Imagem de uma decoração de sala branca e cinza

6 dicas de decoração de sala para todos os tipos

Viva Real Publicado em 22/09/2022
Tempo de leitura 4 min

A decoração de sala é um assunto que deve ser tratado com muito cuidado. Afinal, esse pode ser considerado o cômodo principal de uma casa. Nele, os moradores recebem os amigos e os familiares, além de relaxarem em frente à TV, por exemplo.

Por essa razão, não basta comprar um sofá legal. É preciso dedicar-se para montar uma boa decoração de sala de estar e/ou de jantar, de modo que faça sentido ao estilo de vida e à família. Continue a leitura para conferir seis dicas que você pode aplicar no seu lar.

1- Cores para a sala

A principal dúvida que muita gente tem é: qual é a melhor cor de tinta para pintar a sala? Apesar do branco ser o mais escolhido, existem várias outras tonalidades que caem muito bem na decoração de sala.

Como a sala é o cômodo no qual as famílias passam a maior parte do tempo, a dica é escolher uma cor agradável e acolhedora, que traga uma sensação de tranquilidade e bem-estar.

O cinza com o branco é uma combinação muito utilizada. Isso porque são duas cores neutras que vão bem com absolutamente tudo, mas também servem para dar sensação de amplitude ao ambiente.

Utilizar cores mais escuras, como vermelho, verde ou azul-marinho, também é uma ótima pedida. No entanto, para não “sobrecarregar” o ambiente, o ideal é escolher móveis em tons neutros.

2- Estilos de sala

Basicamente, existem vários estilos de sala para você escolher. Uma decoração de sala minimalista, por exemplo, adota o conceito “menos é mais”, sendo uma excelente alternativa para quem mora em uma casa menor.

Nesse caso, caprichar na organização, investir em cores neutras, que trazem amplitude, móveis funcionais, que trazem praticidade ao ambiente, e boa iluminação são práticas fundamentais.

A sala no estilo colonial moderno voltou com tudo! Esse tipo de decoração é mais indicado para cômodos maiores. Também funciona para quem busca inovação, elegância e muita personalidade, usando móveis antigos e tecidos com estampas clássicas.

Outro estilo muito utilizado, principalmente em casas de campo, é a sala rústica moderna, que, como o próprio nome já entrega, remete ao design de sítios e hotéis-fazendas. A madeira é o elemento que se destaca, além de tons terrosos, como o marrom e o laranja.

3- Objetos de decoração para sala

A frase “a beleza mora nos detalhes” deve ser levada em consideração no momento de montar uma decoração de sala. Por essa razão, uma atitude indispensável é apostar em objetos, como:

  • quadros;
  • espelhos;
  • plantas;
  • porta-retratos;
  • relógios de parede;
  • cristais;
  • tapetes;
  • almofadas para o sofá;
  • mesa de centro.

A dica é escolher os melhores objetos de decoração para a sua casa com base na paleta de cores que você definiu. Essa é uma forma de trazer mais harmonia ao ambiente — um ponto que muita gente erra!

Imagem de uma decoração de sala azul e laranja

4- Iluminação

A iluminação da sala é um ponto importante. Afinal, ninguém quer um ambiente escuro e sem vida, não é mesmo? Utilizar lâmpadas de LED, abajures, luminárias ou lustres é uma dica de decoração de sala praticamente infalível!

5- Separação da sala em ambientes

Integrar a sala de estar com outros ambientes é uma boa dica para quem mora em apartamentos ou casas pequenas. Uma tendência é utilizar os móveis, como o sofá, para fazer essa divisão, principalmente para criar uma sala de jantar.

6- Bom sofá

Por fim, a última dica de decoração de sala é escolher um bom sofá! Esse móvel é o coração do cômodo. Ele pode desempenhar várias funções, como acomodar a família para assistir a um filme ou até delimitar o espaço em relação à mobília.

No entanto, com vários aspectos a serem considerados, é muito difícil acertar de primeira na escolha do melhor sofá para casa. Veja algumas dicas que podem ajudar nesse momento:

  • determine o espaço onde o sofá ficará;
  • determine o tamanho do sofá;
  • escolha um tecido/espuma que faça sentido com a decoração do ambiente;
  • baseie a cor nas tonalidades usadas no ambiente.

Além dessas dicas, vários modelos podem fazer parte da decoração da sua sala. Os principais são: sofá retrátil, reclinável, fixo, sofá-cama, sofá de canto, entre outros. O ideal é escolher com base na utilidade em casa.

Continue acompanhando o nosso blog para mais dicas

E aí, o que achou das nossas dicas? Agora, chegou o momento de colocar as mãos na obra! Para mais dicas de decoração de outros cômodos da sua casa, não deixe de acompanhar o blog do Viva Real, o maior portal de imóveis do Brasil!