Seguro fiança

Seguro fiança: saiba o que é e quais as vantagens!

Viva Real Publicado em 05/12/2023
Tempo de leitura 6 min

Para proteger o locador de possíveis inadimplências do futuro locatário, costuma ser adotada a prática de seguro fiança, trazendo proteção abrangente e tranquilidade durante o período de locação.

Com esse tipo de seguro, torna-se dispensável algumas modalidades de aluguel, como depender de fiador ou fazer depósito caução, o que pode ser muito vantajoso para inquilinos que não cumprem com esses requisitos.

Ainda, a Lei do Inquilinato determina que esse tipo de seguro é uma garantia eficiente para a locação de imóveis tanto comerciais quanto residenciais.

No entanto, para que o seguro fiança seja efetivado assertivamente e beneficie ambas as partes de um contrato de aluguel, ele precisa ser realizado dentro dos termos previstos pela legislação competente.

Tem dúvidas sobre o assunto e quer saber como funciona esse seguro? Viva Real está aqui para ajudar você!

Separamos um conteúdo especial com tudo sobre esse tema, que você confere logo abaixo.

Acompanhe até o final e boa leitura!

Não sabe como funciona a quebra de contrato de aluguel e quais as consequências envolvidas? Confira nosso artigo sobre o tema.

O que é o seguro fiança?

O seguro fiança é uma alternativa ao conhecido depósito caução, muito usado para o aluguel de imóveis, e também à busca por fiadores.

É por meio deste seguro que se firma um contrato, onde a seguradora se compromete a cobrir eventuais inadimplências do locatário.

Graças ao pagamento desse seguro o locador pode contar com maior garantia financeira e eliminar a necessidade de garantidores físicos.

Como o seguro fiança funciona?

Na hora de alugar um imóvel, o futuro inquilino pode contratar o seguro quando este for uma possibilidade de locação do imóvel de interesse.

Com esse contrato firmado, caso seja necessária a cobertura de qualquer inadimplência ou imprevisto, o dono do imóvel aciona a seguradora responsável para prestar a assistência necessária.

A maioria das seguradoras cobre os custos com aluguéis em atraso por um período de até 30 meses, sem isentar o inquilino de renegociar essa dívida posteriormente e se acertar com o proprietário do imóvel.

Ainda, algumas seguradoras possuem planos mais abrangentes e oferecem coberturas extras; são exemplos:

  • danos ao imóvel;
  • taxa de condomínio e IPTU;
  • multa prevista por quebra de contrato.

Quais as vantagens do seguro fiança?

Seguro fiança vantagens

Para que o contrato de aluguel seja firmado de forma benéfica para ambas as partes, esse seguro oferece uma série de vantagens, e desde a sua implementação em processos imobiliários tem facilitado a vida de muita gente.

Confira abaixo alguns dos motivos que tornam o seguro uma excelente opção:

Segurança financeira para o locador e locatário

Essa modalidade de aluguel é uma proteção sólida contra as eventuais inadimplências, minimizando os riscos financeiros que estão associados ao imóvel.

Assim, quando o inquilino passar por algum problema financeiro que resulte no atraso do aluguel, o locador não fica sem a sua renda advinda da locação.

Acaba com a necessidade de fiadores

Talvez a maior vantagem oferecida ao inquilino por esse modelo de locação é a dispensa por um fiador, que é a pessoa que arca com as despesas quando o inquilino, por algum motivo, não consegue manter o imóvel.

Sem a necessidade dessa terceira pessoa, o interessado na locação não precisa buscar por favores de familiares ou amigos na hora de alugar a casa ou apartamento.

Análise cadastral facilitada

Ainda, a contratação do seguro é um processo muito mais simplificado: pode ser feito até online!

Fica bem mais rápido e eficiente assinar o contrato de aluguel com esse tipo de análise, trazendo mais conveniência para ambas as partes e reduzindo burocracias.

Agiliza o processo e a locação

Com o processo feito de forma tão ágil, em poucas etapas o contrato pode ser assinado.

Assim, o inquilino não precisa esperar muito para se mudar, trazendo mais conforto nessa decisão tão importante.

Seguro fiança X Caução: quais as diferenças?

Ambas formas válidas de alugar um imóvel, tanto o seguro quanto a caução podem garantir a assinatura de um contrato de locação — mas eles não funcionam da mesma forma.

Como citamos, no seguro o locatário assume um compromisso com a seguradora responsável de transferir a responsabilidade financeira do imóvel em caso de inadimplência.

Já com a caução, o futuro inquilino faz um depósito de dinheiro antecipadamente, que é mantido pelo locador como garantia.

Depois de encerrado o contrato, e caso não haja nenhum tipo de pendência, o valor de caução é devolvido ao locatário integralmente.

Qual o valor do seguro fiança?

Seguro fiança valor

O valor a ser pago como seguro varia de acordo com o valor do aluguel do imóvel — e, para determinar esse montante, é realizado um cálculo de apólice.

Geralmente, esse resultado se baseia no valor de 1 a 3 aluguéis, gerando o que deve ser pago no período de um ano.

O pagamento do seguro costuma ser feito mensalmente pelo inquilino à seguradora, como parte das suas despesas mensais de aluguel.

Como contratar o seguro fiança?

Será necessário passar pelo crivo da análise de crédito da seguradora, a qual exige uma renda de, em média, quatro vezes o valor do aluguel do imóvel desejado. 

Isso pode atrapalhar o desejo de alugar uma casa ou apartamento: mas o lado positivo é que essa renda poderá ser composta por mais de uma pessoa que for morar na casa.

Realize o sonho da casa nova! Com o Viva Real, você escolhe entre milhares de opções em todo o Brasil: confira!

Saiba como locar um imóvel de forma facilitada no Viva Real!

Com o seguro fiança, o inquilino tem uma solução moderna e eficiente para alugar um imóvel, além de garantir um processo de locação seguro, simples e livre de preocupações financeiras.

Na hora de alugar o seu imóvel, faça uma busca no Viva Real: são milhares de opções em todo o país para você encontrar a melhor casa ou apartamento para chamar de lar! Confira nossos imóveis disponíveis.

Para mais dicas de aluguel, acesse o blog completo do Viva Real e fique sempre atualizado.