Reparo e conservação – Portas e Janelas

Por Erica Fonseca
24/01/2014 @ 15:12

Além de serem itens funcionais, as portas e janelas da sua casa são importantes itens de segurança no seu imóvel, e dependendo do modelo, podem até ser destaque na decoração. Como estão constantemente sujeitas às intempéries (sol e chuva), alguns cuidados são fundamentais para conservar a funcionalidade e aparência delas por muito mais tempo:

Todos os tipos de portas e janelas

Evite bater as portas e janelas para evitar rachaduras e “folga” nos trincos e maçanetas.

As dobradiças e fechaduras devem ser lubrificadas a cada 3 meses, com grafite em pó.

Os rolamentos das roldanas podem ser lubrificados com a mesma periodicidade, com os óleos lubrificantes específicos para essa finalidade.

No caso de portas e janelas de correr, limpe também os trilhos inferiores, para retirar a poeira e pequenos detritos que podem prejudicar o seu funcionamento adequado. Não utilize objetos pontiagudos para limpar os cantos das portas e janelas, para evitar riscos no material. Prefira um pincel fino com cerdas macias.

Não use produtos abrasivos (removedor) para realizar a limpeza das portas e janelas, nem das maçanetas. Também evite utilizar palha de aço ou vaselina para “dar brilho” no alumínio e lixa ou espátula para limpar a madeira. Graxa não deve ser utilizada para lubrificar roldanas, pois, com o tempo, acaba manchando o material e ressecando as borrachas que atuam na vedação.

Portas e janelas de vidro

Já falamos um pouquinho aqui sobre como fazer a limpeza de vidros. Dê uma olhadinha.

Portas e janelas de alumínio

Portas e janelas de alumínio devem ser limpas com uma mistura de água e detergente neutro, usando-se uma esponja ou pano macios. Você deve fazer uma boa limpeza anualmente. Nos casos de cidades litorâneas, recomendamos que a limpeza seja feita com um intervalo menor de tempo, devido à maresia, de 3 em 3 meses.

Porta e janelas de madeira

Utilize apenas uma flanela limpa e seca com produtos específicos para madeira.

Se as portas e janelas ficam pouco expostas ao Sol e a chuva, você pode refazer a pintura a cada 2 anos, mas se a exposição for muito grande, o ideal é repintar a cada 6 meses.  É melhor contratar um profissional, para garantir a qualidade da pintura.

Com estes cuidados simples de conservação, as portas e janelas da sua casa ficarão com aparência de novas por muito mais tempo!

5 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Todos os comentários estão sujeitos a aprovação, para evitar que qualquer conteúdo impróprio, ilegal ou ofensivo seja publicado. O preenchimento do Nome e E-mail são obrigatórios.

roberto

ola. bom dia. moro num edifício cujas portas das salas são super bonitas. mas as de vários apartamentos estão rachadas. e ate a minha já vi ke tem uma fresta. como conservar para não rachar mais? uso um lustra moveis, ou óleo de cedro, tenho ke passar verniz? impermeabilizante? a porta não eh pintada eh como se fosse natural, com um verniz sei la? como a foto da porta de entrada acima da foto da janela. a segunda foto de baixo do site seguindo pra cima. ela eh detalhada como da foto. tem uns quadrados, sei la. uma porta dessas seria caríssima fazer outra.
Você poderia me orientar?
Fico grato.

Roberto

Responder
Andréia Gomes

Oi Roberto!

Tudo bem?

Sobre a sua dúvida, seria bom avaliar o motivo da rachadura na porta, já que você menciona que em vários apartamentos, no mesmo edifício, já aconteceu a mesma coisa. É bom se certificar de que não há nenhum problema estrutural (vigas, batentes, paredes etc) causando esses estragos. Sugerimos que você procure a avaliação de um profissional, provavelmente um bom marceneiro poderá te ajudar. Nossas dicas de reparo e manutenção são gerais e poderão te ajudar amenizar os problemas causados pelo tempo.

Esperamos que você consiga manter a porta do seu apartamento bem conservada.

Um abraço.

Edite Edília Silva da Luz

Obrigada por tão úteis dicas de conservação 1 Parabéns Aprendi dicas importantes que eu não sabia !! obrigada

Responder
Caroline Souza

Oi, Edite! Ficamos felizes em saber que você gostou das dicas.

Um abraço! 😉