apartamento terreo

Apartamento térreo: saiba quais as vantagens de morar em um!

Viva Real Publicado em 21/01/2024
Tempo de leitura 6 min

O apartamento térreo é um tipo de imóvel que divide opiniões: muita gente acredita que não é uma boa escolha, enquanto vários perfis de moradores enxergam muitos benefícios nessa escolha de apartamento.

Com muitas tendências e inovações abrindo diversas possibilidades dentro da arquitetura e do design de interiores, já é bem mais fácil encontrar apartamentos no térreo do condomínio que são super funcionais, aconchegantes e com muita privacidade!

Ainda, mais do que os demais apartamentos de um edifício, os apartamentos térreos tendem a ser mais espaçosos, o que atrai a atenção de interessados no aluguel ou na compra desses imóveis.

Está pensando em investir em um apartamento térreo, mas ainda está em dúvidas sobre a aquisição? A sua busca termina aqui no Viva Real!

Separamos um guia completo para tirar todas as suas dúvidas sobre apartamentos térreos, bem como as principais vantagens de morar em um.

Acompanhe o conteúdo abaixo até o final e boa leitura!

Buscando inspiração para mobiliar a sua cozinha? Confira nosso artigo sobre diferentes tipos de cozinhas e encontre a ideal para o seu perfil!

Quais as vantagens de comprar um apartamento térreo?

Existe uma grande resistência quando o assunto é alugar ou comprar um apartamento no térreo de um edifício, uma vez que isso significa morar em um imóvel que fica no mesmo nível da rua.

No entanto, esse tipo de apartamento oferece uma série de vantagens para quem opta pelo investimento, projetados para oferecer muita funcionalidade e contribuir com a rotina de famílias dos mais variados perfis.

Dentre os principais benefícios dos apartamentos térreos, separamos alguns aqui:

Mais espaço

apartamento terreo: mais espaço

Além de cômodos que podem ser maiores do que o do restante dos apartamentos do condomínio, os apartamentos localizados no térreo ainda oferecem espaço extra!

Esses imóveis costumam incluir espaços externos privativos, como jardins, terraços ou pátios.

Com essas áreas a mais, a família conta com a oportunidade de desfrutar de ar livre, criar um jardim pessoal ou investir em um espaço de lazer.

É muito mais qualidade de vida por meio da conexão direta com essas áreas externas, contribuindo com uma experiência residencial mais agradável.

Menor custo

Ainda, os apartamentos térreos são bem mais em conta do que os apartamentos em andares mais altos, com bons valores de compra e de locação.

Eles não possuem a procura de apartamentos como coberturas, o que diminui a demanda e resulta em um excelente custo-benefício!

Se a questão da economia é importante para você, o investimento em um apartamento térreo pode ser muito vantajoso.

Rápido acesso

Um apartamento térreo é sinônimo de facilidade no acesso em vários sentidos: o seu processo de mudança, por exemplo, passa a ser simplificado, sem a necessidade de transportar móveis por longas escadas.

Ainda, os moradores do imóvel ficam menos dependentes dos elevadores, o que é muito vantajoso em situações de manutenção ou em casos de falta de energia.

Também fica mais rápido acessar as áreas comuns e demais instalações do condomínio!

Acessibilidade

Sem a necessidade de escadas ou elevadores, os apartamentos no térreo acabam sendo uma boa opção para famílias com idosos, pessoas com mobilidade reduzida, ou uso de carrinhos de bebê.

Ainda, as famílias com crianças se beneficiam de um ambiente mais seguro, uma vez que sem escadas ou varandas abertas são menores os riscos de acidentes.

Dicas para manter a privacidade em um apartamento térreo

Uma das principais questões sobre os apartamentos no térreo é acerca da privacidade desses imóveis: que, na verdade, tende a ser maior do que nos demais apartamentos de um condomínio!

Isso porque esses apartamentos tendem a ter menos ruídos de vizinhos acima e, se o condomínio escolhido tiver uma área de lazer organizada, o espaço ao redor não vai gerar nenhum tipo de incômodo aos moradores.

No entanto, ainda é possível investir em algumas medidas para manter o apartamento ainda mais reservado; separamos algumas:

  • use cortinas e persianas para cobrir janelas;
  • considere instalar jardins verticais ou cercas;
  • invista em telas de privacidade projetadas para áreas externas;
  • garanta uma iluminação adequada para um ambiente mais acolhedor e privativo.

Quais os tipos de apartamento térreo?

tipos de apartamento terreo

Como citamos, os apartamentos no primeiro pavimento de um condomínio costumam oferecer áreas extras e abrir muito mais possibilidades de personalização.

Dentre os tipos de apartamentos térreos disponíveis no mercado, alguns costumam se destacar na preferência dos interessados na compra ou aluguel desses imóveis.

Confira abaixo:

Apartamento garden

Aqui, o imóvel conta com um espaço externo privativo projetado com técnicas de paisagismo, sendo esse cômodo a mais um jardim ou um pátio.

Essa área é de uso exclusivo do apartamento, e os moradores podem optar por mobiliá-la e decorá-la da forma que melhor lhes atender!

Ainda, um apartamento garden abre a possibilidade de cultivo de jardins e hortas, além de ser um espaço lindo para reunir amigos e familiares.

Loft térreo

Seguindo o conceito comum de lofts, os lofts térreos são unidades de apartamento com poucas ou nenhuma divisória: a ideia é promover um espaço bem amplo e aberto.

Apartamentos em estilo loft costumam, ainda, possuir grandes janelas e pé-direito alto.

Térreo padrão

O modelo padrão de apartamentos térreos são os que ficam no primeiro pavimento do condomínio e garantem fácil acesso à saída do local e às áreas comuns do residencial.

Ainda, são de tamanhos e disposições variadas, e muitos deles oferecem cômodos extras e espaços privativos.

Procurando pelo imóvel perfeito? No Viva Real você encontra o apartamento ideal para a sua família e realiza o sonho de ter o seu cantinho: confira nossas opções!

Escolha seu apartamento térreo no Viva Real!

Hoje você ficou sabendo mais sobre como é um apartamento térreo e as diversas funcionalidades que esse tipo de imóvel pode oferecer!

Ao levar em consideração as diversas vantagens de morar em um apartamento que fica no térreo, sua família pode contar com muito mais praticidade, conforto e privacidade com áreas exclusivas.

Você encontra os melhores apartamentos térreos aqui no Viva Real! Confira nossas diversas opções de imóveis em todo o Brasil.

Para mais dicas e conteúdos informativos como este, acesse aqui o blog completo do Viva Real.