Locação de imóveis: como encontrar a casa perfeita?

Se você quer alugar a casa certa e que atenda suas exigências como preço, comodidade e facilidades, veja nossas dicas para facilitar esse processo!

Por Vitório Real
15/09/2016 @ 15:08

Encontrar o imóvel certo e sair da casa dos pais são verdadeiros desafios e, muitas vezes, comprar não é possível ou interessante, seja pelo preço ou pelo momento de vida. Nesses casos, a locação de imóveis é uma excelente opção para achar a casa perfeita de forma simples e rápida.

Porém, não é porque o aluguel é menos definitivo que sua escolha deve ser feita de forma desatenta. Muitos pontos precisam ser analisados e, às vezes, é interessante até mesmo contar com a ajuda de bons profissionais do mercado imobiliário.

Pensando nisso, reunimos as melhores dicas de aluguel para te ajudar a fazer boas escolhas no momento de procurar por um lugar para morar. Confira!

Descubra qual é o imóvel ideal para você

Existem inúmeros imóveis disponíveis no mercado e filtrar a sua busca evita que você perca muito tempo visitando apartamentos ou casas que não te atenderão. Por isso, antes de começar a procurar e visitar vários imóveis, defina quais itens e características são importantes para você a curto e longo prazo.

Pergunte-se, por exemplo:

  • De quantos quartos você precisa?
  • Você precisa de vagas de garagem?
  • Ter piscina e outras áreas de lazer importa para você?
  • Quais cômodos você valoriza e utiliza mais?

Com esses critérios bem definidos, antes mesmo de começar a procurar, vai ficar mais fácil filtrar suas buscas (seja pela internet ou em imobiliárias), a fim de conseguir resultados mais específicos e condizentes com as suas necessidades.

Defina quanto pode gastar

Saber quanto você pode investir em moradia todos os meses também é um ponto importante na hora de buscar um imóvel. Estabeleça quanto você está disposto a gastar e analise quanto o imóvel vai te custar na prática — e lembre-se de que não é só o valor do aluguel que precisa ser considerado!

Os principais gastos que devem ser analisados antes de alugar uma casa são:

  • O valor do aluguel em si.
  • Rateio do condomínio ou segurança do bairro, se houver.
  • Conta de luz, água e gás. Lembrando que esses valores aumentam conforme o tamanho do imóvel e a quantidade de pessoas que nele residem, e que alguns deles podem estar ou não incluídos no condomínio.
  • Aluguel de garagem, caso seja uma necessidade ter uma ou mais vagas.
  • Despesas opcionais como internet, TV a cabo também podem ser contabilizadas.

Assim, você pode buscar imóveis com custos que “cabem no seu bolso” e não perde tempo vendo imóveis que você não poderá pagar.

Visite vários imóveis

Agora que você já sabe como é o imóvel que você precisa e quanto você pode gastar, é possível procurar efetivamente a casa certa para alugar.

Visite imobiliárias e faça buscas em portais imobiliários. Uma pesquisa extensa e bem direcionada aumenta as chances de você encontrar um lar perfeito com o melhor custo-benefício e vantagens.

Depois de fazer uma busca geral, selecione os imóveis mais interessantes para visitar. Fotos podem supervalorizar ou acabar com um imóvel, por isso, não confie apenas nelas. Só uma visita criteriosa pode te dar certeza de que determinado lugar é uma boa opção.

No momento da visita, é importante anotar os principais pontos, bons e ruins, de cada imóvel, e também tirar suas próprias fotos. Depois de fazer várias visitas num mesmo período de tempo, suas ideias sobre cada um podem ficar um pouco bagunçadas. Esse tipo de registro ajuda a relembrar os detalhes de cada casa que visitou.

Compare os imóveis que você encontrou

Após visitar várias propriedades e reunir os pontos positivos e negativos de cada uma delas, você deve compará-las. Assim, você reúne as vantagens e desvantagens de todas e consegue perceber com precisão qual é a melhor opção para alugar.

Lembre-se de comparar fatores como preço, número de quartos, espaço útil, localização, área de lazer, entre outros. Priorize os itens que são importantes para você e escolha o imóvel com o melhor custo-benefício.

Nessa comparação, é fundamental analisar se o que parece uma economia realmente é. Por exemplo, morar longe do trabalho porque o aluguel é menor pode significar um gasto maior com transporte. Nesse caso, sua economia pode não ser real e você ainda tem a desvantagem de enfrentar trânsito todos os dias.

Outras escolha que geralmente é feita é por um lugar mais confortável, porém, afastado dos locais que são necessários para o dia a dia, como supermercados, restaurantes e centros de compras. Muitas vezes, a melhor opção é morar próximo a esses lugares e ter tempo de, por exemplo, almoçar em casa e desfrutar mais do seu próprio espaço.

Fique atento aos defeitos do imóvel

Ao selecionar um local, é possível que você crie um encantamento por ele. Porém, agora não é o momento de ser otimista demais: é preciso observar também os problemas do local escolhido. Isso porque reformas e reparos dificilmente são aprovadas após a mudança, quando o proprietário já tem a garantia do negócio fechado.

Dessa forma, antes de efetivar a locação de imóveis, é importante combinar e exigir que sejam feitas manutenções necessárias para viver bem na sua nova casa. Esteja atento aos seguintes fatores:

  • Estado de conservação da mobília, como armários embutidos.
  • Funcionamento de janelas e portas.
  • Condição das instalações elétricas.
  • Possíveis vazamentos.
  • Idade da pintura e existência de infiltrações.
  • Estado de conservação das cortinas e de outros acabamentos que já existam no imóvel.

Tudo isso te ajuda também no momento de elaborar o contrato de vistoria. Afinal, caso essas questões não sejam resolvidas, elas devem constar no relatório para que não surjam surpresas desagradáveis no momento de devolver o imóvel.

Escolher um lugar para viver não é uma tarefa simples. É uma decisão que acompanha o morador por um tempo considerável, por isso uma análise criteriosa de todos esses pontos é fundamental para fechar um bom negócio e alugar a casa perfeita.

Se você achou essas dicas úteis para te ajudar a encontrar a casa perfeita e deseja saber mais sobre a locação de imóveis, cadastre-se em nossa newsletter!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Todos os comentários estão sujeitos a aprovação, para evitar que qualquer conteúdo impróprio, ilegal ou ofensivo seja publicado. O preenchimento do Nome e E-mail são obrigatórios.