Bela Vista: uma mini São Paulo dentro da capital

Bela Vista: uma mini São Paulo dentro da capital

Viva Real Publicado em 18/10/2016
Tempo de leitura 5 min

Um passeio pela Bela Vista poderia mostrar a um turista um resumo do que é a cidade de São Paulo. O distrito localizado no centro é um dos mais plurais da capital. Diversão, cultura e economia se concentram nessa região que é a explicação viva de porque São Paulo nunca dorme: a movimentação não para durante as 24h do dia de qualquer dia da semana. As pessoas ocupam os grandes prédios comerciais pela manhã e tarde. Quando chega a noite, os bares e restaurantes ficam cheios.

Avenidas e ruas famosas de São Paulo estão na Bela Vista. A principal delas é a avenida Paulista, conhecida nacionalmente como o coração financeiro da capital e do Brasil. Diversas estações de metrô também estão no bairro, que por ser central torna fácil o acesso para diferentes regiões da cidade. Tem quem ande por ruas da Bela Vista e escute as pessoas falando que ali é o bairro do Bixiga. Na verdade, o Bixiga é um bairro que faz parte do distrito. Nele se concentra boa parte da vida boêmia da região.

Cultura e Gastronomia na Bela Vista

O distrito da Bela Vista é famoso pela grande quantidade de cantinas italianas e restaurantes de culinária nordestina. Durante a sua formação, a região recebeu diversos imigrantes italianos e famílias que deixaram o Nordeste para morar em São Paulo. Um dos maiores eventos de rua da cidade acontecem na Bela Vista. Herança dos imigrantes italianos, todo ano é realizada a Festa de Nossa Senhora Achiropita. Durante a celebração religiosa, a gastronomia italiana toma conta das ruas junto a brincadeiras para crianças.

A Bela Vista também é conhecida pela intensa vida cultural. Teatros famosos da cidade estão no bairro. O Teatro Gazeta chama logo a atenção por conta da localização na avenida Paulista. Já quem mora, costuma andar ou acompanhar a vida artística da cidade por lá, conhece os Teatros Ruth Cardoso, Renault (antigo Teatro Abril), Sérgio Cardoso e uma infinidade de outros palcos famosos na Bela Vista. A região tem espaço para a apresentação dos diversos grupos da cidade e de fora. Os teatros do distrito por si só formam um grande grupo de pontos turísticos , por conta das suas histórias e arquiteturas.

Ruas e avenidas famosas

A avenida Paulista é uma grande conhecida do Brasil. Nela se concentram os escritórios de grandes empresas, o que a torna o centro econômico do País. A Paulista também é palco de diversos movimentos. Os compradores encontram nela diversos shoppings, que se misturam com os escritórios. Por conta da extensão, a Paulista não se concentra apenas na Bela Vista.

Cortando o coração econômico do Brasil está a Avenida Brigadeiro Luís Antônio, ou simplesmente Brigadeiro, como costumam falar os paulistanos e as pessoas de fora que moram em São Paulo. Além de ser o endereço do antigo Teatro Abril, a Brigadeiro é uma das principais ligações entre o centro e a Zona Sul, onde fica o Parque do Ibirapuera. Outra importante avenida é a 9 de Julho, que facilita a ligação com a Marginal Pinheiros.

No extremo do distrito da Bela Vista está o Corredor Norte/Sul, fazendo parte dele a avenida 23 de Maio. A via é uma das principais para a sair da cidade de São Paulo e para acessar o Aeroporto de Congonhas. Em oposição a 23 de Maio, no outro extremo da Bela Vista, já começa o distrito da Consolação com as ruas Augusta e Frei Caneca. As duas são conhecidas pela agitação noturna e são o reduto de diversão para os baladeiros da região.

Pontos Turísticos

São Paulo é conhecida no Brasil não só como a Terra da Garoa, mas também como a capital do Brasil que tem muitos museus. Na Bela Vista está o mais famoso do País, o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateubriand, popularmente conhecido por sua sigla MASP. Atualmente ele é considerado o mais famoso do Hemisfério Sul, por ter mais de 8 mil peças em seu acervo que remontam a história do Ocidente.

Por trás do MASP se encontra o Mirante 9 de Julho. Além de oferecer uma vista da cidade, neste ponto turístico são realizadas atividades culturais gratuitas, na maioria das vezes com diferentes ritmos musicais, misturadas à gastronomia. No dia a dia, o Mirante fica aberto ao público que procura um lugar para conversar, comer e curtir a cidade.

Para quem quer caminhar ao ar livre, a Escadaria do Bixiga e a Praça Don Orione são boas opções. Nesse último acontece a Feira de Antiguidades do Bixiga todos os domingos, onde são vendidos livros, vinis e câmeras. Outro local para visitar é a própria Paróquia Nossa Senhora Achiropita. No meio do passeio quando der vontade de comer, não faltarão opções pelas ruas do bairro.

Você já conhece a Bela Vista? O Chef’s Club mostra para você o que tem de bom pela região. O clube de descontos em restaurantes reúne o melhor da gastronomia. Acesse https://www.chefsclub.com.br/experimente e ganhe 30 dias de descontos nos melhores restaurantes do bairro. Conheça os restaurantes da Bela Vista acessando Chef’s Club – Bela Vista. Após se cadastrar e aproveitar o mês, você ganha 15% de desconto na assinatura anual do Chef’s Club e 5% de desconto em cima desse valor caso o pagamento seja feito à vista. É só clicar em https://www.chefsclub.com.br/desconto/vivareal. As promoções valem apenas para um CPF. Depois de explorar a Bela Vista conte a sua experiência nos comentários!