Veja como alugar casa para temporada

Veja como alugar casa para temporada

Viva Real Publicado em 27/03/2023
Tempo de leitura 5 min

Sabia que é possível colher frutos financeiros com um imóvel, mesmo sem colocá-lo à venda ou para locação permanente? Alugá-lo durante um período temporário pode ser um bom negócio se você fizer isso da maneira correta. Você sabe como alugar casa para temporada? Saiba mais sobre o assunto!

O que é aluguel por temporada?

O aluguel de temporada ocorre quando o proprietário de um imóvel o disponibiliza para locação em estadias de curta ou média duração, destinadas a fins de lazer, turismo, negócios, entre outros. Esta prática não exige alvará e cadastros em órgãos reguladores, diferentemente dos estabelecimentos voltados a estes fins, como hotéis e pousadas.

Isso pode ser feito por quem possui uma casa no campo, um apartamento em frente ao mar ou qualquer outro tipo de imóvel e quer ganhar dinheiro com a propriedade. Porém, isso não significa que não existam regras. Venha saber como funciona aluguel por temporada.

Funcionamento do aluguel por temporada

Se você está pensando sobre como alugar casa para temporada, atente-se a algumas normas. A Lei do Inquilinato (n.º 8.245/91) regulamenta o aluguel por temporada, dedicando alguns artigos a este tipo de locação.

Ela prevê, para a locação por temporada, o prazo máximo de 90 dias, sob pena de descaracterização desta finalidade. Isso significa que o desrespeito a este tempo pode ocasionar a transformação dessa relação em uma locação residencial por prazo indeterminado.

Ser uma locação a curto prazo não dispensa a elaboração de um contrato escrito. Portanto, deixe de lado a informalidade e não realize acordos meramente verbais. O contrato de locação de temporada servirá para assegurar os direitos e os deveres das partes envolvidas na relação, tornando o acordo mais sólido.

Por que colocar um imóvel para locação por temporada?

Esta prática não é tão atual quanto se pensa. Há tempos, proprietários de alguns imóveis como chácaras oferecem a possibilidade de usufruir desses espaços em troca de um pagamento.

Isso acontece principalmente aos finais de semana, para celebrar festividades como aniversários, Ano-Novo ou feriados prolongados. No entanto, com a força que os aplicativos e sites de aluguel de temporada especializados ganharam na internet nos últimos anos, este costume se estendeu a outros tipos de imóveis.

Com isso, é cada vez mais comum encontrar praticamente todo tipo de propriedade para alugar temporariamente, desde casa para temporada até cabanas e, acredite se quiser, castelos. É possível encontrá-las no interior, em metrópoles e regiões com caráter turístico.

Vantagens do aluguel por temporada

Você sabe como alugar casa para temporada pode ser um bom negócio para ambas as partes envolvidas? Para o proprietário, é uma opção muito mais rentável, pois permite cobrar diárias sobre um lugar que seria alugado apenas por meses.

Já o locatário pode dispor de todo o espaço de modo privativo, o que aumenta a sensação de liberdade e proveito do ambiente. Além disso, os preços são muito mais vantajosos em relação às diárias das hospedagens convencionais.

Imagem de um casal na frente de uma casa

Dicas sobre como alugar casa para temporada

Agora que você já conhece as vantagens do aluguel por temporada, que tal colocar aquele imóvel parado para locação e fazer uma grana extra com isso? Separamos algumas dicas úteis sobre como alugar casa para temporada.

Organize o local

É comum que os anfitriões decidam colocar um imóvel para locação por ele ficar vazio ou parado durante grande parte do tempo. No entanto, para isso, é fundamental investir na organização correta do local. Isso inclui não apenas limpar e organizar os móveis, mas também consertar possíveis defeitos.

Tire boas fotos

Que a propaganda é a alma do negócio, não é novidade. Como a maioria das pessoas buscam aluguel de temporada pela internet, é fundamental tirar boas fotos da propriedade, que valorizem o local e sejam atrativas para seus futuros hóspedes.

Para isso, procure os melhores ângulos, com uma boa luz natural, e capture imagens que mostram os pontos fortes do imóvel. Desta forma, seus anúncios serão mais interessantes, o que aumenta as chances de reservas.

Invista nas plataformas de anúncios

Com as fotos em mãos, é hora de divulgá-las nas plataformas de anúncios voltadas para este tipo de locação. Elas permitem que você divulgue sua acomodação, inclusive gratuitamente, e potencialize o alcance do seu local.

Além de assegurar o proprietário quanto ao pagamento, é possível construir um negócio próspero por meio delas, desde que você siga as dicas sobre como alugar casa para temporada corretamente.

Busque imóveis no Viva Real

Agora que você já sabe que colocar um imóvel para locação temporária traz vantagens e pode se tornar uma segunda fonte de renda, que tal investir em uma propriedade e fazer dinheiro com isso? No site do Viva Real, você encontra milhares de imóveis à venda, entre casas, apartamentos e muitos outros. Venha conferir!

BANNER_Cobranded_VIVA_ZAP_1024x380