Imagem de uma pessoa fazendo a construção de uma casa

Tudo sobre financiamento de material de construção

Viva Real Publicado em 23/08/2022
Tempo de leitura 5 min

Você está precisando reformar sua casa, mas não tem como pagar à vista? O financiamento de material de construção é a solução ideal para tirar esse sonho do papel. Essa modalidade de crédito permite comprar todos os materiais necessários para construir ou reformar.

Muitas pessoas não sabem disso, mas existem linhas de crédito que vão além da compra de um imóvel. Financiar o material de construção é um bom negócio para não cair no endividamento. Porém, como sempre, é necessário se planejar, comparando as alternativas disponíveis no mercado.

Requisitos para solicitar o financiamento de obras

A melhor forma de conseguir financiamento de material de construção é entrar em contato com seu banco e conferir as modalidades disponíveis. De modo geral, os principais requisitos para créditos para obras são:

  • ser maior de 18 anos ou emancipado com 16 anos completos;
  • possuir cidadania ou visto permanente no Brasil;
  • apresentar garantias financeiras;
  • não comprometer mais de 30% da renda familiar com as parcelas;
  • não possuir o nome negativado em agências de análise de crédito;
  • não ter outro financiamento em andamento sob a mesma titularidade.

Opções de financiamento de material de construção

Para entender como financiar material de construção, você deve conhecer quem oferece o financiamento e as especificações de cada um. Agora, confira as principais instituições do país disponíveis.

Caixa Econômica

A opção mais conhecida e utilizada no Brasil é o Construcard da Caixa Econômica Federal, um cartão exclusivo para financiamento de material de construção e reforma. Com ele, você é capaz de comprar todo o material necessário para sua obra em lojas conveniadas pelo banco.

Além dos materiais de construção comuns (como telha, piso, tijolo etc.), é possível utilizá-lo para adquirir caixas d’água, aquecedores, piscinas, elevadores, entre outros. Também há a opção de construção no próprio terreno ou buscar financiamento para adquirir o terreno antes de construir a casa.

O Construcard financia até 80% do custo total. Ele permite que o cliente do financiamento pague o valor em até 263 meses, mas possui taxas de 2,5% ao mês. Já o lojista conveniado recebe o valor da compra à vista.

Imagem de uma pessoa fazendo a construção de um imóvel

Banco do Brasil

A linha de crédito do Banco do Brasil abrange reforma, construção e ampliação de imóveis, mas apenas os correntistas que possuem o cartão de crédito Ourocard podem se beneficiar dela. Ela oferece até 180 dias para pagar a primeira parcela, teto de contratação de até R$ 50 mil e taxas de juros em torno de 3,7% mensais.

Nas lojas conveniadas do Banco do Brasil, é possível adquirir apenas produtos para infraestrutura interna: pisos, tijolos, materiais elétricos, acabamentos, tintas, ferragens, entre outros.

Banco Bradesco

O Banco Bradesco oferece o “CDC João de Barro”, um programa de financiamento de material de construção exclusivo para as lojas credenciadas à ANAMACO (Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção). 

O programa financia todo o custo da reforma, incluindo recomposição de alvenaria e da argamassa, fechamento e abertura de vãos, instalações prediais nos sanitários e cozinha, e adequações de acessibilidade a moradores com mobilidade reduzida.

Banco Santander

O Crédito Habitação do Santander financia a compra de material de construção, mas não financia o terreno como o Construcard da Caixa. Para reduzir o valor das parcelas, o cliente pode pagar o empréstimo em até 40 anos, com 75 anos de limite de idade dos titulares no final do prazo.

A construção tem dois anos para ser finalizada e, durante esse período, só é preciso pagar a parcela correspondente aos juros. Nesse período, o valor é libertado à medida que a construção avança.

Creditas

O Creditas se destaca por ter um dos juros mais baixos de financiamento de material de construção. Por meio de empréstimo de garantia, você pode financiar desde material de construção até mão de obra especializada em qualquer loja de sua escolha.

Sicredi

O Sicredi é o Sistema de Crédito Cooperativo, considerado a primeira instituição financeira cooperativa da América Latina. Qualquer um dos associados pode construir ou reformar um imóvel próprio ou um da empresa. Ele possui as seguintes vantagens:

  • escolher a forma de pagamento, parcelada ou única;
  • ter o valor creditado na conta corrente;
  • financiar desde materiais de construção até a mão de obra especializada;
  • disponibilizar limite de crédito de acordo com a capacidade de pagamento;
  • oferecer prazo de pagamento de até 60 meses.

Loja de construção

Também é possível encontrar uma loja de material de construção que oferece cartões de crédito private label (com marca da própria loja). Nesse caso, as condições de pagamento costumam ser mais flexíveis, com longos prazos de parcelamento e juros baixos.

A Leroy Merlin, por exemplo, oferece o cartão de fidelidade Celebre, de bandeira Visa, que pode ser utilizado para comprar qualquer produto da loja em qualquer local da rede. Eles garantem até 24 meses para pagar a juros de 1,99% ao mês. 

Vale lembrar que esta opção funciona como um cartão de crédito normal, então é importante se atentar ao planejamento financeiro. Dessa forma, antes de comprar, é preciso conferir as taxas de juros do rotativo e a existência de anuidade.

Mercado imobiliário no Viva Real

Agora que você já sabe tudo sobre financiamento de material de construção, acompanhe notícias, indicações de compra/aluguel de casa e apartamentos novos ou alugados, dicas de decoração e tudo o que você precisa saber sobre o mercado imobiliário antes de comprar seu primeiro imóvel! Tudo isso você encontra no blog da Viva, mantenha-se atualizado!