Imagem de marmore ou granito

Mármore ou granito: como fazer a escolha correta? Venha descobrir!

Qual dessas duas rochas usar: mármore ou granito? Ambas são muito utilizadas na construção civil, para bancadas de cozinha, pisos, revestimentos de paredes, pias e outras aplicações. Apesar de serem semelhantes, existem diferenças entre elas.

Viva Real Publicado em 23/11/2022
Tempo de leitura 5 min

Qual dessas duas rochas usar: mármore ou granito? Ambas são muito utilizadas na construção civil, para bancadas de cozinha, pisos, revestimentos de paredes, pias e outras aplicações. Apesar de serem semelhantes, existem diferenças entre elas.

Se você está procurando uma casa, um apartamento ou um estabelecimento para alugar ou comprar, é necessário pensar nesses detalhes. Por isso, vamos apresentar as diferenças e as aplicações de cada uma.

Diferenças entre mármore e granito

Ambas são rochas naturais, resistentes e possuem diversos tipos de cores. Porém, a maior diferença entre mármore e granito se dá nos processos de formação das duas rochas, que são distintos.

O mármore é formado a partir da transformação de uma rocha já existente, por isso é chamado de rocha metamórfica. Ele se origina do calcário exposto a altas temperaturas e pressões, resultantes de movimentos na crosta da terra.

Já o granito se forma diretamente pelo resfriamento e pela consolidação do magma terrestre, que acontece abaixo da superfície da terra, na litosfera. Isso se dá de maneira lenta, permitindo maior acúmulo de minerais na composição.

Outra diferença importante é a resistência. O granito é mais duro, por isso é mais resistente, por possuir maior acúmulo de minerais. Já o mármore é menos rijo, o que impacta diretamente a durabilidade, de forma que o granito tem maior longevidade que o mármore.

Vantagens de cada revestimento

As características das duas pedras vão ditar as vantagens e as desvantagens, bem como os melhores locais de uso. Por isso, se tiver dúvida entre escolher mármore ou granito, você pode se basear nesses atributos para fazer a melhor escolha.

Vantagens do mármore

Entre as principais vantagens do mármore, estão a sofisticação e a beleza, ligadas à composição e ao local de extração, em jazidas localizadas em regiões com atividade vulcânica. Isso confere veios únicos e marcas uniformes ao material, tornando cada peça exclusiva.

Outra vantagem é que a pedra permite um acabamento impecável, pois o rejunte entre uma peça e outra fica imperceptível. Por ser mais leve, devido à maior porosidade, ela pode ser usada em revestimentos internos.

Também há uma grande variedade de cores e matizes, conferindo um design diferenciado e refinado no local onde se aplica. Além disso, o mármore dispõe de um bom custo-benefício a longo prazo em relação a porcelanatos, cerâmicas e outros revestimentos.

Vantagens do granito

Entre as vantagens do granito, estão a resistência e a durabilidade. A popularidade dele nas construções aumentou, devido à aplicação fácil, à pouca porosidade, à higienização descomplicada e à baixa manutenção em comparação com outras pedras.

Esse é um revestimento acessível, devido à quantidade abundante de matéria-prima disponível. Ele tem maior resistência aos arranhões, justamente por ser mais duro e concentrar maior quantidade de mineral. Também é mais prático para limpar e possui várias cores, o que permite customizar cada projeto.

Na hora de escolher entre mármore ou granito para espaços onde circulam uma grande quantidade de pessoas, como aeroportos, comércios, shoppings, clínicas e outros, o granito é a melhor opção.

Imagem de marmore ou granito

Indicações de uso na construção civil

Tanto o mármore quanto o granito podem ser usados na construção de espaços, em casas, apartamentos, clínicas ou comércios. Ambas as pedras se popularizaram por apresentarem versatilidade de uso e permitirem vários tipos de acabamentos.

Apesar de serem pedras distintas, muitas pessoas se confundem e não sabem onde usar mármore ou granito. Devido às diferenças naturais, de composição e propriedades químicas, existem indicações de uso para cada uma delas.

Usos do mármore

O mármore é melhor aproveitado nas áreas internas. Por isso, você pode utilizá-lo para criar um efeito especial na parede para decoração, fazer um tampo para mesa, usar no hall de entrada e em escadas.

Então, na pia do banheiro: granito ou mármore? Aqui, você pode aproveitar toda a sofisticação do mármore para dar um toque especial no ambiente. Ele também é ideal para bancadas de cozinha.

Usos do granito

O granito é mais indicado para locais externos. Se for usado em áreas de piscina, churrasqueira, sauna e lugares mais molhados, ele deve receber tratamento para gerar mais atrito e evitar acidentes. Já em áreas externas muito expostas às ações do tempo, como fachadas, é preciso impermeabilizá-lo para durar mais.

Muitas pessoas ficam em dúvida ao escolher entre mármore ou granito para a cozinha. Nesse caso, para aguentar temperaturas elevadas e maior umidade, o granito é o mais indicado.

Qual é o mais barato: mármore ou granito?

O que é mais barato: mármore ou granito? Como está se popularizando, o granito possui reservas de extração no Brasil e é mais abundante, tornando-se um produto mais barato.

Já o mármore se tornou uma pedra de luxo, pois não possui reservas no Brasil, o que significa que grande parte dele é importada. Por isso, ele sofre influências de moedas como dólar e euro. Além disso, é um artigo mais raro na natureza, o que o torna mais nobre que o granito.

Como essas duas pedras valorizam o imóvel?

Quando avaliamos um imóvel para comprar ou alugar, para fins de moradia ou estabelecimento comercial, uma das características que devem ser consideradas é a presença dessas duas pedras: mármore ou granito.

A presença do mármore é um fator de valorização e sofisticação, trazendo beleza ao imóvel. Para fazer uma boa escolha, você pode listar algumas características do imóvel que você procura.

Confira os imóveis do Viva Real

Gostou de saber mais sobre como escolher entre mármore ou granito? O Viva Real possui um sistema de filtro com características dos imóveis para facilitar a busca. Você poderá escolher áreas de lazer e esporte, itens de segurança, comodidade e serviços e outros. Há milhares de opções exclusivas para você. Confira!