A boêmia Vila Madalena: onde São Paulo se encontra

A boêmia Vila Madalena: onde São Paulo se encontra

Viva Real Publicado em 17/10/2016
Tempo de leitura 5 min

A Vila Madalena é um dos bairros mais agitados da cidade de São Paulo. Carinhosamente apelidada de Vila Madá, a região é conhecida pelo grande número de bares espalhados por suas ruas. Uma caminhada durante a noite e dá para ver a agitação. São mesas e mais mesas nas calçadas regadas a cerveja e conversas entre jovens. Quando não dá para sentar tem gente que fica em pé mesmo. Dá também para escutar diversos sotaques e outros idiomas entre um papo e outro, o que só comprova a fama da Vila Madalena pelo mundo a fora como um dos melhores lugares para a boemia.
Não é apenas durante a noite que a Vila Madalena tem movimento. De dia as pessoas que moram ou trabalham na região frequentam os restaurantes e as galerias de arte, livrarias e cafés. Se quando anoitece os petiscos tomam conta das mesas, no almoço dá para encontrar gastronomia oriental, francesa, espanhola e de outros lugares do país e do mundo. Antes de se tornar a Vila Madá, tão querida pelos paulistanos e turistas boêmios, a região tem uma história curiosa que envolve até bairros vizinhos.

A Madalena que dá nome à Vila

A história da Vila Madalena pode ser contada durante um passeio pelas ladeiras do bairro admirando a cultura urbana que a caracteriza. Madalena, como contam alguns moradores mais antigos da região, seria o nome de uma das três filhas de um português dono de terras do bairro. As outras se chamariam Ida e Beatriz. As meninas seriam a inspiração para os nomes dos bairros Vila Ida, Vila Beatriz e Vila Madalena. Antes de ser conhecida pelo nome atual, a Vila Madalena se chamava Vila dos Farrapos, por volta de 1910.
A ocupação no bairro começou a acontecer de fato após a instalação de uma linha de bonde na região. Com o transporte começaram a chegar padeiros, sapateiros, açougueiros e pessoas que trabalhavam com vários tipos de serviços. A maioria deles eram portugueses. O bairro ainda tinha muito a desenvolver, tanto que só começou a ter ruas asfaltadas na década de 1950. Além de um passeio, a conversa sobre a história da Vila Madalena rende bastante no fim do dia, já na mesa do bar.

A Madalena que conhecemos hoje

Atraídos pelos preços dos aluguéis e proximidade com a Universidade de São Paulo (USP) e o bairro de Pinheiros, estudantes e professores escolheram a Vila Madalena para morar na década de 70 após o fechamento do Conjunto Residencial da USP (CRUSP). Nesse período foram criadas várias repúblicas estudantis na região. É por volta dessa época que a Vila Madalena começa a ter a presença de intelectuais e se caracteriza como um bairro boêmio.
Os nomes das ruas da Vila Madá seriam uma herança dessa década. Purpurina, Wisard, Harmonia e Girassol são nomes diferentes dos encontrados em outras regiões. Eles teriam sido dados como uma forma de quebrar a tradição de homenagear autoridades públicas. Os bares e restaurantes começaram a surgir na década de 1980, oficializando assim a agitada vida noturna pela qual a localidade ganha fama.
Em 1998, o bairro ganhou uma estação de metrô. A estação Vila Madalena é o último ponto da linha verde no sentido oeste. Quem embarca nela pode ir até a Vila Prudente, na zona Sul de São Paulo. A linha verde do metrô é a responsável por atender a avenida Paulista, a principal da cidade, com as estações Consolação, Trianon-Masp e Brigadeiro. Há também um terminal de ônibus ao lado da estação Vila Madalena que atende toda a  região.

Beco do Batman

Além da conhecida vida noturna em bares e restaurantes, a arte ganha espaço na Vila Madalena. É comum encontrar muitas lojas com produtos artesanais pelas ladeiras do bairro. São galerias e ateliês que chamam a atenção de quem passeia tanto para comprar quanto para dar “só uma olhadinha” e admirar o trabalho dos artistas locais. Mas na Vila a arte não está apenas dentro das lojas.

O Beco do Batman é uma famosa rua de grafites pintados nos muros. Todo o trabalho dos grafiteiros está a céu aberto. O Beco na verdade é a rua Gonçalo Afonso. Ele se popularizou como Beco do Batman porque na década de 1980 uma imagem do herói dos quadrinhos e do cinema surgiu em seus muros. Desde essa época diversos grafiteiros expõem seu trabalho na área, dando para a Vila Madalena um toque também urbano.

Você já conhece a Vila Madalena? O Chef’s Club mostra para você o que tem de bom pela região. O clube de descontos em restaurantes reúne o melhor da gastronomia.

Acesse https://www.chefsclub.com.br/experimente e ganhe 30 dias de descontos nos melhores restaurantes do bairro. Conheça os restaurantes da Vila Madalena acessando Chef’s Club – Vila Madalena. Após se cadastrar e aproveitar o mês, você ganha 15% de desconto na assinatura anual do Chef’s Club e 5% de desconto em cima desse valor caso o pagamento seja feito à vista. É só clicar em https://www.chefsclub.com.br/desconto/vivareal. As promoções valem apenas para um CPF. Depois de explorar a Vila Madá conte a sua experiência nos comentários!