Imagem de um casal em meio a caixas de mudança

Saiba como organizar a mudança com planejamento e praticidade

Viva Real Publicado em 14/02/2023
Tempo de leitura 5 min

A mudança para um novo imóvel pode ser um processo complicado e cansativo. Para isso não acontecer, é importante saber como organizar a mudança para tornar esse momento mais prático.

Geralmente, a falta de planejamento e organização em diferentes etapas da mudança deixa a rotina da família desgastante. Porém, com algumas medidas, é possível amenizar essa situação.

6 dicas para organizar mudança

Mudar-se para outro imóvel pode ser motivo de muita dor de cabeça, principalmente se você não tem experiência no assunto. Para ajudar nisso, trouxemos algumas dicas para organizar a mudança e torná-la tranquila, evitando estresse.

1 – Planeje o passo a passo

O planejamento é a chave para qualquer mudança, já que costuma ser um processo demorado e cansativo. Então, o primeiro passo é definir a melhor data para fazê-la, tendo em mente que podem ocorrer imprevistos que adiem o prazo.

Se for uma mudança para um apartamento, também é importante comunicá-la à administração do local com antecedência. Assim, é possível escolher o melhor dia e horário para não causar transtornos no local.

2 – Junte caixas de papelão

Utilizar caixas para armazenamento é uma excelente alternativa para transportar objetos. Então, quando decidir mudar, guarde o máximo de caixas que puder, em diferentes tamanhos. Você pode obtê-las em supermercados e lojas de eletrodomésticos, que normalmente descartam esses materiais.

Além disso, peça para amigos e familiares guardarem caixas que não utilizarem. Porém, elas devem estar em perfeitas condições, para transportar seus pertences com segurança.

3 – Proteja objetos delicados

É preciso pensar sobre como proteger objetos delicados, para não danificá-los e causar prejuízos. Nesse caso, você pode embalar itens sensíveis em plástico-bolha, espumas ou jornais, para protegê-los.

Feito isso, é só acomodá-los nas caixas de papelão e colocá-las no veículo de transporte. Se os objetos forem pequenos e delicados, você pode levá-los consigo, para evitar atritos que podem quebrá-los.

4 – Nomeie as caixas

Após acomodar os objetos nas caixas, é preciso vedá-las com fita adesiva específica. Faça isso tanto na parte de cima quanto na de baixo da caixa, para deixar tudo bem seguro.

Além disso, é importante identificar o que está em cada caixa, para facilitar a organização da nova casa. Inclusive, escreva “frágil” nas caixas com itens delicados, para as pessoas tomarem cuidado ao transportar esses objetos.

Imagem de uma família com caixas de mudança

5 – Coloque roupas em sacos plásticos

Outra dica sobre como organizar a mudança é colocar roupas leves em sacolas plásticas. Você pode usar sacos de lixo para transportar roupas íntimas, meias e camisetas de tecido fino.

Já para roupas pesadas, as malas de viagem são sempre bem-vindas. Além de fazerem parte dos objetos levados, elas podem acomodar calças, blusas, casacos, entre outros adereços.

6 – Doe roupas e objetos antigos

É comum que, com a correria do dia a dia, algumas coisas fiquem guardadas sem que ninguém perceba que não são mais úteis. Então, verifique o guarda-roupas e separe as peças que podem ser doadas.

Além disso, alguns elementos e móveis podem não combinar com o estilo da nova casa. Nesse caso, é possível vendê-los ou doá-los em pontos de coleta.

Orientações para embalar mudança

Com tudo planejado, chegou a hora de conhecer algumas dicas para embalar a mudança. Usando sugestões práticas aliadas ao planejamento, os moradores não terão problemas. Confira a seguir, e mãos à obra!

Embale os objetos

Comece a organizar a mudança separando e embalando itens que você não usa no dia a dia. Objetos decorativos e outros pequenos podem ser colocados em caixas menores. Outra dica é colocar parafusos em um saquinho e guardá-los junto aos móveis, para facilitar a montagem e não perdê-los.

Computadores e eletrônicos

Para evitar danos a aparelhos eletrônicos, o ideal é guardá-los nas embalagens originais. Entretanto, normalmente, elas são descartadas com o tempo. Então, proteja esses itens com plástico-bolha, isopores ou panos.

Utensílios de cozinha

Saber como organizar a mudança faz toda diferença, inclusive evita danos ou perda de pertences. Objetos como copos, travessas e pratos de vidros são delicados, por isso devem ser embalados com cuidado.

Então, para evitar quebras durante o transporte, embale cada item por vez em jornal ou plástico-bolha e não se esqueça de colocá-los nas caixas identificadas como objetos “frágeis”.

Tapetes, carpetes e colchões

Enrolar tapetes e carpetes evita que peguem poeira e sejam colocados em qualquer espaço. Portanto, enrole-os e amarre-os com uma corda antes do transporte. Já os colchões podem ser cobertos com lençóis do tipo envelope para não ficarem sujos.

Separe as caixas por cômodos

Ao colocar os itens nas caixas de papelão, é importante escrever o nome de cada cômodo ao qual pertencem. Desse modo, ao descarregar a mudança, as caixas já são colocadas em determinados lugares, para facilitar a organização da casa.

Confira mais dicas úteis no blog do Viva Real!

Com essas dicas, ficou mais fácil entender como organizar a mudança e tornar esse processo menos estressante. Você também pode contar com o Viva Real para aprender sobre outros cuidados com a casa.

Para isso, continue no nosso blog e veja conteúdos sobre decoração, compra e aluguel de imóveis, e curiosidades. Assim, você fica por dentro de novas tendências e sabe o que está acontecendo no mercado imobiliário.

BANNER_Cobranded_VIVA_ZAP_1024x380