bairros de joinville

Bairros de Joinville: conheça 8 opções atrativas em Joinville (SC) com apartamentos disponíveis

Viva Real Publicado em 01/04/2024
Tempo de leitura 8 min

A segunda maior cidade da região Sul do país é conhecida pela sua diversidade cultural, economia dinâmica e muita qualidade de vida — tudo isso distribuído muito bem pelos mais de 40 bairros de Joinville.

Localizada na parte norte de Santa Catarina, a cidade de Joinville possui mais de 600.000 habitantes e um dos melhores IDHs do estado, atraindo cada vez mais moradores para o seu território que, em termos gerais, tem muitas vantagens habitacionais.

Conhecida como a “cidade dos príncipes”, o município destaca-se não somente pela sua infraestrutura moderna, mas também pela atmosfera acolhedora e pelas muitas oportunidades de emprego da região.

Está pensando em começar um novo capítulo da sua vida em Joinville, mas ainda não sabe qual a melhor parte da cidade para morar? A gente te ajuda com essa missão!

O Viva Real preparou um conteúdo completo com os melhores bairros de Joinville para se viver, destacando as principais características de cada um — temos certeza de que um deles vai ser o lugar perfeito para você procurar o seu imóvel!

Pronto para tirar suas dúvidas?

Acompanhe até o final e boa leitura!

Quer saber como é morar em um bairro planejado? A gente te explica tudo sobre esse assunto em um artigo especial do blog: clique para ler na íntegra.

8 melhores bairros de Joinville para morar

Cada um dos bairros de Joinville possui sua própria identidade e características únicas, refletindo a riqueza e o dinamismo desta que é uma cidade encantadora.

Separamos uma seleção com 8 das melhores regiões do município para você conhecer e escolher qual o lugar ideal para investir em um imóvel.

Confira:

1. Saguaçu

Próxima aos bairros de Atiradores e Santo Antônio, a região de Saguaçu é conhecida por sua beleza natural, com trilhas ecológicas, áreas de preservação ambiental e o Rio Saguaçu cortando o bairro. 

Morar aqui significa ter fácil acesso a espaços verdes e momentos de conexão com a natureza!

O bairro oferece uma atmosfera tranquila e segura, ideal para famílias e pessoas que valorizam a paz e o sossego em seu ambiente residencial.

Ainda, Saguaçu possui uma infraestrutura completa, com escolas, creches, supermercados e outros serviços essenciais próximos, garantindo comodidade e praticidade para os moradores.

2. Atiradores

Atiradores é um bairro que fica estrategicamente localizado próximo ao centro de Joinville, oferecendo fácil acesso a uma variedade de serviços, comércios e entretenimento; 

As principais ruas que cortam o bairro são a Marajó e a rua Visconde de Taunay, garantindo deslocamento rápido às demais regiões de Joinville.

O bairro conta com uma excelente infraestrutura, incluindo escolas, supermercados, farmácias e postos de saúde.

Vale destacar que o bairro é conhecido por sua tranquilidade e segurança, proporcionando aos moradores uma sensação de bem-estar e proteção, além das suas ruas arborizadas e áreas de convivência.

3. Costa e Silva

Próximo ao centro, com deslocamento por meio da Avenida Marquês de Olinda, o bairro de Costa e Silva é um dos mais valorizados de Joinville: possui estrutura completa de comércio e serviços, além de várias opções de lazer.

O bairro também conta com uma atmosfera residencial tranquila e arborizada, ideal para quem busca sossego e segurança em seu ambiente residencial: as ruas tranquilas e espaços de convivência tornam Costa e Silva um local agradável para viver.

Ainda, para quem não abre mão de contato com a natureza, é nesse bairro que ficam as nascentes do Rio Cachoeira e, fortalecendo o sentimento de comunidade, Costa e Silva ainda tem uma hora comunitária que beneficia mais de 50 famílias da região.

4. Santo Antônio

Região de grande importância histórica e cultural, o bairro de Santo Antônio abriga diversos prédios e construções datadas, que remontam aos primórdios da cidade: essas edificações contam a história de Joinville e conferem charme e identidade ao bairro.

A região oferece infraestrutura completa, com escolas, creches, supermercados, farmácias, postos de saúde e outros serviços essenciais, garantindo comodidade e praticidade aos moradores.

Do ladinho da região de Atiradores e também do bairro de América, Santo Antônio tem acesso facilitado à região central da cidade.

Ainda, o bairro conta com espaços públicos, praças e áreas verdes, que proporcionam momentos de lazer e convívio ao ar livre.

5. Anita Garibaldi

Com muita diversidade cultural e vida noturna agitada, o bairro Anita Garibaldi é famoso por ter diversos bares, restaurantes e pubs que atraem moradores e visitantes: é o lugar ideal para quem gosta de sair à noite e morar perto da cena cultural da cidade.

