Saiba como decorar sala pequena com 9 dicas incríveis

Utilizar espelhos, optar por cores claras e móveis compactos são algumas formas de decorar sala pequena.

Por Vitório Real
14/10/2016 @ 19:18

Como decorar sala pequena? Essa é a dúvida de muita gente que se vê com um ambiente pequeno e muitas ideias para colocar em prática. Em cômodos e imóveis compactos, cada centímetro é precioso e você precisa otimizar o ambiente o máximo que puder.

Felizmente, algumas dicas simples e incríveis vão permitir que você saiba exatamente como decorar uma sala menor. Quer saber quais são elas? Então continue lendo!

1. Escolha o tamanho certo de TV

Um dos pontos altos da sala é a televisão, e isso não precisa ser diferente em um ambiente pequeno. O problema é que, quando se tem menos espaço à disposição, escolher o tamanho da TV é crucial.

Para não errar nesse momento é importante considerar a distância entre o sofá e o aparelho. Quanto maior for a distância, maior pode ser a quantidade de polegadas do aparelho. No geral, com menos de 2 metros, o melhor é ficar com uma TV de 32 polegadas, no máximo.

2. Use espelhos

Os espelhos são especialmente úteis para salas pequenas porque oferecem o truque de “multiplicar” a imagem do ambiente. Como resultado, a sua sala vai ficar parecendo mais ampla, criando um ambiente mais arejado.

Para conseguir esse efeito você precisa de um espelho em dimensões maiores, como aqueles que tomam boa parte da parede. Se o pé direito da sua sala é baixo, aposte em espelhos verticais. Já se a sala parece apertada, invista nos horizontais.

3. Aposte em cores claras

As cores da sua sala também influenciam na sensação de tamanho que ela oferece. A regra é bem simples: quanto mais escura for a cor, mais sombra ela cria e menor é a sensação de espaço aberto.

Por isso, se você quiser saber como montar uma sala pequena com um aspecto mais aberto, o melhor é investir em cores claras. O branco é um clássico, mas você pode investir em tons pasteis.

As cores mais fortes podem ficar restritas a uma única parede ou a objetos do ambiente, como mesas, poltronas ou mesmo o sofá.

4. Cuide da iluminação

Se as cores são importantes para decorar uma sala pequena, a iluminação também tem impacto no resultado final. Por isso, é importante garantir que o ambiente seja inteiramente iluminado da maneira mais adequada.

Primeiramente, é preciso garantir a entrada de iluminação natural tanto quanto possível. Isso valoriza o ambiente e faz com que ele pareça maior.

À noite, o ideal é ter uma iluminação distribuída e indireta com um foco mais intenso. Deixe de lado a ideia de ter somente uma lâmpada e considere adotar um conjunto de spots aliado a uma luminária pendente, por exemplo.

Ao fazer isso, você evita que o ambiente fique com sombras e cantos pouco valorizados, o que diminui a sensação de amplitude.

5. Integre ambientes

Uma tendência da arquitetura moderna é o uso de layouts mais abertos. Além de questões estéticas, isso tem mais um motivo: otimiza o espaço e faz os cômodos parecerem maiores.

Se a sua sala é pequena, portanto, vale a pena integrar ambientes. Ao integrar com a cozinha no estilo americano, por exemplo, você consegue criar um ambiente que tem continuidade e que parece maior.

Além disso, fica mais fácil conversar com os convidados mesmo na cozinha e elimina-se, assim, a necessidade de uma sala de jantar completa, já que o balcão pode ser um bom local para se servir.

A integração também pode ser feita por meio da continuidade do piso para o corredor e outros cômodos, ou com paredes adjacentes pintadas da mesma cor. No final, a sensação é que o ambiente tem muito mais espaço disponível.

6. Opte pelo minimalismo

Ambientes muito entulhados e com elementos demais fazem com que os cômodos pareçam ser ainda menores. Como o seu objetivo é exatamente o oposto, o melhor a fazer é optar pelo minimalismo.

Em vez de expor todos os itens de decoração na estante da sala, por exemplo, deixe somente os mais importantes. Além de não poluir o visual, isso abre espaço para guardar coisas mais importantes.

Estampas demais e muitos elementos em um mesmo lugar também devem ser evitados. Priorize um ambiente mais limpo visualmente e o resultado é que a sala fica aconchegante na medida certa.

7. Favoreça a circulação

Por falar em itens entulhando o ambiente, é muito importante que você cuide da circulação no cômodo. A sua sala precisa ser funcional e isso não é possível se os móveis atrapalham a passagem.

Pode ser o caso, inclusive, de reduzir a quantidade de móveis. Em vez de um conjunto de sofá tradicional de 2 e 3 lugares, dá para optar por um sofá maior e poltronas e cadeiras complementares, por exemplo. Também é benéfico usarmos móveis que se transformem em outros, como mesas de centro que funcionem como baú e sofás que tenham chaise retrátil. Quanto mais livre for a circulação, melhor.

8. Dê preferência a móveis rasos

Quando você escolhe móveis sem muita profundidade, naturalmente eles ocupam menos espaço e fazem menos volume no seu ambiente.

Mais do que isso, eles também permitem uma combinação mais adequada, já que um rack raso pode ficar perfeito com um painel de madeira da TV. Uma estante rasa, por sua vez, pode funcionar como forma de complementar o ambiente sem atrapalhar a circulação.

Por isso, se o espaço é menor, dê preferência para os móveis mais rasos. Embora você perca em capacidade de armazenamento, ganha em organização e no visual.

9. Verticalize a decoração

Se você tem que aproveitar cada espaço disponível em uma sala pequena, uma dica é verticalizar a decoração. Ao colocar a TV na parede, por exemplo, em vez de um rack você pode ter um aparador para expor itens de decoração.

Prateleiras e nichos na parede podem substituir a estante, enquanto os quadros dão personalidade ao ambiente sem ocupar espaço demais. No final, você consegue uma sala funcional, bonita e com espaço mais bem aproveitado.

Depois de colocar essas dicas em prática, a tarefa de como montar uma sala pequena se torna mais simples e oferece um resultado ainda mais bonito para o seu ambiente!

Tem mais dicas para decorar uma sala pequena? Comente!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Todos os comentários estão sujeitos a aprovação, para evitar que qualquer conteúdo impróprio, ilegal ou ofensivo seja publicado. O preenchimento do Nome e E-mail são obrigatórios.