Como organizar sapatos com pouco espaço e criatividade

Por Vanelly Ferreira
30/03/2016 @ 21:25

O tamanho dos imóveis é cada vez menor. É claro que isso não é uma regra, mas basta visitar casas e apartamentos mais antigos para comprovar como eles estão reduzidos. Isso impacta, inclusive, os locais para armazenamento nos cômodos, como os guarda-roupas por exemplo. Consequentemente, sempre fica a dúvida: como organizar sapatos, roupas e pertences em lugares tão pequenos?

A tarefa exige muita criatividade, mas contar com algumas ideias que funcionaram para outras pessoas é sempre uma boa opção. Selecionamos as mais interessantes para te dar aquela mãozinha e acabar de vez com o problema dos sapatos desorganizados!

Utilize organizadores embaixo da cama

Aproveitar espaços inutilizados na casa é uma excelente ideia. Embaixo da cama, por exemplo, é possível armazenar os sapatos nas próprias caixas ou utilizar caixas de papelão maiores para guarda vários itens. Neste caso, não deixe de utilizar sacos protetores para evitar atrito ou que uns sujem os outros.

Para quem está disposto a manter a organização dos pares mais visual facilitando a escolha do item, a dica é comprar alguns organizadores desenvolvidos para essa finalidade. Eles possuem divisórias que permitem alojar cada par de sapato separado do outro. Além disso, tem como característica a transparência (geralmente um plástico), que facilita a visualização dos sapatos e evita o acúmulo de poeira.

Este modelo apenas não é funcionará para quem utiliza as camas de modelo box, pois o espaço debaixo das rodinhas não é suficiente para comportar o organizador.

Considere opções de sapateiras avulsas

Há diversos modelos de sapateiras no mercado que ficam camufladas como armários convencionais. Você pode escolher modelos em madeira ou plástico e ainda optar pela cor da peça. Esta opção tende a favorecer também outros itens que ocupam espaço e podem ficar deslocados em casa.

Você pode utilizar a parte superior da sapateira, por exemplo, para organizar livros ou itens de decoração. Unir o útil ao agradável é sempre uma boa opção, não é verdade?

Como organizar sapatos pendurados no guarda-roupas

Parece inusitado, mas o guarda-roupas possui outras opções além do espaço dedicados exclusivamente aos sapatos. Se você está se indagando sobre como organizar sapatos pendurados, a resposta é simples: com organizadores.

Nestes modelos, um cabide acompanha a estrutura do material. Por isso é permitido mantê-los organizados verticalmente. Este tipo de material é interessante pois ocupa realmente pouco espaço quando comparado à quantidade de pares que comporta. Vale considerar a opção!

Pendure os pares atrás da porta

Assim como a parte de baixo de baixo da cama, geralmente as portas também não recebem outra utilidade que não a sua principal. Bem, não recebia! É preciso aproveitar a oportunidade de espaços. Por isso, hoje é possível encontrar modelos de organizadores para colocar atrás da porta do seu quarto, por exemplo. A melhor parte é que estes itens são de pendurar. Dessa forma não é necessário danificar o material nem fazer bagunça com furadeiras!

Utilize nichos organizadores para dar um toque moderno

Sabe aqueles nichos organizadores de parede muito utilizados para decoração? Pois eles podem servir como sapateiras e ainda dar um ar de modernidade à decoração da casa. Para isso eles não podem estar pendurados na parede. Porém, a vantagem é que você poderá empilhar quantos e da forma que quiser, compondo o ambiente. Só não se esqueça de escolher os seus pares de sapatos mais bonitos para ficar a mostra, combinado?

Se nada der certo, o método de tirar os sapatos antes de entrar na casa ajuda

Se você tem muitos pares ou quase nenhum espaço e não sabe mais como organizar sapatos nesta situação, mas também não quer se desfazer deles, esta dica deve mesmo ser considerada. É comum irmos a locais que não permitem a entrada com sapatos vermos um volume um pouco maior de sapatos que o convencional. Bem, é claro que você não deve deixar 20 pares na entrada, mas talvez os 3 mais utilizados caibam discretamente ali – mesmo com as visitas. Afinal, elas também precisão tirar os delas!

Além de ganhar um espacinho no sapateiro, você ainda ajuda a deixar a casa mais limpa. Não é legal?

Gostou das nossas dicas? Se você testou e aprovou alguma outra ideia sobre como organizar sapatos mesmo com pouco espaço em casa, aproveite o espaço abaixo, compartilhe-a e ajude outras pessoas também!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Todos os comentários estão sujeitos a aprovação, para evitar que qualquer conteúdo impróprio, ilegal ou ofensivo seja publicado. O preenchimento do Nome e E-mail são obrigatórios.