Finanças do casal: saiba como organizar e controlar

Finanças do casal: saiba como organizar e controlar

Viva Real Publicado em 17/01/2017
Tempo de leitura 6 min

Quando se começa a viver em casal, inicia-se uma nova fase de aprendizado. Dentre as inúmeras novidades que rodeiam esse momento de duas pessoas que decidem viver juntas, há algumas responsabilidades que exigem planejamento e organização para serem concluídas sem surpresas. Umas delas diz respeito às finanças do casal: entre contas, parcelas e boletos, como organizar tudo para ter um controle maior dos gastos?
No post de hoje você vai conhecer algumas dicas para organizar e controlar os gastos do casal, ferramentas que podem te ajudar no dia a dia e hábitos que podem mudar a vida financeira para melhor. Se você tem vontade de aprender mais sobre planejamento financeiro e gostaria de economizar mais no final do mês, leia este post e comece agora mesmo a colocar ordem na conta bancária do casal.

Usem uma planilha

Essa dica é sempre válida, seja para quem mora sozinho, a dois, com uma família grande ou pequena. Ter uma planilha de gastos sempre atualizada é fundamental para descobrir onde vai aquele dinheiro que você achou que sobraria no final do mês. É importante que o casal anote todos os gastos, incluindo os fixos, como contas de energia, telefone, internet e também os gastos corriqueiros, desde as compras no mercado até o almoço e o cafezinho do final de semana.
Uma planilha bem feita e organizada é o primeiro passo para um planejamento eficiente, já que por meio dela, o casal consegue analisar com clareza onde pode cortar gastos, quanto poderá gastar no mês seguinte e quando é bom economizar.

Conversem sobre planos e economia

Muitas vezes, o tema dinheiro é um tabu para o casal, porém, é preciso falar sobre ele para alinhar expectativas e conquistar os sonhos de ambos. A conversa sobre finanças deve incluir os sonhos de cada um e as conquistas em comum dos dois. Por exemplo, fazer um procedimento estético, comprar um apartamento, um carro ou qualquer outro bem ou serviço que exija um investimento.
Quando ambos têm conhecimento dos planos do outro, fica mais fácil definir as prioridades e começar a planejar quanto é preciso economizar e em quanto tempo será possível realizar cada um dos sonhos do casal.

Estipulem valores

Todo mês, alguns gastos são inevitáveis, porém, é possível conseguir estimar qual a porcentagem do dinheiro vai para cada área, tendo assim um controle maior. Por exemplo, separe uma verba para o gasto com supermercado, outra para as contas fixas mensais e também uma parte para o divertimento, cinema, compras e viagens, de acordo com o que vocês podem gastar.

Procurem o equilíbrio

É sabido que a vida a dois exige paciência e aceitação em alguns momentos. Fatores culturais e de educação fazem as pessoas serem diferentes, o que significa que o casal pode ter princípios distintos também na hora de economizar.
Por isso, é importante entender o lado do outro e chegar a um fator comum, um ponto em que ambos concordem na hora de economizar, gastar e controlar. Esse equilíbrio é importante para manter a relação do casal saudável e para conseguir conquistar os objetivos dos dois sem que um precise ceder mais que o outro.

Separem uma caixinha para os sonhos

Vocês tem vontade de fazer uma viagem para fora do país, comer naquele restaurante badalado da cidade ou fazer qualquer atividade que exija um gasto maior? Esse pode ser o sonho do casal, seja ele pretendido a pequeno, médio ou longo prazo. Para isso, separem uma caixinha ou cofre e depositem mensalmente uma quantia acordada entre os dois.
Não deixe que essa quantia comprometa o orçamento, mas se esforcem para reservá-la e deposite todo mês. Dessa forma, vocês conseguem realizar sonhos sem precisar tirar nenhum valor alto de uma só vez da conta.

Comecem a pensar em investir

No Brasil, investir no mercado financeiro ainda causa um pouco de insegurança e medo em algumas pessoas. Porém, os juros conquistados em alguns investimentos são essenciais para multiplicar o patrimônio e conseguir viver de uma maneira mais confortável.
Para isso, pesquise com seu gerente do banco, pergunte sobre os investimentos, o que faz cada um deles ser rentável e a taxa de juros que podem render ao mês. Essa pode ser uma boa alternativa para o dinheiro que fica na conta e acaba sendo gasto com itens sem necessidade.

Use ferramentas a seu favor

A internet móvel facilitou muito a vida das pessoas e, no quesito controle financeiro, não foi diferente. Atualmente, existem muitos aplicativos disponíveis gratuitamente para ajudar você a controlar os gastos. Abaixo você confere alguns exemplos:

GuiaBolso

O GuiaBolso é uma planilha de controle doméstico fácil de usar e pode ser atrelada à sua conta bancária. Seguro, o aplicativo atualiza automaticamente assim que uma compra é detectada no cartão de crédito ou débito. Isso ajuda muito no caso de pessoas que não querem preencher manualmente ou acabam se esquecendo de colocar os gastos diários na planilha.
Ao ser atualizada, o aplicativo já contabiliza o débito em sua conta, mostrando o saldo atual e tornando mais fácil a visualização da sua situação financeira durante todo o mês.
O aplicativo está disponível para os sistemas Android e IOS.

Minhas economias

Esse app possibilita a elaboração de planilhas desde as mais simples até as mais avançadas, que permite que fazer lançamentos mesmo quando não há conexão à internet. O aplicativo também disponibiliza um vasto conteúdo sobre finanças pessoais para que você fique atualizado e consiga se organizar melhor mês a mês.
O aplicativo está disponível para os sistemas Android e IOS.

Renda fixa

Essa é uma opção para quem deseja seguir nossas dicas e investir. O aplicativo Renda Fixa ajuda você a encontrar e entender um pouco mais sobre investimentos, ajudando na pesquisa de taxas, tipos de investimento e vencimentos, em diferentes corretoras. Além disso, você pode consultar especialistas no próprio aplicativo através do chat online.
O aplicativo está disponível para os sistemas Android e IOS.
Organizar e planejar pode exigir um tempo diário para colocar todos os gastos em ordem e listá-los em uma planilha. Porém, a tecnologia permite que você possa fazer isso de uma maneira mais rápida e, de qualquer forma, deixando tudo anotado, fica mais fácil de controlar as finanças do casal e conseguir poupar para realizar sonhos futuros e manter uma reserva de emergência.
E então? Gostou das nossas dicas de hoje para ajudar o casal com a organização das finanças? Siga-nos no Facebook  e encontre sempre conteúdos como este!