Fotos invejáveis para todo mundo querer seu imóvel

Fotos invejáveis para todo mundo querer seu imóvel

Viva Real Publicado em 12/04/2016
Tempo de leitura 8 min

Um dos pontos mais significativos em um anúncio de imóvel são as fotos, já que elas demonstram como é sua casa ou apartamento antes mesmo das pessoas visitarem. Diante a esse peso, o seu imóvel precisa ser bem visto e explorado, pensando nessa parte tão importante que desenvolvemos esse post. Fique por dentro de todos os detalhes de como criar fotos invejáveis para anúncio de imóveis.
As fotos são responsáveis por ilustrar as dependências, detalhes e a identidade da sua casa. É o papel delas representar o quanto a sua casa pode atender as necessidades dos interessados em comprar o seu imóvel, ou seja, a qualidade da sua foto está totalmente atrelada a possibilidade de uma pessoa entrar em contato ou marcar uma visita para conhecer mais sobre seu imóvel. Afinal, uma imagem vale mais que mil palavras.

Preparando o imóvel para a sessão de fotos

Antes de sair fotografando sua casa, vamos pensar juntos: Quando alguém vai a até sua casa para fazer uma visita, você se preocupa em deixar tudo organizado, certo?
Por isso, na hora de fotografar sua casa para anunciar deixe tudo arrumado, retire a bagunça, organize ao máximo seus ambientes antes de começar a fotografar.

Organize-sua-casa

Prepare sua casa para a sessão de fotos


Caso a sua casa esteja desocupada, deixe os ambientes livres, limpos e claros (com luzes acesas e janelas abertas), nada de escadas, baldes, vassouras, roupas no varal, animais ou pessoas nas fotos. Veja no exemplo abaixo:
Ambiete livre e pronto para as fotos

Ambiete livre e pronto para as fotos


Porém, caso você ainda resida na casa ou apartamento, é necessário tomar alguns cuidados, como por exemplo: Retire objetos pessoais, porta-retratos, revistas, artigos religiosos e livros. Fique atento em apenas fotografar os ambientes da propriedade, eles sim merecem destaque.

Câmera digital vs Smartphone

Usar câmera digital ou smartphone? Essa é uma dúvida comum das pessoas quando vão fazer fotos para anúncios e vamos mostrar alguns atributos dessas duas opções para que você não tenha dúvidas de qual é a melhor opção para você.
A câmera digital consegue ter um desempenho melhor comparada as câmeras dos smatphones, já que elas foram produzidas apenas para esse propósito: fotografar e fazer vídeos.  Mas isso não significa que a câmera do seu celular não consiga fazer essa tarefa.

Fotos-câmera-digital

Câmeras digitais


Uma das implementações que mais deu certo no aparelho móvel foi a câmera fotográfica, que hoje conta com ferramentas e aplicativos que conseguem deixar as imagens tiradas pelo aparelho com mais qualidade. Para encontrar apps que podem dar um up nas suas fotos vá até a loja de aplicativos do seu smartphone e escolha alguns editores de imagens e veja como eles pode ajudar a você a fazer fotos ainda melhores.
Outro ponto positivo para quem quer usar o smartphone para essa tarefa é que com ele fica mais prático compartilhar a fotos do imóvel para o anúncio na internet.
Fotos com smartphone

Câmeras smartphone


Se você ainda tem dúvidas sobre o uso de smartphone ou câmera digital vamos as especificações técnicas para que você consiga ter boas capturas, tanto do seu smartphone, quanto câmera digital. Tecnicamente falando, é necessário que o aparelho tenha a função modo automático (uma programação automática que a justa a câmera as condições do ambiente que vai ser fotografado), flash e uma quantidade mínima de 5 megapixel. Também é interessante testar qual dos aparelhos conseguem ser mais práticos e eficientes, que tal fazer o teste com os dois e descobrir qual aparelho consegue fazer fotos invejáveis para anúncio de imóveis? Depois, você pode contar para gente comentando nesse post!

Para ter fotos invejáveis é necessário treinar

 Enquadramento:
O enquadramento é um fator relevante para garantir boas capturas, já que ele é responsável por assegurar que a foto consiga registrar elementos bem distribuídos e com fácil leitura. O enquadramento nada mais é que o posicionamento dos objetivos que compõe a cena que você quer registrar.

Enquadramento

Fotografe com objetivo, foco e distribuição.


