Como escolher o home theater ideal para sala

Para ter uma experiência cinematográfica, o home theater adequado vai depender do tamanho do ambiente e da televisão. Veja qual é o melhor para sua casa!

Por Jaime Mitchell
10/10/2016 @ 11:54

Tela grande e pipoca. Um carro persegue o outro, um monstro surge do nada, uma música romântica embala o beijo de um casal. O barulho começa nas caixas de som que estão atrás da poltrona, depois passam para frente e por fim envolve a sala inteira. Essa situação é típica da sala de cinema, mas também acontece na sala de casa. Para isso é preciso escolher o home theater ideal, que vai reproduzir a sensação das telonas no conforto do sofá.

No cinema as diversas caixas de som tentam envolver o espectador no filme com a intenção de passar um realismo maior. Assim como no cinema, o home theater tem a mesma função. O aparelho é composto por diversas caixas de som que, distribuídas corretamente na sala, tornam a experiência de ver um filme mais prazerosa.

Home theater: o que ter em mente na hora da compra

Existem diferentes tipos de aparelhos. As variações vão desde a quantidade de caixas de som até o tipo de áudio que é emitido por elas. Para escolher o aparelho ideal é preciso levar em consideração as características de cada um e o espaço disposto em casa. Não adianta comprar um home theater com diversas caixas se elas não vão caber na sua sala na hora da instalação.

Outro fator que é uma influência na hora de comprar o aparelho é a televisão. Para simular uma sala de cinema em casa é preciso de uma tela grande. Uma TV com no mínimo 29 polegadas já causa um efeito melhor. É importante também avaliar todas as entradas da televisão para instalação do home theater. Com tudo isso em mente é hora de pesquisar qual modelo comprar para sala.

Tipos de home theater

É comum ver na descrição dos modelos  de home theater números como 5.1 e 7.1. O que eles significam? Os números antes do ponto se referem  à quantidade de caixas de som que vem com o produto. Ou seja, um home theater 5.1 terá cinco caixas. Já o número 1 após o ponto é relacionado a quantidade de caixas subwoofer, responsável pelas frequências graves. As outras cinco reproduzem os sons agudos e médios.

Posicionar duas caixas atrás do sofá, uma à esquerda e outra à direita, duas perto da TV, uma de cada lado também, e a quinta junto ao subwoofer abaixo da televisão é a disposição ideal para que os efeitos de som sejam realistas. Durante um filme, por exemplo, se um carro estiver entrando em cena, o som começará nas caixas de trás e passará para as que estão na frente.

Home theater instalado na salaA diferença do home theater 5.1 para o 7.1 não é apenas a quantidade de caixas a mais. Antes de comprar um modelo 7.1 é preciso checar sua compatibilidade com os aparelhos aos quais ele será conectado. Alguns filmes blue-rays, por exemplo, conseguem reproduzir os sete canais de áudio. Com espaço grande e aparelhos com entrada para o home theater 7.1, a experiência fica muito mais próxima da que o cinema promove.

Organização em casa

Não adianta comprar o modelo com mais caixas se a sala for pequena. Da mesma forma que deixar uma caixa muito longe da outra se o ambiente for grande deixará de proporcionar uma experiência mais próxima a da oferecida pelo cinema. O cuidado necessário é semelhante ao que se tem na hora de escolher o tamanho da televisão. Uma TV pequena longe dos olhos força a visão e uma grande próxima a cansa logo.

Alguns modelos de home theater permitem regular a altura da caixa de som. Para que os efeitos sejam melhores, a dica é deixar as caixas na altura dos ouvidos de uma pessoa sentada no sofá. Além do tamanho, outro detalhe importante são os fios. Existem no mercado aparelhos home theater wireless. Esse modelo evita que vários fios fiquem espalhados pela sala.

Caso o home theater escolhido tenha fios, é necessário prestar atenção em como ele será posicionado na sala, para não acontecer acidentes. Geralmente os aparelhos vêm com fios compridos que são reguláveis, ou seja, eles se adaptam a diferentes ambientes. O tamanho da sala e o tipo de televisão também definirão se o investimento será em um tipo 5.1 ou 7.1.

E você, tem um home theater em casa? Como ficou sua sala? Está pensando em comprar um? Conte para a gente nos comentários!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Todos os comentários estão sujeitos a aprovação, para evitar que qualquer conteúdo impróprio, ilegal ou ofensivo seja publicado. O preenchimento do Nome e E-mail são obrigatórios.