10 motivos para investir em apartamentos em Porto Alegre

10 motivos para investir em apartamentos em Porto Alegre

Viva Real Publicado em 22/11/2016
Tempo de leitura 5 min

Uma das principais capitais do Brasil, Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, reúne ótimos motivos para se investir em apartamentos. Da qualidade de vida até a sua localização, a cidade é motivo de orgulho para seus cidadãos.

1. Qualidade de vida

Com quase 1,5 milhão de habitantes, Porto Alegre (POA) ainda carrega consigo um aspecto provinciano de cidade. Repleta de parques, a capital gaúcha oferece muitas áreas de convívio com a natureza, ideais para o lazer e o esporte.
O parque mais visitado é o da Redenção (ou Parque Farroupilha). O local é ponto de encontro de jovens e famílias. O Redenção possui várias opções de lazer, como o parque de diversões, diversos trenzinhos e pedalinhos, o Mercado do Bom Fim (onde há lojas de conveniências), bem como a badalada Feira Ecológica, que acontece todos os sábados pelas manhãs.
Para melhorar ainda mais a sua qualidade de vida, o porto-alegrense não abre mão de tomar o seu chimarrão e admirar o belo pôr do sol no rio Guaíba. O calçadão é um dos lugares mais visitados para curtir os fins de tarde e o Gasômetro é atração certa da cidade.

2. Cidade arborizada

A tranquilidade das ruas de Porto Alegre se evidencia em seus bairros arborizados. Esse aspecto peculiar da capital gaúcha confere à cidade um charme único. A ideia de uma cidade cheia de árvores é tão séria que Porto Alegre tem quase uma árvore para cada habitante. É incrível!

3. Turismo em Porto Alegre

Porto Alegre é também uma importante cidade do ponto de vista do turismo. O Mercado Público, o Jardim Botânico, a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, a Praça do Japão e a Praça da Alfândega são os pontos mais visitados da capital porto-alegrense.
Os dois grandes clubes da cidade, Grêmio e Internacional, também fazem parte do roteiro turístico. Os estádios dos dois clubes estão entre as atrações mais procuradas na cidade.

4. Cultura

A capital gaúcha é um dos principais polos culturais do Brasil. São vários centros culturais, bibliotecas e fundações.
O principal atrativo é a Casa de Cultura Mário Quintana, cujo edifício histórico se destaca pela sua bela arquitetura. O local abrigava o antigo Hotel Majestic. Além de homenagear o poeta gaúcho, Mário Quintana, a Casa está voltada para o cinema, música, artes, dança, teatro e literatura.
O espaço oferece diversas oficinas ligadas à cultura. A programação da Casa tem como objetivo homenagear os grandes nomes da cultura do Estado do Rio Grande do Sul.

5. Culinária

Galeto na panela de pressão, sanduíche gaúcho, torta serrana, arroz carreteiro, matembe recheado, puchero, entrevero e outros pratos fazem parte da rica culinária do povo dos pampas. O tradicional churrasco gaúcho é servido em diversos restaurantes espalhados pela cidade.
No centro de POA é possível encontrar desde restaurantes mais históricos, no Mercado Público, até bistrôs que oferecem o que há de melhor da culinária da região. Os cafés espalhados pela cidade propiciam a experiência de provar os tradicionais doces gaúchos, dentre os quais se destacam a ambrosia e o papo-de-anjo.

6. Trabalho

Eleita no início da década a capital do pleno emprego, segundo o IBGE, o estado do Rio Grande Do Sul tem uma das menores taxas de desemprego, de 7,5, atrás apenas de Santa Catarina, com 6,0. Com mão de obra qualificada, Porto Alegre tem também o menor tempo de espera de recolocação no mercado de trabalho dentre as principais capitais do País.

7. Localização

Porto Alegre é a capital brasileira mais próxima aos países do Mercosul. Estar em POA é estar mais próximo da cultura dos países do Cone Sul, particularmente Uruguai e Argentina.
Para quem gosta de viagens internacionais, voos diários saem da capital gaúcha com destino à Montevidéu e Buenos Aires. Essa proximidade facilita o intercâmbio cultural e econômico. E por que não se imaginar morando em Porto Alegre e reservando um final de semana para uma viagem por vinícolas chilenas ou argentinas?

8. Custo de vida

Em relação a outras capitais, como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, por exemplo, Porto Alegre tem um custo de vida mais baixo. Moradia e transporte são os grandes diferenciais.
Em uma comparação, Porto Alegre tem em média o custo de um aluguel de um apartamento de dois quartos 47% mais baixo do que a capital paulista. No transporte público, a capital gaúcha também tem vantagem nos custos: 17% mais barato que São Paulo e Rio de Janeiro.

9. Desenvolvimento humano

Segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o índice de desenvolvimento humano (IDH) de Porto Alegre é considerado muito alto, de 0,805. A longevidade, isto é, a perspectiva de vida da população, é alta e contribui para a melhora do índice.

10. Vida noturna

Falar da vida noturna em Porto Alegre é falar do tradicional bairro Cidade Baixa. Lá é onde tudo acontece. Desde restaurantes incríveis até baladas e bares com as tradicionais cervejas artesanais da cidade.
Mas a vida noturna dos porto-alegrenses não se resume à Cidade Baixa. Os bairros Moinhos de Vento, Petrópolis e o próprio Centro estão entre os destinos prediletos para quem quer esticar a noite.
Esses são alguns dos vários motivos que mostram que Porto Alegre é, sem dúvidas, um ótimo lugar para se morar e investir em apartamentos!
E você, o que mais gosta de POA? Comente!