bairros de campinas

Bairros de Campinas: conheça os melhores para morar

Viva Real Publicado em 29/03/2024
Tempo de leitura 9 min

Município mais populoso do interior paulista e do interior do Brasil, Campinas é uma cidade que se destaca por ser uma excelente opção para morar relativamente próximo à São Paulo, mas fugindo da agitada metrópole — e os bairros de Campinas são incríveis!

Cada um com suas características únicas, os bairros da cidade contribuem para a identidade multifacetada da região.

Ao percorrer as ruas da cidade, é possível descobrir uma verdadeira tapeçaria urbana que reflete a diversidade, desde o agito cultural do Cambuí até a tranquilidade arborizada do Jardim Flamboyant.

Está pensando em investir em um imóvel na região, mas ainda não sabe qual dos bairros de Campinas é o lugar ideal para você? Veio ao lugar certo!

O Viva Real preparou um guia completo sobre os bairros desse município paulista, destacando suas características e vantagens.

Acompanhe o artigo abaixo para saber mais; boa leitura!

Barão Geraldo é uma das maiores regiões de Campinas e abriga uma série de opções de lazer: separamos 5 delas aqui no blog, confira!

Quais são os melhores bairros de Campinas?

Com os mais variados tipos de bairros, Campinas possui regiões que se destacam na qualidade de vida, na infraestrutura e, claro, na sua identidade única.

Separamos aqui os melhores bairros de Campinas para morar, para você conhecer, explorar, e começar sua busca por imóveis na cidade.

Confira:

Taquaral

Conhecido pela sua localização privilegiada às margens da Lagoa do Taquaral, na Zona Leste da cidade, o Taquaral oferece uma experiência residencial única: a vasta área verde é local para caminhadas, corridas, ciclismo e atividades ao ar livre.

O Taquaral também possui uma infraestrutura completa: comércios locais, escolas de qualidade e serviços essenciais estão presentes, proporcionando conveniência aos residentes.

Apesar de sua atmosfera tranquila, o Taquaral está estrategicamente localizado, permitindo fácil acesso ao centro de Campinas. Isso significa que os moradores podem desfrutar da tranquilidade do bairro sem sacrificar a proximidade com as comodidades urbanas.

Cambuí

O Cambuí é conhecido por sua cena cultural vibrante e por ser um polo gastronômico: as ruas são repletas de restaurantes, cafés, bistrôs e espaços culturais, proporcionando uma variedade de opções para quem aprecia boa comida e entretenimento.

O bairro abriga butiques de grife, lojas sofisticadas e centros comerciais que oferecem produtos de alta qualidade; além disso, a vida noturna no Cambuí é animada e diversificada, com uma variedade de bares, pubs e casas noturnas.

Vale destacar que o Cambuí é lar de residências de alto padrão, incluindo apartamentos luxuosos e casas elegantes.

Ainda, a localização estratégica do Cambuí permite fácil acesso ao centro de Campinas e a outras regiões da cidade — o bairro fica na região central, próximo a bairros como Bosque e Guanabara.

Centro

Edifícios históricos, como a Catedral Metropolitana e o Palácio dos Jequitibás, contam a história da cidade e conferem uma atmosfera única ao bairro central de Campinas, o coração do município no interior de São Paulo.

O Centro abrange desde prédios residenciais modernos até casarões históricos convertidos em moradias. 

Essa diversidade oferece opções para diferentes perfis de residentes, incluindo aqueles que buscam o charme de uma residência histórica e os que preferem a praticidade de um apartamento contemporâneo.

Apesar de sua herança histórica, o Centro possui uma infraestrutura moderna, com escolas, centros de saúde e outros serviços essenciais.

Ainda, com opções de transporte público e proximidade com rodoviárias e estações de trem, a mobilidade é uma vantagem para os moradores.

São Bernardo

Com muitas áreas verdes e um ambiente bem típico de cidade de interior, o bairro de São Bernardo conta até com feiras livres nos finais de semana!

A região é conhecida por receber os mais variados perfis de moradores, uma vez que sua infraestrutura completa garante qualidade de vida, muitas opções de comércio e serviços, além de mobilidade facilitada às demais áreas da cidade.

As diversas áreas verdes de São Bernardo também destacam a região como uma boa opção para quem quer morar em locais arborizados, com praças e atividades que valorizam a natureza.

O bairro de São Bernardo fica na região sul de Campinas, que sedia o aeroporto de Viracopos.

Jardim Chapadão

O Jardim Chapadão é predominantemente residencial, oferecendo uma atmosfera tranquila e familiar: suas ruas arborizadas e a presença de praças e parques contribuem para um ambiente propício para famílias e moradores que buscam tranquilidade.

Ainda, o bairro conta com uma infraestrutura completa, incluindo escolas, creches, supermercados e comércios locais.

A localização estratégica do Jardim Chapadão permite fácil acesso a outras regiões de Campinas, proporcionando mobilidade aos moradores. Além disso, a proximidade com vias importantes facilita o deslocamento para o centro da cidade e áreas comerciais.

