Foto de uma mulher sentada analisando alguns papeis que simbolizam os documentos para alugar imóvel

Saiba quais são os documentos para alugar imóvel

Após visitar algumas residências e decidir em qual morar, é necessário providenciar uma extensa documentação para concretizar o processo de locação, mas você sabe quais são os documentos para alugar imóvel?

Viva Real Publicado em 15/03/2023
Tempo de leitura 5 min

Após visitar algumas residências e decidir em qual morar, é necessário providenciar uma extensa documentação para concretizar o processo de locação, mas você sabe quais são os documentos para alugar imóvel?

As imobiliárias costumam exigir uma lista de documentos de quem pretende alugar uma casa ou um apartamento. Apesar de ser um pouco burocrático, esse processo é muito importante para garantir a segurança do locador e do locatário. Sendo assim, a seguir, confira qual é a documentação necessária para alugar um imóvel.

Quais são os documentos necessários para alugar um imóvel?

A boa notícia para quem precisa saber qual é a documentação necessária para alugar um imóvel é que todas as imobiliárias costumam pedir a mesma lista de documentos.

Contudo, os documentos exigidos para realizar um contrato de locação de imóvel variam de acordo com quem vai alugar a unidade imobiliária – se uma pessoa física ou jurídica. Portanto, na sequência, veja qual é a documentação solicitada em cada circunstância.

Foto de um homem sentado a uma mesa analisando alguns papeis que simbolizam os documentos para alugar imóvel

Pessoa física

Os documentos necessários para locação de imóvel como pessoa física visam comprovar a identidade, o estado civil e as condições de pagar o aluguel do futuro inquilino. Para isso, o locador deve apresentar os seguintes documentos:

  • RG e CPF;
  • certidão de casamento ou de nascimento;
  • comprovante de residência;
  • a última declaração de Imposto de Renda;
  • três últimos recibos do pagamento, caso esteja pagando aluguel;
  • comprovante de renda que seja, pelo menos, três vezes superior ao valor do aluguel.

Pessoa jurídica

Já a lista de documentos necessários para locação de imóvel como pessoa jurídica é um pouco mais extensa. Além disso, é necessário que alguns papéis sejam assinados e carimbados por um contador com número de CRC (Conselho Regional de Contabilidade). A lista de comprovantes exigidos é a seguinte:

  • RG e CPF dos sócios da empresa;
  • cartão CNPJ;
  • contrato social contendo todas as alterações contratuais da empresa;
  • ficha de inscrição estadual ou municipal;
  • comprovante de propriedade da empresa, caso houver;
  • comprovante de endereço da empresa;
  • ficha cadastral com referência da empresa;
  • comprovante de residência dos sócios da empresa;
  • último balanço da empresa assinado e carimbado pelo contador.

Como comprovar renda?

Um dos documentos para alugar imóvel é o comprovante de renda. Contudo, a forma de demonstrar a capacidade de pagar o aluguel pode variar de acordo com a forma de trabalho da pessoa – assalariada ou autônoma.

Quem é assalariado pode usar como comprovante de renda: a cópia da carteira de trabalho assinada, os três últimos holerites ou a última declaração de Imposto de Renda. Já quem é autônomo pode utilizar os contratos de prestação de serviços, a declaração de rendimentos atuais (DECORE) assinada e carimbada pelo contador ou a última declaração de Imposto de Renda.

Pensionistas e aposentados que querem fazer a locação de um imóvel residencial podem apresentar o comprovante de recebimento da aposentadoria ou a última declaração de Imposto de Renda.

O que é garantia de locação?

Além de saber quais são os documentos para alugar imóvel, o futuro inquilino precisa descobrir o que é garantia de locação, que assegura o pagamento de aluguel caso o locatário fique inadimplente.

A forma mais conhecida de garantia de locação é nomear alguém como fiador. Caso o inquilino deixe de pagar o aluguel, essa pessoa fica responsável por arcar com esse compromisso financeiro.

Assim como o futuro inquilino, quem entra como fiador também precisa apresentar uma série de documentos para alugar imóvel:

  • RG e CPF;
  • comprovante de residência;
  • última declaração do Imposto de Renda;
  • os três últimos recibos de pagamento do aluguel, caso esteja alugando um imóvel;
  • comprovante de rendimento que seja, pelo menos, quatro vezes maior do que o valor do aluguel.

Há outras formas de garantia de locação?

Quem não quer um fiador pode usar outros meios como garantia de locação. Nesse caso, o mais comum é a caução. Quem escolher essa forma de garantir os pagamentos deve pagar antecipadamente o valor de três aluguéis. Esse dinheiro é devolvido para o inquilino após o fim do contrato.

Também é possível fazer um seguro-fiança. Para isso, é preciso entrar em contato com uma seguradora e pagar o valor estipulado pela empresa.

Encontre um imóvel para alugar no Viva Real

Agora que mostramos quais são os documentos para alugar imóvel, você já pode começar a procurar seu próximo lar, de uma maneira prática e rápida, no site do Viva Real. Na nossa página, temos uma grande variedade de casas e apartamentos para locação por todo país.

Além disso, é possível usar os filtros de busca para tornar sua pesquisa muito mais fácil e ver fotos do imóvel antes de se decidir. Portanto, continue no nosso site para encontrar uma propriedade perfeita para você.

BANNER_Cobranded_VIVA_ZAP_1024x380