6 motivos para alugar apartamentos em Brasília

6 motivos para alugar apartamentos em Brasília

Viva Real Publicado em 21/10/2016
Tempo de leitura 4 min

Inaugurada em 21 de Abril de 1960 pelo presidente Juscelino Kubitschek, Brasília foi um projeto de muito audacioso. 56 anos depois, ela já é a terceira maior do país e continua atraindo novos moradores. Começar a busca por apartamentos para alugar em Brasília pode despertar algumas dúvidas, mas apresenta curiosidades interessantes.
Por ter sido totalmente planejada, Brasília tem uma estrutura completamente diferente de outras cidades brasileiras. Isso pode ser observado nos endereços da cidade, que são verdadeiras sopas de letrinhas para quem é de fora, assim como na forma como as pessoas transitam. No entanto, rapidamente se descobrem as regras e começa a chamar a Brasília de casa.

1. Uma cidade planejada

Uma reclamação comum sobre as cidades brasileiras é que elas não são muito organizadas e bem planejadas. Isso não acontece em Brasília. O plano-piloto, como é chamada a área planejada, foi dividido em blocos numerados, que abrigam as sedes do governo, ministérios, embaixadas e apartamentos.
O projeto criado por Lúcio Costa apresenta a forma de um avião quando visto de cima. Sendo assim, a cidade é cortada por eixos que levam do sentido Leste ao Oeste e do Norte ao Sul. Além disso, o plano separa as áreas por blocos. Ou seja, setores de autarquia, hoteleiro, de diversão, residenciais entre outros.
Portanto, apesar de os endereços parecerem um pouco confusos, eles deixam bem claro o sentido, o setor e o bloco ao qual a pessoa deve se deve dirigir.

2. Estrutura completa

Quando se muda para uma nova cidade, uma das grandes preocupações é em relação à estrutura que ela oferece. Escola, hospitais e áreas de lazer são algumas delas. Mais uma vez, por ter sido planejada, Brasília fornece tudo o que é necessário, atendendo aos moradores de todos os blocos.

3. Arquitetura impressionante

Viver em Brasília é estar em um verdadeiro museu de arte moderna a céu aberto. Toda a arquitetura da cidade foi desenhada por Oscar Niemeyer e há inúmeras esculturas, painéis e obras de grandes nomes brasileiros. Brasília foi, inclusive, considerada Patrimônio Mundial pela Unesco, em razão de todo o seu conjunto arquitetônico e urbanístico. Além disso, possui a maior área tombada do mundo: são 112,5 km².

4. Céu, parque e recantos naturais

Quem está de mudança e em busca de apartamentos para alugar em Brasília vai se impressionar com o céu da cidade. Há quem diga que é o mais bonito do Brasil, outros se referem a ele como o mar da cidade. Com um azul anil e poucas nuvens, você provavelmente vai ficar deslumbrado ao apreciá-lo da janela ou varanda do seu apartamento.
O Parque da Cidade é um local muito usufruído por quem vive na cidade, além do famoso lago Paranoá. Prepare-se para se apaixonar ainda mais pela cidade, no período de florescimento dos Ipês que colorem todas as áreas e é a cara de Brasília.
Para quem gosta de fugir do caos urbano, há diferentes rotas naturais para serem exploradas no final de semana. A Chapada dos Veadeiros, a histórica Pirenópolis e o Parque Nacional de Brasília são apenas algumas das suas opções.

5. A grande mistura cultural

Desde o período da sua construção, a cidade atrai pessoas do país inteiro, além dos estrangeiros. Sejam aqueles que assumem cargos políticos, públicos ou privados nas grandes empresas com sede por lá. Essa nova população trouxe os seus costumes, músicas, ritmos, sabores e sotaques que deram origem a uma mistura cultural única. É possível conhecer o Brasil inteiro, sem sair de Brasília.

6. Qualidade de vida

Apesar de ser uma das maiores cidades do país, Brasília oferece qualidade de vida aos seus moradores. Dentro do plano-piloto, o trânsito não apresenta grandes congestionamentos, há segurança e grande oferta de lazer. Mesmo com a distância, que muitas vezes tem de ser percorrida de carro, ainda nota-se um clima tranquilo do interior, mesmo estando na capital federal.
Quem procura apartamentos para alugar em Brasília, pode até achar os preços um pouco mais altos. No entanto, de acordo com os Dados do Mercado Imobiliário do VivaReal (DMI-VivaReal), a cidade não tem apresentado grandes oscilações desde o terceiro trimestre de 2014. Dessa forma, há mais segurança na hora de fechar o negócio e alugar o apartamento dos seus sonhos.
Você está pensando em morar em Brasília? O que acha da cidade? Comente!