Imagem de uma flor orquídea

Como cuidar de orquídea? Veja as principais dicas

Viva Real Publicado em 21/11/2022
Tempo de leitura 4 min

As plantas ficam ótimas em casas ou apartamentos, seja para decorar, seja para trazer um pouco de natureza ao espaço. Então, como fazê-las viverem por mais tempo? Como cuidar de orquídea, por exemplo? Essa é uma planta muito popular, uma das mais comuns nas residências brasileiras.

Neste conteúdo, vamos explicar todos os cuidados necessários com uma orquídea, como quantas vezes regar e se ela gosta de sol ou não. Também vamos falar sobre os tipos de orquídea que você pode ter no seu imóvel. Vamos lá?

Os principais tipos de orquídeas

Se deseja adquirir plantas para completar a decoração do seu espaço, você precisa conhecer as espécies de orquídea comercializadas no Brasil. Existem muitos tipos de orquídeas (mais de 30 mil), mas as principais são as brancas, as rosas, as roxas, assim como as azuis e as amarelas.

As brancas e as rosas são bastante comuns e têm origem em países asiáticos. Já a flor de cor amarela, conhecida como orquídea “chuva-de-ouro”, é amplamente encontrada na América Latina, inclusive no Brasil.

Em geral, as orquídeas são muito resistentes, facilmente cultivadas por iniciantes, seja dentro de casa, seja em um apartamento. Elas também são um ótimo presente para amigos ou familiares. A seguir, confira como cuidar de orquídea para mantê-las saudáveis por mais tempo.

Como cuidar de orquídea

“Mães” ou “pais” de plantas iniciantes têm muitas dúvidas na hora de manter as plantinhas em boas condições. Com as orquídeas, não é diferente. A parte mais importante no cuidado é saber como e quantas vezes regar a orquídea.

Imagem de uma flor orquídea

Aprenda a regar

A orquídea é uma decoração de jardim que gosta de água, mas não parada, pois isso pode apodrecê-la. Sendo assim, atente-se para o seguinte macete: raspe o dedo pela terra da sua orquídea. Se ele sair muito limpo, está na hora de regar. Se o ficar sujo, não molhe a planta. Bem simples, né?

Com uma superfície úmida, é provável que o fundo do vaso esteja bem molhado, então não regue. Se você identificou que está na hora de regar sua orquídea, molhe-a completamente: encharque as folhagens e o vaso. O mais indicado é molhar bastante, mas poucas vezes ao mês. Não é necessário regar a flor.

Exposição solar

Será que a orquídea gosta de sol? Como toda planta com flor, a orquídea precisa pegar sol, no mínimo, por alguns minutos do dia. Ela prefere uma iluminação indireta. Então, deixe-a em um local de meia-sombra, próximo a uma janela, por exemplo, para ela se beneficiar do sol da manhã ou do fim da tarde.

Porém, alguns tipos dessa flor gostam de mais ou menos intensidade de luz solar. A orquídea do tipo Cattleya intermedia, uma das mais comuns no Brasil, não pode tomar sol direto. Já a orquídea do gênero Cymbidium precisa receber luz forte, mas também indireta. Então, busque identificar o tipo da sua orquídea.

Cuidados com orquídea em casa ou apartamento

A orquídea é considerada uma ótima planta para ambientes internos. Ela é resistente e, como vimos, só precisa de um pouco de atenção em relação à quantidade de água. Então, se sua casa ou seu apartamento tem pouca exposição ao sol, faça questão de deixar a planta o mais perto possível de uma janela.

Dito isso, além de seguir esses cuidados, para manter uma orquídea em casa ou apartamento, é preciso saber renovar a nutrição dela. Isso significa fazer uma adubação mensal. O adubo é a comida da planta – ela precisa dele para florescer. Então, use o adubo que tiver à mão, seguindo as instruções da embalagem.

Aliás, como cuidar de orquídea no vaso? A planta é bastante resistente dentro de vasos, podendo ficar até quatro anos em um mesmo recipiente. Sendo assim, só troque-a de vaso se perceber que a terra apresenta um cheiro azedo. Também se atente para garantir que o vaso não abafe o caule e as folhas da planta.

Por fim, saiba que, para aprender como cuidar de orquídea, é preciso podá-las. Isso ajuda a fortalecer a saúde e estimular a floração das suas orquídeas. Espere até que todas as flores e brotos tenham caído e use uma tesoura para cortar as hastes marrons, ou seja, mortas, próximo à altura do solo.

Decore seu imóvel com seu estilo

Depois de entender como cuidar de orquídea, saiba que as plantas são uma ótima escolha para a decoração de casas ou apartamentos. Além de alegrar o ambiente com um toque de natureza, o cuidado com flores e folhagens pode se tornar um hobby quase terapêutico, melhorando seu humor e o astral do seu espaço.

Gostaria de saber saber mais? Confira nossos conteúdos sobre decoração, como os principais estilos de decoração para imóveis. O blog do Viva Real tem as melhores dicas e informações sobre imóveis e o mercado imobiliário brasileiro. Não perca!

BANNER_Cobranded_VIVA_ZAP_1024x380