Alugar casa de praia: preparando-se para as férias

Férias e verão pedem banho de mar. Saiba como alugar casa de praia sem ter preocupações durante o período de descanso!

Por Jaime Mitchell
16/11/2016 @ 10:59

As férias escolares de final de ano e o verão são um convite para ir a praia. No Brasil, com a grande quantidade de cidades litorâneas, dá para encontrar de lugares calmos a badalados. Com tantas opções, escolher a praia acaba sendo difícil, mas as preferências da família e indicações de amigos ajudam na hora da decisão. Depois de colocar o destino no roteiro é hora de pensar onde ficar durante o período. Alugar casa de praia exige atenção e cuidados, pois muitas vezes a locação é feita de última hora e sem nenhum documento oficial.

Alguns locadores oferecem o imóvel por dias ou meses. Muitas vezes sem registrar oficialmente a locação com algum documento. Independente do tempo que for passar, a família pode solicitar um contrato de aluguel para que se sinta mais segura. O documento deve ser claro em relação ao imóvel e ao que foi acordado entre o locador e o locatário. Os contratos ajudam a não tornar o momento de lazer em preocupação na hora da devolução da casa.

Hora de alugar casa de praia

Como a casa de praia para passar férias costuma ficar em outra cidade, então é difícil fazer uma visitar para checar se tudo está em ordem, mas se possível, o ideal é ir ao local antes de levar a família para os dias de diversão. Caso não dê, vale conversar com o dono do imóvel e solicitar os contatos de outras pessoas que já ficaram no local e fotos de todos os cômodos. As referências compartilharão como foi o tempo de hospedagem na casa e se existiu algum problema. No caso de uma visita, confira o que observar:

  • Veja se o proprietário do imóvel vai deixar eletrodomésticos e eletrônicos como microondas e televisão. Peça para testar os aparelhos. Caso não estejam em perfeito funcionamento, já registre junto ao locador;
  • Em relação a mobília, o que o dono da casa está deixando para que não exista reclamação de que algum objeto sumiu. Observe se as camas, guarda-roupas e utensílios domésticos, como pratos e talheres, não estão quebrados;
  • Olhe o funcionamento dos chuveiros, pias e vasos sanitários. Dê descargas para observar se não há entupimento. Abra todas as torneiras e deixe a água escorrer por algum tempo. A ideia é observar se a água não se acumulará. Em caso de chuveiros à gás ou elétrico, veja se funcionam nas diferentes temperaturas;
  • Se a casa tiver piscina, observe se está limpa. Questione o dono sobre o tratamento da água e como proceder com os cuidados durante o tempo de estadia;
  • Como na praia as pessoas saem muito de casa para curtir o mar, é importante checar também se todos os portões da casa estão abrindo e fechando sem problemas;
  • Se a proximidade com a beira-mar é a prometida no anúncio.

Pagamento e devolução

Os contratos de locação das casas de veraneio devem ter uma cláusula clara em relação a forma de pagamento. Ela vai depender da negociação entre o locador e o locatário, podendo ser em dinheiro, transferência, cheque ou outras modalidades. Tem proprietários que pedem metade do valor antes da entrada da família na casa. A outra parte será dada apenas no final da estadia. É importante que os inquilinos guardem todos os comprovantes de pagamento.

Na hora da devolução, inquilino e proprietário têm que fazer uma nova vistoria da casa. Dessa vez, o locador verá se o inquilino deixou tudo em ordem. Se existir dano a algum pertence do proprietário, as duas partes precisam verificar o que ficou combinado no contrato no que diz respeito aos reparos. Quem dividiu o pagamento geralmente dá a outra metade do dinheiro depois que a vistoria é feita.  

Caso o locador não consiga estar presente na hora de devolução das chaves, outra pessoa deve receber e fazer a vistoria da casa. O contrato também deve registrar os dados da pessoa que representará o dono da residência. A vistoria será feita com mais eficiência se as malas já estiverem arrumadas e nenhum pertence do inquilino esteja misturado aos do locatário. Com tudo acertado, é hora de voltar para casa e esperar as próximas férias.

Vai alugar casa de praia nessas férias? Já escolheu o lugar? Qual foi seu acordo com o proprietário da casa? Conte nos comentários!

2 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Todos os comentários estão sujeitos a aprovação, para evitar que qualquer conteúdo impróprio, ilegal ou ofensivo seja publicado. O preenchimento do Nome e E-mail são obrigatórios.

Lucy

Oi bom dia gostaria de aluga uma casa pra passa dezembro ate inicio de Janeiro procuro por algo mas simples e agradável por favor mim der um retorno obrigada

Responder
Danilo Souza

Olá Lucy. Tudo bom?

Se você quer encontrar imóveis por localização ou com algum critério específico entre em nosso site, VivaReal.com, lá você poderá filtrar suas pesquisas para encontrar a casa ou o apartamento dos seus sonhos com mais facilidade!

Boa sorte e abraço 🙂