Imóvel novo, usado ou na planta – Vantagens e desvantagens

Imóvel novo, usado ou na planta – Vantagens e desvantagens

Viva Real Publicado em 04/06/2014
Tempo de leitura 4 min

Quem decide comprar um imóvel nos dias de hoje deve se preocupar com o tipo de propriedade que está negociando. Entre as principais ofertas no mercado atual estão os imóveis na planta, os imóveis novos e os imóveis usados. Cada uma destas categorias possui suas vantagens e suas desvantagens quando comparadas entre si, por isso elencamos aqui os principais pontos que você precisa levar em consideração antes de fechar um contrato de compra e escolher o imóvel ideal.

Imóvel na planta

O imóvel na planta é aquele que é negociado quando o empreendimento ainda está em fase de projeção. Entre as principais vantagens está o fato de que um imóvel na planta pode ser 100% negociado, diferente de um imóvel usado. Investir neste tipo de acordo também é uma opção que deve ser levada em consideração, pois o que você compra no papel pode valorizar até 20% após o término da construção.
Os imóveis na planta também são mais maleáveis, dependendo da incorporadora é possível alterar alguns formatos, construir uma sala diferente ou pedir por um terraço um pouco maior. Como o imóvel será entregue novo, você não terá que se preocupar com a manutenção elétrica, hidráulica ou qualquer outro tipo de reforma por um bom tempo.
Por outro lado, comprar na planta implica em assumir alguns riscos. Imprevistos podem acontecer e se algum deles atingir a incorporadora é possível que ocorram atrasos na entrega do empreendimento. Além disso, se a sua intenção é economizar, um imóvel antigo e usado pode ser uma solução mais acessível.
Outro risco que pode te surpreender é o fato de você não se apaixonar tanto pelo imóvel pronto quanto pelo que viu no projeto. Se você comprou para revender provavelmente isso não interferirá em nada, mas se a sua intenção era morar na casa nova isso pode se tornar um problema maior. Saiba mais sobre imóvel na planta aqui.

Imóvel novo

O imóvel novo é aquele que já está pronto, nunca foi habitado, provavelmente grande parte das opções que você encontrar disponível para compra será uma unidade de projetos recém construídos e em perfeito estado.
As principais vantagens de comprar um imóvel novo é saber exatamente o que vai adquirir, pois você poderá visitar o espaço e conhecer os ambientes antes de fechar o acordo. Geralmente é possível financiar 100% do valor, assim como acontece com o imóvel na planta. Por ser uma obra recente você também não precisará gastar com possíveis manutenções, a não ser que queira alterar algo que já esteja pronto.
O lado negativo de comprar um imóvel pronto é que quando comparado ao imóvel na planta ele vale cerca de 20% a mais e essa porcentagem cai sobre a venda. Você não conseguirá escolher o acabamento que será utilizado, se optar por um piso rebocado com outra coloração será necessário gastar um pouco mais pela alteração, tal como ocorrerá se você necessitar de algo específico, como acessórios de acessibilidade, por exemplo.

Imóvel usado

O imóvel usado é uma boa alternativa para quem procura algo de imediato, assim como as duas outras opções ele apresentará vantagens e desvantagens, é preciso analisar se estas características valerão a pena para você.
Um imóvel usado provavelmente foi construído em outra época do mercado imobiliário, portanto a metragem costuma ser maior e mesmo com construções em bom estado os preços poderão ser mais acessíveis, inclusive em bairros nos quais o valor de um empreendimento é mais alto. Este tipo de imóvel pode ter até 80% do seu valor financiado e se a sua intenção é investir, uma pequena reforma pode valorizar muito antes de passá-lo para frente.
Os pontos negativos de comprar um imóvel usado se caracterizam pelo valor do condomínio, que geralmente é maior que os valores cobrados atualmente no mercado, isto porque ao longo dos anos este preço sofreu reajustes para chegar à média atual.
Se o prédio for muito antigo, provavelmente não oferecerá algumas comodidades como gás encanado e sistemas de economia de água e energia elétrica. O lazer em prédios antigos não era uma prioridade, então se a sua intenção é morar em um condomínio com piscina, academia e diversas opções de entretenimento, talvez seja necessário disponibilizar um tempo para fazer uma pesquisa mais profunda.
Independente do tipo de imóvel que você escolher no final é importante saber que não há uma negociação que não exista vantagem, todas elas possuem pontos positivos e pontos negativos, tudo varia de acordo com a sua intenção na hora de comprar uma casa ou apartamento. A dica é analisar as opções e o retorno que você encontrará em determinada negociação, e tenha certeza que está fazendo a coisa certa antes de assinar um contrato.