No entanto, apesar de ser uma região mais urbana, Anita Garibaldi possui espaços de lazer, como praças e áreas verdes, onde os moradores podem relaxar e praticar atividades físicas.

Vale destacar que o bairro conta com uma boa infraestrutura urbanística, incluindo escolas, creches, postos de saúde e transporte público, garantindo o bem-estar dos seus habitantes.

6. América

América é um dos mais tradicionais e charmosos bairros da cidade: conhecido por proporcionar uma excelente qualidade de vida para seus moradores, possui ruas arborizadas e tranquilas, combinadas com a presença de áreas verdes e espaços de lazer.

O América oferece uma infraestrutura completa, com uma ampla variedade de comércios, serviços e facilidades para os moradores: desde supermercados e farmácias até escolas e centros de saúde, os moradores encontram tudo o que precisam sem precisar se deslocar para outras regiões da cidade.

Ainda, quem gosta de lazer perto de casa pode se beneficiar deste bairro, uma vez que os maiores espaços culturais da cidade ficam aqui, como a Escola de Teatro Bolshoi e o Centreventos Cau Hansen.

7. Glória

bairros de joinville: Glória

A região da Glória é predominantemente residencial, oferecendo uma atmosfera tranquila e familiar para seus moradores — quem não abre mão de espaços de lazer ao ar livre e áreas verdes vai amar este bairro de Joinville!

Ainda, tudo o que os moradores precisam fica pertinho de casa, uma vez que o bairro possui excelente infraestrutura com escolas, creches, supermercados, farmácias, postos de saúde e outros serviços essenciais.

O Glória fica ainda muito bem localizado, ao lado da região central, além de fazer divisa com a BR 101, principal via de conexão da cidade e estrada que dá acesso às praias.

8. Centro

O Centro de Joinville é rico em história e patrimônio arquitetônico, com muitos prédios e construções históricas preservadas ao longo dos anos. 

A Rua das Palmeiras é um exemplo notável, com suas casas antigas e fachadas coloridas que contam a história da cidade.

O bairro abriga grande variedade de comércios e serviços, incluindo lojas, restaurantes, bancos, escritórios, hospitais e escolas: é o principal centro comercial e financeiro de Joinville, oferecendo praticamente tudo o que os moradores precisam no dia a dia.

Ainda, o Centro de Joinville é palco de uma intensa vida cultural e artística, com teatros, cinemas, galerias de arte, museus e espaços culturais que promovem uma ampla variedade de eventos e atividades ao longo do ano. 

É também onde acontece o Festival de Dança de Joinville, um dos maiores do mundo.

Qual é o maior bairro de Joinville?

maiores bairros de joinville

O bairro com maior extensão territorial de Joinville é a região de Aventureiro, localizado na zona leste da cidade.

É uma área total de 9,43 km², e também é o bairro mais populoso do município.

Quais são os bairros mais perigosos de Joinville?

Apesar de a cidade de Joinville ser uma região relativamente mais segura que as demais regiões de Santa Catarina, alguns bairros são mais perigosos do que outros.

Entre os menos seguros da cidade, destacam-se, não necessariamente nessa ordem:

  • Comasa;
  • Aventureiro;
  • Jardim Paraíso;
  • Paranaguamirim.

Qual o bairro mais populoso de Joinville?

Como mencionamos, o bairro com maior concentração de habitantes dentre os muitos bairros de Joinville é a região de Aventureiro, com mais de 40 mil pessoas.

Seguido dele ficam os bairros de Costa e Silva, Paranaguamirim, Vila Nova e Jardim Iririú — os dados são do Censo mais recente divulgado pelo site da Prefeitura de Joinville.

Pensando em se mudar para Joinville? Temos as melhores opções de imóveis na região para você explorar: confira aqui.

Encontre seu imóvel dos sonhos em Joinville aqui no Viva Real!

Hoje falamos de uma cidade que encanta por sua diversidade e qualidade de vida — e os bairros de Joinville refletem essa riqueza e variedade. 

Seja buscando agitação urbana no Centro, tranquilidade em meio à natureza em Bom Retiro, ou uma atmosfera jovem e moderna em Boa Vista, há um bairro em Joinville para atender a todos os estilos de vida e preferências. 

Explore esses encantos e descubra o que torna cada um deles especial à sua própria maneira!

Quando decidir qual a melhor região da cidade para morar, encontre seu imóvel aqui no Viva Real: são milhares de anúncios de venda e aluguel em Joinville, confira no site!

Quer mais dicas e conteúdos como este? Acesse o blog completo do Viva Real.