Inicialmente, para que você tenha um bom enquadramento é preciso identificar qual posição da câmera vai representar melhor o ambiente que você deseja fotografar, sendo elas: paisagem (horizontal) ou retrato (vertical), orientamos sempre que possível tirar as fotos em posição horizontal, pois dessa forma você consegue mostrar mais detalhes da cena. Outro detalhe importante na composição do enquadramento é a distância entre a câmera e os elementos que compõe a cena, ou seja, é importante ter sempre em mente o que você quer fotografar e deixar que a foto consiga ilustrar esse elemento de forma clara e sem cortes.
Flash:
Uma das dúvidas que surgem antes de começar a fotografar e se existe a necessidade de usar o flash ou não. Bom, a resposta dessa pergunta vai depender muito do ambiente e do horário que as fotos vão ser tiradas. Veja algumas dicas para o uso do flash:
flash

Uma ferramenta importante, mas nem sempre necessária

  • É necessário usar o flash quando a luz do ambiente não é suficiente para deixar a foto com uma boa resolução;
  • Para anular sombras causadas pela luz do ambiente, pode ser que ás vezes a luz ambiente é boa para fotografar sem flash, porém, elas podem causar sombras que dependendo do objetivo da foto devem ser anuladas.
  • É recomendável o uso do flash para evitar fotografias borradas, o flash ajuda a não ter fotos tremidas;
  • Não usar flash em objetos que refletem luz como, espelho, vidros, monitores, janelas entre outros;
  • Para ter certeza se é necessário o uso do flash faça testes no mesmo cenário com e sem flash e analise qual imagem representa melhor a cena.

Dicas que ajudam a fazer boas fotos

O que pode:

1- Profundidade: É muito importante ressaltar as dimensões de cada cômodo, se atente em tirar fotos que incluam teto e piso, se necessário se afaste do ambiente para garantir um enquadramento mais adequado;

Dicas para tirar boas fotos

Dicas para tirar boas fotos


2 – Objetivo: Antes de clicar veja o que você gostaria de deixar no foco da imagem, para isso, veja qual parte do cômodo você quer ressaltar. É importante que cada foto tenha um objetivo claro e exclua tudo que tire o foco desse objetivo;
3 – Acender as luzes mesmo que seja dia ou esteja claro, assim os ambientes ficam mais nítidos ressaltando ainda mais os detalhes da cena.
4 – É necessário se atentar a ordem e distribuição das fotos para que a navegação entre as imagens tenha fluidez e que se aproxime a uma experiência de visita real ao imóvel. Indicamos que essa ordem comece pela sala de estar, sala de jantar, varanda, cozinha, quartos, banheiros.
Se sua casa faz parte de um condomínio inclua também fotos da área de lazer e fachada. Isso também pode despertar interesse das pessoas que buscam imóvel pela internet.

O que não pode:

1 –  É um desafio tirar boas fotos dos banheiros, normalmente eles são menores que o restante dos outros cômodos e isso acaba contribuindo para deixar ainda mais difícil o registro. Para não fazer feio na hora de fotografar esse ambiente, abaixe sempre a tampa do sanitário e tenha cuidado para não sair no espelho;

Fotos-ruins

Cuidado para não cometer esses erros


2 – Não tire fotos de cima para baixo, normalmente esse tipo de fotografia tem um enquadramento ruim e não conseguem ilustrar os ambientes de uma forma clara e rápida;
3 –  Tirar fotos de frente a iluminação, é um erro comum tentar tirar fotos contraluz, o que acaba deixando a foto como uma qualidade péssima. Use a luminosidade ao seu favor, algumas câmeras digitais e smartphones já vem com uma função para essas situações onde a luminosidade intensa não prejudique sua imagem. Caso o seu aparelho não tenha essa opção, não tire fotos a frente de objeto que reluzem;
4 – Fotos com animais, porta-retratos, roupas no varal, louça suja exposta, itens religiosos e ambientes desorganizados.
Para finalizar, não fique ansioso para terminar o seu anuncio o mais rápido possível, colocando fotos com qualidade baixa. Separe um tempo para isso, tenha calma e seja cuidadoso. Lembre-se mais uma vez, uma imagem vale mais que mil palavras, faça que as imagens da sua casa contribuam ainda mais para que as pessoas fiquem interessadas ainda mais pelo seu imóvel.