6 vantagens de ter um imóvel em Rio Claro

6 vantagens de ter um imóvel em Rio Claro

Viva Real Publicado em 20/10/2016
Tempo de leitura 4 min

A correria, insegurança e o trânsito das grandes cidades têm desanimado alguns moradores da capital de São Paulo. Em busca de qualidade de vida, essas pessoas estão cada vez mais se mudando para cidades do interior. Um imóvel em Rio Claro é uma forma de equilibrar a tranquilidade de um município relativamente pequeno com outras vantagens que a região possui.
Pensando nos novos residentes de Rio Claro, selecionamos seis vantagens de ter uma casa ou apartamento na localidade. Confira!
 

1. É um dos melhores lugares para viver

O ranking estadual do IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) é responsável por divulgar as maiores qualidades de vida da cidade. No ano de 2015, Rio Claro apresentou um índice de desenvolvimento considerado muito alto.
Os residentes de imóveis em Rio Claro apresentaram um alto padrão de longevidade e renda. A educação também atingiu pontos elevados. Estima-se que em 2010, mais de 92% da população entre 6 e 17 anos cursando o ensino básico
Todos esses indícios levou à cidade a ser considerada pelo ranking a 19ª melhor cidade para se viver no estado de São Paulo.
 

2. O imóvel em Rio Claro é mais barato

Quem possui uma casa ou apartamento na cidade tem a vantagem de um custo de vida mais baixo do que na capital do estado e regiões metropolitanas.
O preço dos imóveis em Rio Claro (contando aluguel, condomínio e valor de venda), chegam a custar 50% menos do que em São Paulo.
Para quem possui filhos em idade escolar, é importante saber que as mensalidades no município têm o valor de até 30% menos.

3. Ares de interior

O que atrai muitos residentes à região é a tranquilidade de morar no interior. Em Rio Claro, há diversos parques, praças e bosques que convidam para um piquenique no fim do dia ou uma caminhada matinal. Entre eles estão o Horto Florestal, o Parque dos Imigrantes Italianos, a Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade e o Parque Ecológico Cantagalo
Você já imaginou deixar o carro de lado e se deslocar pela cidade pedalando? Pois saiba que o relevo do município é ideal para usar a bicicleta como meio de transporte. A região possui 20 km de ciclovias conectando os bairros em suas avenidas principais. É por isso que Rio Claro possui uma das maiores frotas de bicicletas por habitante do país.
 

4. Boas universidades e escolas

Grande parte das pessoas que se mudam para Rio Claro são estudantes em busca de uma formação universitária de qualidade. Segundo estimativas, atualmente há oito mil alunos de ensino superior na cidade.
A principal instituição de ensino da região é a Universidade Estadual Paulista, a Unesp. No campus ficam os institutos de geociência, ciências exatas e biociência. Além dela, o município possui oito faculdades particulares e o melhor colégio público do estado de São Paulo, a Escola Técnica Estadual Armando Bayeux da Silva emprega 70% de seus formandos.
Para os alunos mais novos, também há opções de escolas em Rio Claro. Entre as particulares estão o Colégio Puríssimo Coração de Maria, Colégio Koelle, Colégio Claretiano e o Colégio Objetivo.
 

5. Diversas opções culturais

Os que decidem morar em Rio Claro podem desfrutar de múltiplas opções culturais por toda a cidade. Veja os principais estabelecimentos que podem ser frequentados por quem procura conhecimento:

  • Museu da Energia
  • Museu de Geologia da UNESP
  • Museu Theodor Koelle
  • Museu do Eucalipto
  • Museu Histórico e Pedagógico Amador Bueno da Veiga
  • 2 teatros
  • 8 bibliotecas públicas
  • Diversas livrarias
  • 1 centro cultural
  • Cinemas
  • Pinacoteca Municipal
  • 6. Uma cidade jovem

    Os universitários são responsáveis pela vida noturna em Rio Claro. Com diversos estudantes, é de se esperar que a cidade tenha uma cena agitada de bares e boates. Nas redondezas, os moradores aproveitam estabelecimentos como o Big Bar, Rock República, Bar do Santis, Bar do Baixinho, Bar 3 Tocos, Bar Zona da Mata, Bar da Figueira, Bar do Nelson, Coxinha´s  Cup, BR11, Madalena Live Music, entre inúmeros outros.O carnaval da cidade também agita as seus bairros. Com desfiles de escolas de samba e blocos de rua, a festa é uma das mais populares do interior de São Paulo.
    Rio Claro é feita para todos os tipos de pessoas, das calmas às baladeiras. Escolha o seu ponto preferido do município e veja o que ele tem para oferecer.
    Você já visitou Rio Claro? Gostaria de morar na cidade? Comente!