Vale destacar que o Jardim Chapadão é considerado um bairro seguro da cidade, o que pode ser atrativo para quem valoriza um ambiente residencial com segurança.

Parque Prado

O Parque Prado é conhecido por seu compromisso com a sustentabilidade e a qualidade de vida: planejado para oferecer espaços verdes, ciclovias e áreas de lazer, o bairro incentiva um estilo de vida ativo e saudável.

As ruas largas, arborizadas e bem distribuídas contribuem para um ambiente mais organizado e agradável, destacando o Parque Prado como uma verdadeira joia da cidade de Campinas.

Ainda, o bairro conta com uma infraestrutura moderna, incluindo escolas de qualidade, centros de saúde, comércios locais e opções de lazer. 

Vale destacar que o Parque Prado oferece uma variedade de opções residenciais, desde casas espaçosas até apartamentos modernos. 

Mansões Santo Antônio

bairros de campinas: Mansões Santo Antônio

Este bairro, situado em uma região estratégica da cidade (na região leste, próximo a importantes centros comerciais), oferece uma gama variada de serviços, espaços comerciais e opções de lazer.

O bairro é uma mistura de opções residenciais e comerciais. Além de condomínios, há também áreas destinadas a empreendimentos comerciais e empresariais, contribuindo para uma atmosfera dinâmica.

Mansões Santo Antônio, ainda, oferece uma vida noturna ativa, com uma variedade de bares, restaurantes e cafés: moradores podem desfrutar de opções gastronômicas diversificadas e momentos de lazer após o expediente!

Vale mencionar também que a região conta com praças, parques e áreas de lazer, proporcionando espaços para atividades ao ar livre, prática de esportes e momentos de relaxamento em meio à natureza.

Vila Itapura

Morar em Vila Itapura, em Campinas, proporciona uma experiência residencial marcada pela proximidade com o centro da cidade, comércios locais variados e uma atmosfera tranquila. 

Este bairro é conhecido por suas ruas arborizadas, preservação do charme histórico e pela conveniência oferecida aos seus moradores. 

O bairro conta com um comércio local diversificado, incluindo padarias, mercados, farmácias e pequenos estabelecimentos comerciais: essa variedade oferece aos moradores a conveniência de encontrar o que precisam nas proximidades.

Ainda, Vila Itapura preserva algumas construções históricas e casarões que adicionam um toque de charme arquitetônico. 

Bosque

Morar no bairro Bosque, em Campinas, é experimentar uma atmosfera tranquila, cercada por áreas verdes e uma localização estratégica.

O bairro mantém uma atmosfera predominantemente residencial, com ruas arborizadas e um ambiente acolhedor — essa característica torna o bairro uma escolha atrativa para famílias que buscam um local tranquilo para chamar de lar.

Ainda, Bosque conta com comércios locais, como padarias, mercados e farmácias, atendendo às necessidades cotidianas dos moradores; embora não seja um polo comercial, a presença desses estabelecimentos oferece praticidade aos residentes.

É importante ressaltar que o Bosque está estrategicamente localizado bem no centro da cidade, e essa proximidade facilita o deslocamento para o trabalho, estudos e outras áreas da cidade.

Procurando pelo imóvel ideal em Campinas? O Viva Real possui os melhores anúncios da região: confira nossas oportunidades de casas à venda na cidade!

Seu imóvel dos sonhos em Campinas está no Viva Real

Hoje, você conferiu uma lista com os melhores bairros de Campinas, regiões estas que formam o mosaico diversificado que compõem a cidade mais populosa do interior paulista.

Cada um dos bairros da cidade contribui para a riqueza cultural e social da região, que encanta visitantes que acabam se apaixonando pela cidade — e tornando Campinas seu lar.

Se você é uma das pessoas que pensa em se mudar para a cidade, saiba que seu imóvel dos sonhos te espera no Viva Real: confira as opções de aluguel e venda aqui no site!

Dúvidas frequentes

Confira ainda nosso FAQ sobre os bairros de Campinas:

Quantos bairros têm em Campinas?

quantos bairros tem em Campinas

O município de Campinas tem o impressionante número de 470 bairros!

A cidade é dividida em seis regiões (Norte, Sul, Leste, Sudoeste, Noroeste e Centro) e possui 6 distritos:

  • Sousas;
  • Ouro Verde;
  • Barão Geraldo;
  • Joaquim Egídio;
  • Campo Grande;
  • Nova Aparecida.

Qual é o bairro mais populoso de Campinas?

A região de Campo Grande abriga os bairros mais populosos de Campinas, e é considerada a área mais famosa da cidade.

Qual o bairro mais perigoso de Campinas?

A região de Ouro Verde é considerada uma das mais perigosas de Campinas, o que acende um alerta para bairros presentes nesta região.

Quer conferir mais conteúdos como este? Acesse o blog do Viva Real.