Imagem de decoração industrial

Saiba como investir na decoração industrial em diferentes cômodos!

Quando o assunto é encontrar um estilo para sua própria casa ou um único cômodo, a decoração industrial é uma das tendências mais desejadas. Com um toque moderno e itens mais minimalistas, é possível explorar a criatividade com materiais e objetos diferentes.

Viva Real Publicado em 30/09/2022
Tempo de leitura 5 min

Quando o assunto é encontrar um estilo para sua própria casa ou um único cômodo, a decoração industrial é uma das tendências mais desejadas. Com um toque moderno e itens mais minimalistas, é possível explorar a criatividade com materiais e objetos diferentes.

A seguir, confira as dicas que o Viva Real separou sobre o estilo industrial, como ele surgiu e como você pode aplicá-lo, sem segredos, em toda sua casa, em diferentes cômodos e até no seu espaço de trabalho!

Origem da decoração industrial

Para você ter uma boa referência na hora de investir na decoração industrial, é importante saber um pouco da origem desse estilo. Ele surgiu no contexto histórico proveniente da Grande Depressão Americana, quando a bolsa dos Estados Unidos despencou.

Ainda na recuperação da economia, muitas fábricas, indústrias e galpões foram abandonados (principalmente em Nova York). Existem divergências sobre quando os prédios comerciais passaram a ser usados como imóveis residenciais, mas a grande procura por fábricas e galpões abandonados ocorreu entre 1950 e 1970.

De maneira geral, a decoração industrial nasceu da tentativa de reutilizar espaços abandonados sem alterar a estrutura deles, e não necessariamente como um estilo de decoração. Os galpões e fábricas como residências foram chamados de loft pelos nova-iorquinos e não demorou para a ideia se espalhar.

O que é a decoração industrial?

Não só como uma maneira de preservar o contexto histórico da época, o estilo industrial se manteve por possuir uma expressão de personalidade. Bruta e moderna, a decoração tem tubulações e tijolos aparentes como as maiores características.

Além disso, a decoração industrial é muito marcada pelos espaços amplos e integrados, bem como grandes janelas, portas largas e ótima iluminação. Entretanto, se você não mora em um espaço aberto, sem separação de cômodos e outras características do estilo, é possível investir na decoração de outras maneiras.

Como decorar com o estilo industrial?

O estilo industrial pode ser inserido em todo o imóvel ou em cada cômodo. O bom dele é que você pode misturá-lo com objetos de outros tipos de decoração, como os clássicos. A seguir, listamos como você pode investir na decoração, em um apartamento alugado, na sua casa ou até na sua sala comercial

Sala

Para ter uma sala com estilo industrial moderno, você pode optar pelas paredes de concreto ou tijolos. Nesse caso, é possível deixar a parede original ou fazer o acabamento de cimento queimado para proporcionar uma sensação de aconchego no cômodo.

Uma boa iluminação também faz parte da decoração e este cômodo é um ótimo lugar para investir na luz natural ou em trilhos e lâmpadas suspensas, que reforçam o toque industrial e ainda garantem um ambiente mais aconchegante.

Cozinha

A cozinha de modelo industrial pode ser feita de diferentes maneiras. Assim como na sala, as paredes de tijolos ou cimento são uma ótima opção para esse ambiente, mas você pode ir além.

A tubulação aparente é uma das grandes marcas do estilo industrial. Por isso, optar por manter as tubulações na cozinha à vista é uma opção prática e estilosa. Para combinar, objetos de madeira e utensílios com estilos mais rústicos também ajudam na decoração.

Quarto

Engana-se quem pensa que a decoração de quarto industrial é difícil. Na verdade, o cômodo é um dos melhores espaços para investir no estilo sem pesar o ambiente nem fugir do orçamento.

Quem investe na decoração neste cômodo costuma optar pelas paredes de concreto. Uma boa dica é deixar o piso da mesma maneira, para criar a sensação de um espaço ainda mais amplo. Os móveis de madeira, como a própria cama ou a mesa de cabeceira, ajudam a reforçar o tom industrial.

Imagem de decoração industrial

A iluminação também pode ser o grande aliado na decoração industrial do quarto. Trilhos de luz, luminárias pendentes e arandelas fixadas na parede são boas alternativas para quem não possui uma iluminação natural no ambiente.

Invista em objetos rústicos e cores sóbrias

Investir em uma decoração industrial em apartamento alugado é possível por meio de objetos e cores do ambiente. Antes de começar a mudança no estilo do imóvel, é preciso falar com o proprietário sobre a alteração nas paredes de tijolos e/ou as tubulações aparentes.

Porém, caso não seja possível deixar as paredes com tijolos e tubulações à mostra, pintar uma única parede com tons mais sóbrios, como concreto queimado, cinza, branco e marrom, pode ser suficiente para deixar o ambiente com o aspecto industrial.

Os objetos também ajudam a dar vida à decoração industrial. Apesar de ser um estilo bem moderno, peças antigas como móveis herdados da família, de madeira ou metal, ajudam a compor o estilo e garantem a sensação de aconchego. 

Encontre seu imóvel no Viva Real e comece a decorá-lo!

Agora, é a hora de achar o imóvel perfeito para começar a decorar! Com espaços amplos e integrados, o Viva Real tem diversas opções de imóveis ótimos para a decoração industrial.

Você também pode encontrar outras dicas de decoração no blog do Viva Real. Além de sugestões de outro, há conteúdos sobre como encontrar o imóvel ideal, informações sobre contratos de aluguel e outros temas!