Como escolher chácara em Mairiporã (SP) para o lazer

O contato com a natureza traz vantagens como tranquilidade e lazer para quem deseja comprar uma chácara em Mairiporã. Confira como escolher o imóvel certo!

Por Vitório Real
17/01/2017 @ 10:52

Se você está pensando em fugir do estresse e correria da cidade grande para curtir os finais de semana em um local tranquilo e em completa harmonia com a natureza, comprar uma chácara em Mairiporã (SP) pode ser sua melhor escolha.

Situada na região metropolitana e a 26 km da capital do estado, Mairiporã foi eleita em 2013 pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento como uma das 100 melhores cidades brasileiras para viver, ocupando a 76ª posição no ranking de Índice de Desenvolvimento Humano.

Dividida em duas regiões territoriais, a Central e o Distrito da Terra Preta, você encontra opções de chácaras para todos os gostos e bolsos, tendo uma variação de preços entre R$295 mil e 1,8 milhão.

O clima na cidade é subtropical, com verões quentes e chuvosos e um inverno ameno, o que possibilita que você aproveite o espaço com sua família ao longo de todo o ano.

Com fácil acesso através das Rodovias Fernão Dias e Prefeito Luiz Salomão, é rápido se deslocar até as cidades próximas e limítrofes com Minas Gerais.

Seja para morar ou apenas passar finais de semana e temporadas com a família, a decisão de comprar uma chácara em Mairiporã deve ser devidamente planejada, buscando uma região que atenda a todas as necessidades e desejos do comprador.

Confira algumas dicas que separamos para ajudá-lo a escolher uma boa chácara em Mairiporã .

1. Escolha o tipo de imóvel que você quer

Se você já tem em mente o tipo de chácara que deseja comprar, comece por aí. A maioria dos imóveis especifica os benefícios que oferecem, como vistas panorâmicas, jardins com paisagismo, piscinas, quadras esportivas, casa para caseiro e muito mais. Mas lembre-se, quanto mais completa a chácara for, mais alto será o seu valor.

2. Localização e distância

Depois que você já decidiu o número de quartos que sua chácara vai ter e o formato da piscina, está na hora de procurar o imóvel na melhor localidade de Mairiporã.

Existem bairros que ficam mais próximos ao centro da cidade, como o Chácaras Dom Bosco, por exemplo. Esse quesito pode ser importante caso você precise recorrer aos serviços comerciais do centro, como padarias, farmácias, supermercados, postos de gasolina e restaurantes; ou goste de estar próximo a outras chácaras e residências.

Caso você não se importe em ficar um pouco isolado, bairros na zona rural da cidade e mais próximos da Serra da Cantareira são a escolha ideal. Com vistas panorâmicas de tirar o fôlego, essa opção de chácara confere tranquilidade e grande contato com a natureza. Verifique se há torres de celular próximo à região, caso contrário você provavelmente ficará sem telefone e internet na chácara.

3. Procure uma imobiliária

Não faça essa negociação sozinho. Ao encontrar a chácara ideal em Mairiporã busque pelos serviços de uma imobiliária credenciada, que vai ajudá-lo nos trâmites e documentos de compra do imóvel.

4. Calcule os gastos fixos com a chácara

Essa soma vai depender da frequência com que você viajará até o imóvel. Caso você opte por visitá-lo somente aos finais de semana, feriados ou férias, além de contas básicas como água, luz e gás, é indicado manter um caseiro na propriedade – principalmente se não houver nenhum vizinho próximo.

A presença de um caseiro garantirá maior segurança ao imóvel, além dele ser o responsável por realizar serviços básicos de manutenção e limpeza da casa principal, deixando-a pronta para recebê-lo. Para isso, é preciso ter um anexo à casa principal.

Caso seja inviável manter um caseiro no local, os gastos extras ficam por conta da manutenção da piscina, jardins e quadras esportivas, assim como diaristas para deixar a casa em perfeito estado para recebê-lo na propriedade.

5. Cuidados extras

  • Antes de comprar a chácara, verifique se a mesma possui todos os pontos descritos no anúncio, assim como seu estado de conservação;
  • Confira se a documentação do imóvel está completa e se o proprietário não possui nenhuma dívida vinculada à chácara;
  • Negocie com o proprietário a melhor forma de realizar o pagamento. Em alguns anúncios existe a opção de troca por outro imóvel ou a possibilidade de dar um automóvel como entrada, por exemplo.
  • Leia atentamente o contrato de venda. Leve-o para casa e leia cada letrinha escrita. Em caso de dúvidas, entre em contato com o proprietário ou com um advogado de confiança.
  • Caso opte por um financiamento no banco, faça um planejamento financeiro  e informe-se sobre as taxas de juros.

E você, o que acha de mudar o destino das próximas férias e se divertir com familiares e amigos em uma chácara em Mairiporã? Conta pra gente nos comentários!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Todos os comentários estão sujeitos a aprovação, para evitar que qualquer conteúdo impróprio, ilegal ou ofensivo seja publicado. O preenchimento do Nome e E-mail são obrigatórios.