou dar entrada em um apartamento, é uma decisão importante que geralmente envolve uma quantia grande de dinheiro. Por isso, operações que incluem propriedades podem ser alvo de fraudes. E você, já ouviu falar ou se envolveu em algum golpe imobiliário?

Prevenir-se e ficar informado sobre esses golpes pode salvar você de uma grande dor de cabeça, especialmente no aspecto financeiro. Por isso, neste artigo, vamos dar dicas de como comprar, alugar ou vender imóveis com segurança, especialmente pela internet. Siga a leitura para saber como fugir das fraudes envolvendo imóveis.

O que é considerado um golpe imobiliário?

Um golpe imobiliário é uma fraude ou esquema ilegal que envolve a venda ou o aluguel de imóveis fictícios, ilegítimos ou que não existem. Além de causar prejuízos financeiros e danos morais para as vítimas, os golpes imobiliários podem resultar em processos criminais para os responsáveis, então, fique atento.

Geralmente, as fraudes imobiliárias ocorrem por meio de técnicas variadas. As principais são a falsificação de documentos, a venda de propriedades que não são do vendedor, os anúncios enganosos e as promessas falsas de altos retornos financeiros.

Contudo, nem sempre é fácil identificar um golpe imobiliário. Afinal, os golpistas têm experiência em convencer as vítimas a investir em propriedades falsas, entregar grandes quantidades de dinheiro e fornecer informações pessoais. Por isso, abaixo, vamos falar sobre como ocorrem os golpes imobiliários mais populares.

Golpes imobiliários mais comuns

Quando se trata de golpes imobiliários, existem alguns tipos que são mais praticados. Por isso, para que você possa ficar atento a eles, separamos os principais exemplos a seguir. Confira!

Falso corretor de imóveis

Um dos golpes imobiliários mais famosos é o do falso corretor de imóveis. Nesse caso, ele pede uma parte do pagamento como sinal para a transação e, depois, some com o dinheiro das vítimas.

Como garantir que você está negociando com um corretor de imóveis de confiança? A melhor dica é verificar o Creci (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) do profissional. Esse é o registro do órgão que fiscaliza e regulamenta a profissão, ou seja, garante que o corretor está autorizado a intermediar uma transação imobiliária.

golpe imobiliario - pessoa pensando

Phishing

Ainda, existem os golpes de phishing, uma prática que engana usuários da internet com o intuito de obter dados pessoais, senhas e números de cartões de crédito. Como? Por meio de e-mails, mensagens e links falsos que se assemelham a sites legítimos e levam o usuário a compartilhar informações confidenciais.

A única forma de se proteger contra o phishing na hora de comprar, alugar ou anunciar um imóvel é identificar um anúncio falso. Por isso, não clique em links suspeitos, desconfie de mensagens pedindo urgência para finalizar pagamentos e confira se há erros de português, gírias e abreviações, comuns nesse tipo de golpe.

Dicas práticas para evitar golpes imobiliários

Em primeiro lugar, pesquise bastante na hora de alugar, comprar ou vender um imóvel. Busque saber sobre a empresa, o corretor e a propriedade antes de fechar negócio. Fazendo uma rápida busca on-line, por exemplo, já é possível verificar a reputação da empresa ou do corretor, bem como as avaliações de outras pessoas.

Outra dica para evitar um golpe imobiliário é conhecer a propriedade pessoalmente. Fazer uma visita pessoal ao imóvel antes de investir pode livrar você de vários problemas. Assim, você confere se ele existe de fato, se corresponde à descrição do anúncio, se está em boas condições e se atende às suas necessidades.

Por fim, desconfie sempre. Vale ficar atento a possíveis sinais de fraude, como preços muito abaixo do mercado imobiliário, pressão para fechar negócio rapidamente e pedidos de pagamento antecipado. Basicamente, não faça nada antes de ter certeza da segurança da transação.

Se estiver comprando ou vendendo, certifique-se de verificar cuidadosamente todos os documentos envolvidos na transação, como certidões, escrituras e contratos. Caso surjam suspeitas de fraude, procure um advogado especializado em negócios imobiliários, um corretor confiável ou outro profissional sério do ramo.

Confie no Viva Real para comprar ou alugar com segurança

Agora, você já conhece os principais mecanismos usados pelos golpistas e como evitar cair em um golpe imobiliário. Lembre-se de que é importante pesquisar bem antes de investir em qualquer tipo de imóvel ou propriedade e sempre busque o auxílio de profissionais confiáveis e experientes para evitar casos de fraudes.

Por fim, se estiver procurando imóveis, a melhor dica é usar sites e plataformas confiáveis. O Viva Real, por exemplo, é uma plataforma estabelecida no mercado imobiliário brasileiro e uma ótima opção para quem está buscando comprar, vender ou alugar um imóvel.

Nosso site ajuda pessoas de todo o país a encontrar imóveis em suas cidades, conectando compradores e inquilinos a corretores imobiliários e proprietários. A plataforma oferece uma ampla variedade de opções de casas, apartamentos, terrenos, imóveis comerciais e muitos outros tipos de propriedades.

Além disso, o Viva Real fornece ferramentas como os filtros de busca avançada, permitindo que você pesquise por bairro, faixa de preço, tamanho do imóvel e muito mais. Os usuários também podem ver fotos, vídeos e descrições detalhadas das propriedades. Assim, fica mais fácil de encontrar o imóvel ideal para você.

BANNER_Cobranded_VIVA_ZAP_1024x380