Apartamento ou casa? Conheça vantagens e desvantagens de cada um

Saiba se o seu tipo de imóvel ideal é apartamento ou casa e qual dessas opções combina mais com o seu estilo de vida para ter a escolha certa!

11/11/2016 @ 9:41

Um dos questionamentos mais comuns de quem pretende investir no setor imobiliário é a decisão sobre qual o tipo de propriedade é melhor para se viver. Apartamento ou casa, certamente, possuem seus problemas e benefícios, mas cada qual agrada a um perfil determinado de morador.

Se você também está com essa dúvida, leia atentamente o conteúdo a seguir. Nesse artigo, explanaremos sobre as maiores vantagens e desvantagens das duas alternativas.

Aparatamento ou casa

Vantagens do apartamento

Mais segurança

Certamente, uma das grandes vantagens de morar em apartamento é que esse tipo de imóvel conta com toda a estrutura de segurança do prédio ou do condomínio. Isso quer dizer que os moradores não serão importunados por vendedores, nem pessoas estranhas poderão circular livremente pelas áreas internas.

Há, geralmente, controle de entrada e saída nas portarias, câmeras de monitoramento e funcionários treinados para evitar qualquer situação de perigo ou risco aos habitantes.

Maior praticidade

Muitas pessoas resolvem sua dúvida entre apartamento ou casa quando pensam na praticidade. Estar em um edifício é, certamente, muito mais fácil, especialmente para jovens profissionais que estão em busca do primeiro imóvel.

Os prédios contam com profissionais exclusivos para cuidar das áreas comuns e até para resolver eventuais problemas elétricos ou hidráulicos. Além disso, a metragem das unidades costuma ser menor, o que traz mais facilidade em termos de limpeza e de manutenção.

Desvantagens do apartamento

Excesso de regras

O excesso de regras é uma grande desvantagem de quem mora em um apartamento. Todo prédio ou condomínio tem um estatuto, com normas e regulações que devem ser seguidas por todos os moradores. Para quem gosta de liberdade e não se adapta a certos tipos de convenções, isso pode ser um problema.

Poluição sonora

É inegável que os prédios produzem muito mais barulho do que casas. Especialmente por conta da presença de crianças e da existência de playgrounds, o barulho pode ser muito irritante. Dependendo do tipo de construção, até estalidos de salto alto do andar de cima podem ser bastante desconfortáveis.

Vantagens da casa

Liberdade pessoal

Uma das vantagens de comprar uma casa própria é a grande liberdade pessoal. Você pode fazer o que bem entender, afinal, não é preciso dar satisfação para ninguém. É possível investir em reformas, mudanças estruturais ou até mesmo construir um cômodo extra.

Além disso, esse tipo de moradia permite um maior espaço para criar plantas ou ter animais de estimação, caso isso seja importante para você.

Tranquilidade

A ausência de vizinhos tão próximos faz com que você tenha muito mais tranquilidade vivendo em uma casa do que em um apartamento. A sensação de privacidade é muito maior e você pode curtir o seu quintal, ligar o som bem alto ou receber amigos e parentes sem se preocupar em criar confusão com os outros moradores.

Desvantagens da casa

Custos elevados

Uma das desvantagens de uma casa é que é uma propriedade com custos mais elevados. Isso ocorre desde o momento da compra, mas a manutenção também não costuma ser barata. Nos edifícios, há um rateio entre todas as unidades para a conservação das áreas comuns. Na casa, se algo der errado, o prejuízo é só do proprietário.

Riscos elevados

A casa também apresenta riscos mais elevados de assaltos ou furtos. Especialmente para quem gosta de viajar ou passar o final de semana fora, meliantes podem facilmente observar essa rotina e programar um crime.

Outro ponto é que, se você desejar colocar portões eletrônicos ou câmeras de vigilância, o custo de instalação e de manutenção será só seu.

E agora, já decidiu entre apartamento ou casa? Preparado para comprar o seu? Então, confira também esse artigo sobre o que é necessário para financiar um imóvel!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Todos os comentários estão sujeitos a aprovação, para evitar que qualquer conteúdo impróprio, ilegal ou ofensivo seja publicado. O preenchimento do Nome e E-mail são obrigatórios.