Como é morar em um bairro planejado?
Você já pensou em morar em um bairro planejado? Esse tipo de construção se tornou popular nos últimos anos, em função da qualidade de vida e das facilidades proporcionadas pelo projeto urbano nesses residenciais.
Você já pensou em morar em um bairro planejado? Esse tipo de construção se tornou popular nos últimos anos, em função da qualidade de vida e das facilidades proporcionadas pelo projeto urbano nesses residenciais.
Existem muitos benefícios de morar em um local com construção planejada. Por isso, continue a leitura deste conteúdo para entender o que são os bairros planejados e como funciona a construção desses residenciais.
Entenda o que é um bairro planejado
Então, o que é um bairro planejado? Diferentemente dos lotes vazios, em que a construtora entrega uma área específica pronta para os residentes construírem casas, nos bairros planejados, cria-se uma região com imóveis prontos para morar.
O loteamento do bairro planejado pode conter casas ou edifícios. Obrigatoriamente, o local também deve dispor de comércios e áreas de lazer para uso dos moradores. A ideia é criar um bairro com diversas comodidades, onde as pessoas possam morar, estudar, trabalhar e se divertir – tudo em um só lugar.
Para isso, construtoras e arquitetos trabalham na elaboração de um projeto de urbanismo moderno, que contemple residências, edifícios comerciais, áreas verdes, espaços de lazer e mobilidade urbana. Na construção dessa infraestrutura, o foco é o bem-estar das pessoas. Veja as principais características desse tipo de loteamento:
- possui edificações de diferentes objetivos, para moradia, lazer, comércio, serviços e trabalho, entre outros.
- é acessível para toda a população da cidade.
- conta com ruas conectadas e não existem becos sem saída.
- desperta um senso de pertencimento e comunidade entre os moradores.
Benefícios de morar em um bairro planejado
A comodidade é um dos principais fatores para quem decide morar em um bairro planejado. Afinal, ele é arquitetado para comportar não só residências, mas também pequenos comércios e serviços, incentivando a economia local e proporcionando mais facilidades aos moradores.
Sem se deslocar muito para acessar esses estabelecimentos para trabalhar, exercitar-se ou ir às compras, as pessoas também evitam o estresse do trânsito e adquirem mais tempo para se dedicar a outras atividades. Assim, elas desfrutam de mais qualidade de vida e opções de lazer.
Por fim, outro ponto interessante dessa tendência imobiliária é a mobilidade urbana. Esses bairros são planejados para priorizar o deslocamento e a acessibilidade das pessoas, contendo características como calçadas espaçosas, ruas compartilhadas, ciclovias e estacionamento para bicicletas.
Exemplos de bairros planejados no Brasil
Com a popularidade desse investimento imobiliário, existem alguns conjuntos habitacionais reconhecidos pelos projetos arquitetônicos. Confira exemplos de bairros planejados do Brasil que unem moradia e qualidade de vida.
Alphaville (São Paulo)
Localizado entre Barueri e Santana de Parnaíba, no estado de São Paulo, Alphaville é um grande conjunto de empreendimentos imobiliários, sendo a principal referência para os bairros planejados que surgiram posteriormente. O local possui tanto residências quanto edifícios comerciais.
O destaque é a infraestrutura do bairro: Alphaville possui segurança reforçada e organização própria, localização estratégica que facilita o acesso à capital e ao interior, e um forte centro de comércios e serviços, com empresas focadas no desenvolvimento sustentável.
O distrito ainda possui shoppings e cinemas. Apesar de ele não ser muito conhecido pelas opções de lazer, os condomínios privados buscam preencher essa carência, disponibilizando piscinas, academias, quadras poliesportivas e áreas ao ar livre para os condôminos.
Parque Una (Rio Grande do Sul)
O Parque Una é um bairro planejado de Pelotas, no Rio Grande do Sul, com base na ideia de resgatar a conexão entre as pessoas e o espaço que habitam. Ele é multifuncional: possui edifícios residenciais, salas comerciais e eventos culturais, envolvendo arte, gastronomia, ensino, entre outros.
Em volta do lago, das pistas de bicicleta e das áreas verdes do Parque Una, funcionam estabelecimentos como salão de beleza, pet shop, loja de roupas e restaurantes, em uma mistura de residências, empreendimentos e espaços agradáveis para descansar ou bater um papo.
Cidade Pedra Branca (Santa Catarina)
Cidade Pedra Branca é um bairro planejado na cidade de Palhoça, em Santa Catarina. O loteamento foi construído com o objetivo de ser uma verdadeira comunidade onde as pessoas possam fazer de tudo: desde trabalhar até se exercitar, tendo a natureza sempre em volta.
Para isso, o local possui um misto prédios residenciais e edifícios comerciais, bem como parques, praças e lagos. Um diferencial da Cidade Pedra Branca são as distâncias curtas: as construções do bairro foram arquitetadas para tornar tudo acessível a pé ou de bicicleta.
Além disso, algumas construções do local possuem um certificado internacional de sustentabilidade, com geração mínima de resíduos, reaproveitamento, entre outros.
Conheça as melhores dicas sobre imóveis
Por fim, é importante entender se viver nesse tipo de bairro combina com seu perfil. Por isso, para ajudar na busca, conte com o Viva Real! Em nosso site, você consegue filtrar imóveis por localização, valor e metragem, para escolher o que mais combina com você e sua família. Acesse e confira!