8 opções de lazer para quem mora no bairro da Lapa

Mora no bairro da Lapa? Saiba o que fazer pela região

Por Dayane Burgos
05/07/2017 @ 19:02

São Paulo é um dos maiores centros urbanos do planeta e convive muito bem com uma incrível diversidade de perfis de moradores e visitantes. Por isso mesmo, a cidade tem uma quantidade imensa de opções em termos de locais, mas um desses lugares que você não pode abrir mão de conhecer é o bairro da Lapa.

Além de extremamente bonito e tranquilo, a área é conhecida por ser uma escolha certeira para pessoas que querem aliar boas alternativas de diversão com um clima mais ameno e aconchegante. E você, quer conhecer um pouco mais sobre o bairro da Lapa? Então, confira as dicas que separamos a seguir:

1. Vá ao Mercado Municipal da Lapa

Definitivamente, o Mercado Municipal da Lapa é um desses locais que você não pode deixar de visitar. O imóvel que abriga o endereço foi construído em 1954 e possui um interessante formato triangular, que já valeria uma visita por si só, pois na época foi considerado um dos mais modernos de toda a América Latina.

Se você gosta de cozinhar ou quer estrear uma receita nova, você deve aproveitar os comerciantes para garimpar bons ingredientes e o melhor de tudo: com ótimos preços. Os moradores o consideram como uma versão reduzida e mais aconchegante do Mercadão Municipal, especialmente por abrigar bancas que vendem praticamente de tudo.

2. Visite o Shopping Center Lapa

Com mais de quatro décadas de existência, o Shopping Center Lapa também merece uma boa visita. Ele teve um impacto significativo na região, pois quebrou um pouco do marasmo na época ao proporcionar uma grande ampliação nas alternativas de lazer e compras, além de se tornar uma importante fonte de arrecadação de impostos para essa área.

reforma ocorrida em 2005 colocou o empreendimento como um dos melhores dessa região e o local conta, entre outras coisas, com cinemas de última geração com projeção digital, praça de alimentação completa e um ambiente totalmente revitalizado. Além disso, são mais de 100 lojas das melhores marcas e empresas do mercado.

3. Aproveite os melhores botecos

Não dá para falar do bairro da Lapa sem falar nos seus famosos e simpáticos botecos. Embora a região seja conhecida por esse tipo de empreendimento, vale lembrar que são estabelecimentos tranquilos e que tem como intuito principal proporcionar aos clientes momentos de diversão e tranquilidade, com boa comida e bebida.

Entre eles, podemos destacar o “A Lapinha” e o “Bezerra”, ambos com uma excelente carta de cervejas e uma cozinha de dar água na boca. No entanto, quando o assunto é botecagem de primeira, ninguém supera o “Valadares”. Funcionando desde 1962, ele serve pratos como tremoço, cebolinha em conserva e o seu clássico testículo de boi à dorê.

4. Conheça o Teatro Cacilda Becker

bairro da Lapa também tem uma forte influência cultural e isso se reflete na presença do conhecido Teatro Cacilda Becker. A sua programação é bastante variada e, vez por outra, recebe alguns artistas de projeção nacional. No entanto, o local costuma privilegiar boas peças com ingressos mais em conta.

O Teatro foi inaugurado em 1988, mas é moderno e conta com 198 lugares confortáveis e um potente ar-condicionado. A visita também serve como desculpa para dar uma esticadinha e passar pelo bar Cacilda, que fica logo em frente e oferece excelentes pratos, bebidas e petiscos com preços justos.

5. Frequente o SESC Pompeia

Falando em cultura, não podemos deixar de citar o tradicional SESC Pompéia, local de encontro de muitos moradores. As razões são as mais variadas, pois como o próprio nome diz (Sesc — Serviço Social do Comércio), o local existe com a intenção de oferecer uma série de atividades sociais para estimular a autonomia pessoal, a interação e o contato.

O Sesc Pompéia é um desses lugares em que você passa a fazer parte de outro universo assim que adentra suas portas. Os funcionários são atenciosos e simpáticos e a programação sempre traz bons espetáculos. Também é uma alternativa para relaxar um pouco ou mesmo para praticar a leitura na área de convivência.

6. Aprecie as igrejas locais

A Lapa também possui lindos imóveis religiosos. Entre eles podemos destacar a Igreja Nossa Senhora da Lapa, que fica localizada na rua que leva o mesmo nome. Entre diversas qualidades, vale lembrar que ela pode ser considerada o marco da origem do bairro, que nasceu e se desenvolveu a partir do seu entorno.

Um pouco mais modesta, mas não menos charmosa, a Paróquia São João Maria Vianney, que fica na Praça Cornélia, tem destaque pelo seu estilo barroco, que remete as cidades históricas de Minas Gerais. Por ali, todos os sábados, você pode frequentar a Feira de Artesanato, que vende antiguidades e comidas típicas.

7. Curta a vida noturna

O bairro da Lapa também é conhecido pela sua vida noturna e o grande destaque da região é a boate The Week, que tem filiais de sucesso em várias cidades do país. Embora o foco seja no público gay, o clube costuma receber os mais variados perfis de visitantes para ouvir o som de DJs internacionais em festas que comportam até 2000 pessoas.

Já para a terceira idade, há festas no tradicional União Fraterna, que fica em um prédio que é considerado patrimônio histórico da cidade. E, para quem não curte o estilo de balada, dá para jogar uma sinuquinha com os amigos no Atlanta Snooker Bar, que possui 27 mesas para o jogo e fica aberto até de madrugada.

8. Pratique esportes no Pelezão

Está querendo entrar em forma ou apenas se divertir com os amigos? Pois existe uma alternativa pouco conhecida e muito interessante para isso: o Clube Escola Lapa, popularmente chamado de Pelezão. O local oferece quinze modalidades de graça para moradores das redondezas.

Como se não bastasse, a área conta ainda com bonitos jardins japoneses e é o ambiente escolhido pelos escoteiros do Quarupe para a realização das suas reuniões e para a promoção das atividades do grupo. Você pode estar por ali fazendo seus exercícios e, de repente, dar de cara com os pequenos ‘lobinhos’ passando por ali.

E então, gostou de conhecer melhor o bairro da Lapa? Ficou interessado em viver no local? Então entre em contato com o nosso portal agora mesmo!

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Todos os comentários estão sujeitos a aprovação, para evitar que qualquer conteúdo impróprio, ilegal ou ofensivo seja publicado. O preenchimento do Nome e E-mail são obrigatórios.