Adoção de Pets. Abra a porta de casa para eles!

16/08/2013 @ 14:15

Adoção de cães. A iniciativa é nossa, a escolha é deles. Sim, são os pets que nos adotam como donos, embora nos façam pensar que somos nós os benfeitores. Cães e gatos adotados trazem para a nossa casa muito mais benefícios do que imaginamos. Sejam filhotes desengonçados, ou adultos  sem raça definida (SRD), eles preenchem o lar com gratidão, lealdade e muita alegria. Sem contar com a capacidade impressionante de esquecer rapidamente suas origens multi-raciais  e se tornarem os  “reis do pedigree”.

Cafezinho, meu vira-lata adotado, que o diga. Veio frágil, tímido, com as orelhas baixas e em poucas semanas já se comportava como um Border Collie da mais pura linhagem. Todos que o conheceram também pensaram que  fosse. Este  vira-lata nos  presenteou com toda a nobreza que habita a alma de um verdadeiro amigo. Maravilhoso mundo pet!  Então, posso dizer: abra a porta de casa para eles!

Antes de comprar um imóvel,  você avalia atenciosamente todas as suas características e do seu entorno,  certo? Para a adoção de Pets também é assim.  O primeiro ponto a ser observado é a questão do espaço que você tem disponível na casa ou no apartamento.  Depois, fazer-se algumas perguntas:

  • Em quais áreas da casa ele terá acesso, onde irá se alimentar, dormir e fazer suas necessidades?
  •  Há sol, ventilação adequada e proteção contra chuva?
  • Que ambientes da casa você pretende compartilhar com o seu novo amigo? Ele vai dividir o sofá com a família?
  • Qual o estilo e o ritmo de vida da família? Vocês são caseiros?
  • Tem criança?
  • O quanto você está disposto a cuidar dele? Lembre-se que estará sujeito a algumas lambidas no rosto, de agradecimento e de alegria, toda vez que  chegar em casa depois do trabalho ou quando der a ele o seu biscoito favorito.

Adoção de cães. Raças de cachorro para apartamento e para casa

Na adoção de cães, as  raças de cachorro para apartamento e para casa devem ser levadas em consideração.  Um vira-lata não tem uma raça, ele tem várias! E este é o seu maior trunfo, eu acho. Talvez pela profusão de DNAs que carrega sob uma aparência quase indecifrável, ele é  mais esperto, mais resistente à doenças, não tem alergias, tem ótimo apetite e aprende tudo o que você ensinar muito depressa. Mas, mesmo sendo um legítimo SRD,  saiba que o filhote para adoção que faz você se apaixonar a primeira vista, terá características mais acentuadas  de uma  raça, a predominante. É importante identificá-la antes de levar para um apartamento um Dog Alemão disfarçado de Fox Paulistinha, já imaginou?

Se você mora em apartamento, estas são algumas raças indicadas:

Lhasa Apso, Shih-Tzu Maltês, Boston Terrier,Poodle (Toy e Miniatura),PugYorkshire Terrier,   Chihuahua, Schnauzer.

Para  quem mora em casa:

Bulldog Inglês, Basset Hound, Beagle, Border Collie, Labrador Retriever, Boxer, Pastor Alemão, Dog Alemão, Setter Irlandês.

As melhores companhias para as crianças:

Yorkshire, Labrador, Cocker Spaniel Inglês, Boxer, Golden Retriever, Dachshund, Collie, Bulldog Inglês, Beagle.

Agora é só ir ao encontro do seu! Abra a porta de casa e o seu coração para a adoção, mas lembre de guardar bem  os  sapatos, afinal que filhote de cachorro resiste a tentação de correr pela casa com um chinelo na boca? Eu avisei!

4 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Todos os comentários estão sujeitos a aprovação, para evitar que qualquer conteúdo impróprio, ilegal ou ofensivo seja publicado. O preenchimento do Nome e E-mail são obrigatórios.

Sônia Freire

Gostaria de adotar um cachorro para minha neta ela tem 5 anos e me pede todo dia como ela mora comigo penso em adotar um moro em apartamento eu e ela só o pai vive viajando é quem tem a guarda dela como ele mora comigo também e vive viajando gostaria de uma sugestão uma opeção sem muito custo. Muito obrigado

Responder
Dayane Burgos

Olá, Sônia.

Pelo que entendi do seu comentário, você gostaria de uma sugestão de raça para ter dentro de um apartamento e que não tenha tantos custos, correto?

Bom, um cachorrinho, independente de qual raça ele for, vai precisar tomar as vacinas adequadas de acordo com a idade e carteirinha de vacinação (mas não se preocupe, muitas das vacinas são anuais, ou seja, são dadas uma vez por ano, então não são grandes gastos frequentes).
Uma ótima opção para quem mora em apartamento são:
– Lhasa Apso: é uma raça bem brincalhona, além disso demora um tempo para crescer (mesmo na velhice permanece com um espírito vivo de filhote);
– Shih Tzu: é um cachorro bem carinhoso e alegre. Sua barbinha faz com que ele se pareça um velhinho sábio (é a coisa mais fofa desse mundo)
– Boston Terrier: além de gentil, o cachorrinho é muito inteligente e jovial. Adora brincar, mas requer cuidado com atividades físicas que demandam muito esforço.
– Vira lata de porte pequeno: por morar em apartamento, cachorros grandes não são os mais adequados. Os vira-latas, se forem pegos desde pequenos, são cães adoráveis de se criar para muitos anos da vida.
– Poodle: é uma raça elegante e harmoniosa. Sua pelagem encaracolada o tornam raças reconhecíveis em qualquer lugar.
– Yorkshire: adoram brincar, e com toda a certeza se darão muito bem com a sua netinha. Eles adoram um mimo! Não crescem muito e não pesam mais de 4kg.

Os cachorros pequenos são os mais indicados para quem mora em apartamento, Sônia. Mas independente de sua raça, todos são adoráveis, basta tratá-los com muito carinho e amor. Boa sorte, Sônia. Tenho certeza de que sua neta vai amar qualquer bichinho que você der para ela.

Jordana Scussel

Adoreiiiii!!! Adotei uma gatinha há 5 meses e é a alegria da casa!! Beijos

Responder
Israel Degasperi

Obrigado pelo comentário Jordana, e parabéns pela atitude de adotar sua gatinha!