como pagar iptu pelo pix

Como pagar IPTU pelo Pix? Confira o passo a passo!

Viva Real Publicado em 24/02/2024
Tempo de leitura 6 min

O primeiro semestre do ano é o período de pagamentos de impostos para grande parte dos brasileiros, e um deles é relacionado às propriedades: nessa cobrança, como pagar IPTU pelo Pix?

A modalidade de pagamento via Pix conquistou o país desde que ele foi lançado, em 2020, principalmente pela sua instantaneidade, contribuindo para a mais agilidade em uma série de transações — de acordo com essa matéria do G1, foram 17,6 bilhões movimentados só no primeiro semestre do ano passado! 

As contas de casa e taxas pagas ao Governo também se beneficiam das vantagens oferecidas por essa modalidade de pagamento, que é barata, segura, e muitíssimo acessível.

Para ajudar a reduzir inadimplências, a Fazenda permite o pagamento do IPTU/TLP via Pix, e as cobranças para o ano de 2024 começam no mês de maio; é fundamental se organizar para não perder as datas e manter o seu imóvel regularizado.

Quer evitar problemas com a Receita, mas não sabe como pagar IPTU pelo Pix? A gente ajuda você!

O Viva Real preparou um conteúdo completo sobre esse assunto, e tira todas as suas dúvidas — vamos te ajudar a se manter em dia com o Fisco no pagamento do IPTU!

Acompanhe até o final e boa leitura.

É o inquilino ou o proprietário quem deve pagar o IPTU? A gente esclarece essa questão em um conteúdo completo aqui no blog: vem conferir.

Quais são as formas de pagamento do IPTU?

Antes de saber como pagar IPTU pelo Pix, você precisa saber que, tradicionalmente, essa não é a única modalidade de pagamento aceita pelo Governo Federal.

Mesmo o Pix sendo uma das formas mais simples e funcionais de pagar contas, ainda tem muita gente que prefere usar outros meios de quitar débitos, por razões diversas.

A Receita permite que o Imposto Predial e Territorial Urbano seja pago por meio de:

  • boleto bancário;
  • cartão de crédito;
  • débito automático;
  • pagamento pelas Lotéricas.

Dentre as opções permitidas, o cartão e o Pix são os meios mais modernos e seguros atualmente, e os mais usados pelos contribuintes.

Como pagar IPTU pelo Pix?

como pagar iptu pelo pix: passo a passo

Para pagar esse imposto via Pix, a primeira etapa é verificar se a prefeitura da sua cidade aceita essa modalidade de pagamento.

Confirmada a possibilidade, você deve acessar o site oficial da prefeitura do seu município e procurar o serviço online responsável pelo IPTU, que geralmente fica no menu principal do site do órgão.

Dentro da seção de IPTU, procure pela emissão da guia do imposto; aqui, ela geralmente vai estar destacada pelo período do ano/calendário.

Você vai precisar preencher um formulário para identificar seu imóvel e, assim, gerar a guia de pagamento — é importante selecionar a opção de pagar IPTU com Pix!

Com a guia em mãos fica fácil: basta somente seguir o passo a passo abaixo.

  1. acesse o aplicativo do seu banco: abra o app da instituição que você tem conta;
  2. escolha a opção PIX: dentro do app, vá até a seção Pix e escolha a opção de pagamento;
  3. selecione a chave Pix: aqui, você vai colocar o código identificador do responsável pela arrecadação do IPTU, que geralmente vai estar em formato de QR Code ou de uma sequência de números e letras;
  4. informe o valor a ser pago: indique o valor de pagamento do imposto, se ele não preencher automaticamente o campo no aplicativo;
  5. revise as informações: certifique-se de que valores e datas estão corretos antes de confirmar;
  6. aguarde a autenticação: o seu banco vai pedir uma confirmação de dados, como senha, impressão digital ou reconhecimento facial para efetuar o pagamento com segurança.

Pronto! Seu imposto foi pago com sucesso e muita agilidade com o Pix!

Quais são os requisitos para pagar IPTU com Pix?

Apesar de saber como pagar IPTU pelo Pix, entenda que essa não é a única necessidade para utilizar esse meio de pagamento: é preciso seguir alguns critérios.

São eles:

  • estar com a chave Pix ativada;
  • ter uma conta bancária ativa e de sua titularidade;
  • selecionar uma chave Pix previamente cadastrada.

As chaves Pix podem ser o CPF ou CNPJ, número de celular, endereço de e-mail, ou até mesmo uma chave aleatória, gerada instantaneamente pelo aplicativo da instituição financeira que você utiliza.

Pagar IPTU pelo Pix: como garantir uma transação bem-sucedida?

Apesar do pagamento via Pix, para impostos e demais outras finalidades, seja uma modalidade segura e acessível, também é importante se atentar a alguns detalhes para garantir que seu pagamento seja efetuado com sucesso.

São algumas boas práticas:

  • atente-se para a ativação da sua chave Pix;
  • esteja atento à data de vencimento do imposto para evitar multas;
  • certifique-se de anotar corretamente o código gerado pela prefeitura;
  • mantenha sempre seus dados cadastrais atualizados no banco, para garantir o correto processamento de todas as suas transações Pix.

Onde consultar os valores pendentes do IPTU em atraso?

como pagar iptu pelo pix: guia

Quando o contribuinte está em débito com a Receita, a depender do acúmulo de valores, o nome do proprietário do imóvel pode até ser inscrito na Dívida Ativa, além de sofrer restrições no CPF e correr o risco de ter o seu bem penhorado.

Logo, é fundamental garantir que o pagamento dos seus impostos esteja sempre em dia!

Para consultar valores de IPTU atrasados, basta acessar o site da prefeitura do seu município e informar o CPF no campo designado, dentro da seção de serviços do site.

Assim, você emite as guias de pagamento atrasadas e regulariza a sua situação com o Fisco.

O imóvel que você procura está aqui no Viva Real: temos diversas opções de casas e apartamentos em todo o Brasil, vem dar uma olhada no site!

Realize o sonho da casa própria aqui no Viva Real!

Agora você já sabe como pagar IPTU pelo Pix — além de saber também que essa é uma modalidade conveniente, segura e eficiente para todos os contribuintes pagarem seus impostos.

Seguindo o passo a passo que apresentamos aqui no blog (e estar atento aos detalhes!), é possível fazer o melhor uso dessa tecnologia e facilitar o cumprimento de todas as obrigações tributárias.

Se você ainda não paga IPTU, é porque não tem um imóvel para chamar de seu: e isso pode mudar com o Viva Real! Confira nossas centenas de oportunidades de venda e de aluguel de imóveis em todo o Brasil.

Quer mais dicas e conteúdos informativos como este? Acesse nosso blog completo e fique sempre atualizado.