pé direito - imagem de casa com pé direito alto

O que é pé-direito e qual é a importância dele na casa?

Você já deve ter ouvido alguém falar sobre pé-direito, mas sabe o que isso significa? Se você nunca ouviu o termo, mas gostaria de conhecê-lo e se preparar para reformar sua casa ou visitar um imóvel, a Viva Real explica.

Viva Real Publicado em 07/07/2023
Tempo de leitura 5 min

Na hora de escolher um imóvel para comprar ou alugar, é necessário levar vários fatores em consideração. Um deles é o tamanho do pé-direito da propriedade. Você sabe o que esse termo significa e qual é a importância dele?

“Pé-direito” é um termo muito utilizado na arquitetura e na engenharia civil para se referir à distância entre o piso e o teto. Essa medida pode influenciar diretamente na percepção de amplitude de um espaço. Por isso, é necessário levar esse fator em consideração no momento de escolher um imóvel para morar.

Qual é a importância do pé-direito?

Agora que você já sabe o que é pé-direito, vamos explicar qual é a importância desse elemento. A distância vertical entre o teto e o chão influencia diretamente na percepção de profundidade e amplitude dos ambientes.

Essa medida também influencia diretamente no conforto térmico dos cômodos, na ventilação, na iluminação e até mesmo no dimensionamento dos componentes elétricos. Por isso, é fundamental considerar esse fator ao escolher um imóvel para morar.

Qual é a origem do nome “pé-direito”?

Existem diferentes teorias acerca da origem do nome “pé-direito”, contudo, uma das mais aceitas é a que afirma que essa expressão foi criada no período colonial para se referir às estacas de madeira que sustentavam as construções.

Nesse contexto, a palavra “pé” significava “árvore”, e o termo “direito” queria dizer “alinhado”. Já outra teoria afirma que esse termo faz referência à unidade de medida usada nos Estados Unidos, o pé.

Quais são os tipos de pé-direito?

A distância entre o chão e o teto pode variar entre diferentes imóveis e também entre os cômodos de uma mesma residência. Isso porque existem diversos tipos de pé-direito.

Além disso, cada cidade possui normas específicas sobre a medida mínima do pé-direito. Em São Paulo, por exemplo, o tamanho do pé-direito não pode ser inferior a 2,5 m de altura, sendo que apenas nas garagens é permitida uma medida menor. Confira a seguir quais são os tipos de pé-direito.

Pé-direito padrão

O pé-direito padrão é o mais encontrado na maioria dos imóveis novos, especialmente nos apartamentos pequenos, nas kitnets e nas casas conjugadas. Ele possui entre 2,5 a 2,8 m de altura. Também existe o pé-direito baixo, cujo tamanho gira em torno de 2,30 m de altura.

O tamanho padrão de pé-direito deixa o ambiente mais intimista e aconchegante. Contudo, quando a medida da distância entre o chão e o teto é de cerca de 2,30 m de altura, o cômodo pode parecer mais apertado, além de atrapalhar a circulação do ar. O pé-direito baixo, ou padrão, é uma boa alternativa para os banheiros e ambientes do imóvel que necessitam de uma iluminação mais intensa.

Imagem de pé-direito

Pé-direito alto

O pé-direito alto é aquele que possui cerca de 3 m de altura. Até a década de 1950, essa era a medida mais usada nas construções. No entanto, devido ao aumento da população nas cidades e da necessidade de abrigar mais pessoas nos centros urbanos, essa medida começou a diminuir.

É possível encontrar empreendimentos novos com o pé-direito alto, no entanto, eles costumam apresentar um preço mais elevado. Algumas das vantagens desse modelo são que ele promove uma melhor circulação do ar e contribui para a manutenção do conforto térmico.

Pé-direito duplo

O pé-direito duplo é muito utilizado em residências luxuosas, como apartamentos de cobertura e mansões. Isso porque ele deixa os ambientes mais sofisticados e promove sensações de amplitude e magnitude.

A medida do pé-direito duplo gira em torno de 5 a 8 m de altura. Isso traz um desafio a mais para os arquitetos e decoradores no momento de decorar o ambiente e deixá-lo mais aconchegante.

Como definir a altura do pé-direito?

O tamanho do pé-direito pode interferir diretamente no conforto dos moradores de uma casa. Por isso, é necessário saber o que levar em consideração na hora de definir a distância ideal entre o piso e o teto dos cômodos.

O primeiro fator que deve ser considerado é a legislação da cidade. Isso porque cada município determina um tamanho mínimo de pé-direito. Além disso, é fundamental verificar se a distância entre o piso e o teto do imóvel é suficiente para que as pessoas circulem com conforto e segurança pelos ambientes.

A forma como cada cômodo será usado também deve ser considerada na hora de definir esse fator. Isso porque um pé-direito duplo pode ser uma boa opção para uma sala de estar grande, mas não ficaria muito bom em um banheiro, onde as pessoas precisam de uma iluminação mais forte.

Seu próximo imóvel está no Viva Real

O tamanho do pé-direito faz muita diferença em um imóvel, por isso, é importante levar esse fator em consideração na hora de escolher uma propriedade para morar. Dessa forma, você vai conseguir aproveitar melhor a sua nova residência.

Se você está procurando uma casa ou apartamento, conte com o Viva Real para encontrar um imóvel que atenda a todas as suas necessidades — inclusive, com um bom tamanho de pé-direito!

Com o sistema de filtragem do nosso site, sua busca por uma propriedade ficará ainda mais fácil e rápida. Continue na nossa página e comece a procurar hoje mesmo pelo seu próximo imóvel!

BANNER_Cobranded_VIVA_ZAP_1024x380