cidades históricas de Minas Gerais

11 cidades históricas de Minas Gerais para viajar!

Viva Real Publicado em 23/01/2024
Tempo de leitura 7 min

Nosso país é repleto de cultura e cada estado tem o seu contexto, moldado por anos, refletindo nossos costumes e tradições: e as cidades históricas de Minas Gerais são um bom exemplo disso!

Essa é uma região do Brasil considerada o coração da nossa história, abrigando um tesouro de cidades que preservam os encantos e costumes de épocas passadas.

Quando se conhece esses destinos, os visitantes contam com a oportunidade de mergulhar em um rico período colonial, de arquitetura magnífica e belezas que só Minas Gerais é capaz de proporcionar.

Além disso, a culinária única da região é um espetáculo à parte, não é mesmo?

Se você está pensando em visitar essa parte do Brasil e ir além da sua capital e do conhecido Triângulo Mineiro, nossa lista de recomendações vai te ajudar!

Separamos 11 cidades históricas de Minas Gerais para visitar com a família e amigos e conhecer um pouco mais sobre a construção do nosso país, da perspectiva de um dos estados mais amados do Brasil.

Acompanhe até o final e boa leitura!

Confira também algumas ruas perto de bares para alugar apartamentos em Belo Horizonte: acesse nosso conteúdo aqui no blog.

Quais as principais cidades históricas de Minas Gerais? Conheça 11 delas!

Conhecer as cidades históricas que ficam em Minas Gerais é mais do que fazer uma viagem comum: é como ser transportado através do tempo, voltando muitos anos em uma época em que o Brasil era muito diferente em arquitetura e arte.

Em cidades como essas da região mineira, você encontra belíssimos casarões datados, igrejas exuberantes e um berço de cultura que não se vê em outro lugar do Brasil — e nem do mundo!

Separamos uma lista com as principais cidades históricas de Minas Gerais para incluir no seu próximo roteiro de viagens:

Barão de Cocais: arqueologia e pinturas milenares

A cidade de Barão de Cocais é perfeita para conferir de perto detalhes da história como não costumamos ver: isso é possível visitando o Sítio Arqueológico da Pedra Pintada, que reúne pinturas de mais de 6 mil anos!

Essa cidade fica a apenas 95 km da capital Belo Horizonte, e conta ainda com ricas igrejas como o Santuário de São João Batista, com a imagem do santo assinada por Aleijadinho e que é importante ponto turístico da região.

Catas Altas: na rota dos caminhos coloniais

Essa pérola escondida entre as montanhas mineiras foi um importante caminho na época do Brasil Colônia, que recebia grande movimentação de escavadores que extraíam ouro na região — um berço cultural do Brasil!

A Capela de Santa Quitéria é um dos principais lugares para se visitar na cidade, bem como as trilhas que levam às cachoeiras locais e promovem uma experiência serena da flora mineira.

Congonhas: Patrimônio Cultural da Humanidade

Sim, a cidade de Congonhas tem esse título reconhecido pela Unesco desde a década de 80, fazendo jus à história e à influência cultural que a região tem sobre o país.

Em Congonhas, o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos é uma visita imperdível, com mais trabalhos de Aleijadinho; além disso, o Museu de Congonhas é um dos maiores museus a céu aberto da América Latina, e promove uma experiência incomparável.

Diamantina: a beleza das construções barrocas

Diamantina Minas Gerais cidade histórica

Outro Patrimônio Cultural da Humanidade em terras mineiras, a cidade de Diamantina é famosa pela descoberta de pedras preciosas: mas não é só isso que a cidade tem a oferecer em termos de história e cultura!

Encante-se pelas ruas de pedras e iluminadas à moda antiga, com lampiões, além das igrejas barrocas que são grande símbolo na arquitetura local — tudo isso cercado pela Serra do Espinhaço, a impressionante cordilheira de Minas Gerais.

Mariana: a primeira capital de Minas Gerais

Do ladinho da famosa Ouro Preto fica a encantadora cidade de Mariana, primeira cidade do estado e que conta com um traçado urbanístico projetado dentro dos moldes do Brasil colonial, um rico reflexo da história do país.

Lá é possível visitar todo o centro histórico que permanece preservado, incluindo a belíssima Basílica São Pedro dos Clérigos e o Museu Casa Alphonsus de Guimarães.

Nova Lima: encantos cercados de belas montanhas

Repleta de construções históricas, mais obras de Aleijadinho e a famosa Rua Zigue-Zague, a cidade de Nova Lima é um refúgio bem próximo da capital mineira, com muitas opções de trilhas, parques e mirantes.

Ainda, o Teatro Municipal é uma visita impressionante da arquitetura art déco, bem como a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar, importante cartão postal da cidade.

Ouro Branco: berço da Coroa Portuguesa no Brasil

Ouro Branco foi uma importante região do país na época do Brasil Colônia: hoje patrimônio histórico, a Casa Tiradentes, que fica na cidade, era onde a monarquia cobrava o imposto sobre o ouro extraído da região.

Lá é possível conhecer todo o contexto histórico da época, bem como visitar igrejas que guardam as obras de Aleijadinho e Mestre Ataíde, grandes nomes da arte nacional.

Ouro Preto: arquitetura e arte dos bandeirantes

Ouro Preto - Minas Gerais

Construída pelos bandeirantes no século XVII, a cidade de Ouro Preto é outro Patrimônio Cultural da Humanidade em território mineiro, e é a maior concentração da cultura do período colonial do país.

Vale a pena conhecer os museus da Inconfidência e da Mineralogia, bem como o Teatro Municipal de Ouro Preto, que é o teatro mais antigo em funcionamento no Brasil.

Sabará: igrejas da época do ciclo do ouro

Com construções centenárias e barrocas, a cidade de Sabará é imperdível para quem busca saber mais sobre a história do Brasil e a forte influência da religião católica na nossa cultura.

As ruínas da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e a Matriz de Nossa Senhora da Conceição são paradas obrigatórias na região.

São João del-Rei: a terra onde os sinos falam

Os encantos históricos da cidade de São João del-Rei são cercados pela Mata Atlântica e pelas diversas montanhas e cachoeiras da região, resultando em paisagens de tirar o fôlego.

Essa é a cidade onde Tiradentes nasceu, além de ser abrigo do Museu Ferroviário e do passeio tradicional do Maria Fumaça, com destino à cidade próxima (que vamos falar a seguir!).

Tiradentes: símbolo da Inconfidência Mineira

Levando o nome do herói de um dos acontecimentos mais históricos do estado de Minas Gerais, a cidade de Tiradentes é um local pequeno e cheio de charme que atrai muitos visitantes o ano todo.

Vale a pena o passeio de charrete no Largo das Forras, além de conhecer as emblemáticas Capela Bom Jesus da Pobreza e Igreja Matriz de Santo Antônio.

Pensando em comprar um imóvel em Minas Gerais? Confira as opções disponíveis no Viva Real!

 

Os melhores imóveis de Minas Gerais estão no Viva Real!

As cidades históricas de Minas Gerais são um reflexo da cultura e da arte do nosso país, e são uma visita imperdível!

Ao explorar essas cidades, os turistas não somente têm a oportunidade de conhecer mais sobre a nossa identidade, como também vivenciam a hospitalidade mineira, as tradições da região e o respeito por toda a herança cultural do estado.

Procurando por imóveis em Minas Gerais? O Viva Real tem opções para venda e aluguel; não deixe de conferir!

Para mais conteúdos como este, acesse o blog completo do Viva Real.