4 dicas para escolher uma das casas para alugar em Bangu no RJ

4 dicas para escolher uma das casas para alugar em Bangu no RJ

Viva Real Publicado em 12/01/2017
Tempo de leitura 5 min

Bangu tem sua história entrelaçada à construção da Fábrica de Tecidos Bangu, em meados de 1893. Mais de 120 anos depois, a produção têxtil deu lugar a um conglomerado de lojas e extensa área residencial, transformando essa região em uma das favoritas para quem procura casas para alugar em Bangu.
Bairro da Zona Oeste do Rio de Janeiro, Bangu possui um vasto território que abriga cerca de 240 mil habitantes. Considerada predominantemente de classe média, a região é uma das mais populosas do Rio e já teve moradores célebres como o jogador Garrincha e o cantor MC Marcinho.
Inaugurado em 1878, o Ramal Ferroviário de Santa Cruz também foi de enorme importância para o crescimento e urbanização de Bangu e demais bairros da Zona Oeste da cidade. Esse crescimento proporcionado pela maior facilidade de acesso ao bairro trouxe os primeiros empreendimentos da região, responsáveis por tornar Bangu um bairro desenvolvido e ainda em expansão.
Criado para acomodar os trabalhadores da Fábrica de Tecidos Bangu, as primeiras casas construídas no Bairro tinham um estilo inglês e foram financiadas pelos donos da fábrica,  que possibilitaram melhoria na qualidade de vida dos trabalhadores e de suas famílias.
Ainda hoje é possível ver algumas dessas construções que foram preservadas pelo tempo ou tombadas como patrimônio histórico. A Fábrica deu lugar ao Shopping Bangu, um dos mais famosos da região, que ainda possui todo o charme do século XIX.
Se você procura casas para alugar em Bangu e quer saber mais sobre a região, confira nossas dicas que vão ajudá-lo a escolher o melhor imóvel.

1. Comércio

O bairro possui um forte e diversificado comércio, que conta com grandes polos como o Bangu e o Real Shopping, além de calçadões e 13 áreas predominantemente comerciais.
O Bangu Shopping foi inaugurado em 2007 no mesmo local onde funcionava a Fábrica de Tecidos Bangu. Mas antes de dar lugar ao maior shopping do bairro, a antiga fábrica também teve um papel importante na história do futebol no Brasil.
A história conta que foi nas imediações da fábrica que aconteceu o primeiro jogo não oficial de futebol no Brasil. O grande responsável pelo feito foi Thomas Donohoe, operário escocês que veio para o Brasil para trabalhar na fábrica. O então morador de Bangu trouxe algumas bolas de seu país e apresentou o esporte, famoso na Grã Bretanha, aos demais colegas de trabalho e amigos.
Apesar de não ser considerada pela história brasileira do futebol, mesmo com farta documentação comprovando o feito, como o primeiro jogo de futebol no Brasil (a versão oficial indica Charles Miller como o introdutor do esporte no país), sem dúvidas, Bangu entrou para história.
A construção foi tombada em 2000 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e continua sendo apreciada pelos visitantes e moradores que passeiam pelo Bangu Shopping.

2. Lazer e cultura

O Bairro também é sede de um dos mais antigos e tradicionais clubes fluminense, o Bangu Atlético Clube. Com alguns títulos em mãos, como o de Campeão Carioca (1933 e 1966) e Vice Campeão Brasileiro (1985), o time que tem o mesmo nome do bairro é uma dos grandes orgulhos da população.
Se no futebol o bairro faz bonito, no samba ele não deixa nada a desejar. Sede das escolas de samba Unidos de Bangu e Unidos da Vila Kennedy, o local também abriga os blocos Boêmios de Vila Aliança, Grilo de Bangu e Amizade da Água Branca, que agitam o carnaval carioca.
A região também conta com o Cine Arte Bangu, Parque Estadual da Pedra Branca, Lona Cultural Hermeto Pascoal e o Cassino Bangu. Além, claro, de inúmeros restaurantes e bares que transformam a noite de Bangu em uma das mais agitadas da cidade.

3. Casas para alugar

Por ser um bairro grande, o que não falta são opções de casas para alugar em Bangu. Conheça algumas das ruas que oferecem essa opção:

Rua Doze de Fevereiro

Próximo ao Bangu e ao Real Shopping, a Rua Doze de Fevereiro possui  um comércio variado que abrange restaurantes, sebos e cartórios. A área é bastante arborizada e tranquila, ideal que para quem vai se mudar com a família.

Rua Abaeté

Nessa rua podemos encontrar o Colégio e Curso Miguel couto, supermercados, bancos 24h, bares e lanchonetes. A Rua Abaeté é predominantemente residencial, bastante arborizada e limpa.

Rua Boiobi

Essa rua oferece aos moradores opções diversificadas de comércio, como lanchonetes,  postos de combustível, pizzarias, churrascarias, academias, bares, padarias e pet shops, além da  Escola Municipal Leonardo Da Vinci. A Rua Boiobi é extensa e arborizada, com predominância de casas.

Rua Francisco Real

Principal via de acesso ao Real Shopping e próxima ao Bangu Shopping,  essa rua possui grande variedade comercial,  bancos, bares, restaurantes,  pizzarias e sorveterias,  além de abrigar a piscina do Bangu Atlético Clube. Essa região é muito movimentada com grande fluxo de carros e pedestres.

 4. Valores de casas para alugar em Bangu

O valor de aluguel nessa região pode variar entre R$ 350 em áreas mais periféricas do bairro e R$ 1,8 mil em ruas mais movimentadas e com grande variedade comercial. Antes de fechar um contrato certifique-se de que você olhou todas as opções disponíveis de casas para alugar em Bangu.
Você já visitou esse bairro do Rio de Janeiro? O que acha de morar em Bangu? Conta pra gente nos comentários!